Toyota Etios 2013: se o design não agrada, mecânica é nota 10

Toyota Etios 2013: se o design não agrada, mecânica é nota 10

maio 17, 2013 Off Por Fernando Naccari

Se o visual não é o ponto forte do Toyota Etios 2013, modelo possui ótima suspensão, anda bem e mecânica sem problemas recorrentes.

Podemos definir o Etios como um veículo que tem tudo para ser um dos melhores do mercado, mas foi deixado de lado pelos consumidores pelo seu design polêmico. 

Tão charmoso quanto um Renault Logan de primeira geração, o Toyota Etios não teve o sucesso esperado, já que os consumidores preferem o carro mais bonitinho, o mais esportivo, o “mais jovem”, e não o melhor. 

Sabemos que isso infelizmente acontece: preferimos muitas vezes ter o carro que nossos amigos e vizinhos vão invejar do que aquele que realmente nos será útil.

O Etios entra nesta faixa. Confesso também que antes de testar o Etios eu tinha a mesma ideia e pensava: “nossa, a Toyota fez um carro tão feio pra quê?”.

Foi então que entrei no carro, e me deparei com o tal painel de instrumentos centralizado, o tão reclamado, o tão criticado… mas sinceramente, nunca ouvi este nível de reclamação no Xsara Picasso antigo, que tinha o mesmo tipo de disposição interna… bem, não vamos entrar nesse mérito.

No console central há os comandos do ar condicionado e rádio. Acima, vemos o painel de instrumentos centralizado
Qualidade do veículo compensa o design tão reclamado
Porta luvas abre ao redor do difusor de ar lateral… no mínimo diferente
Em detalhe, vemos os marcadores de velocidade e rpm do modelo

Considerando que o Etios é um veículo de entrada da Toyota e está disputando mercado com outros modelos considerados “populares”, como o Fiat Palio, VW Gol, Hyundai HB20 e outros, posso dizer que o Etios é um pouco mais simples que seus concorrentes. Defino simplicidade referente ao tipo de material utilizado, pois há excesso de plásticos internos e a textura destes não são das mais agradáveis. Neste ponto, a Toyota pode caprichar um pouquinho que nao fará mal a ninguém.

Sou do tipo de pessoa que muitas vezes prefere o design interior do veículo do que o exterior, afinal, passo muito mais tempo do lado de dentro do que de fora, portanto, o “cockpit” tem que me agradar.

No console onde fica posicionado o freio de estacionamento há também um discreto porta copos

Quando dei partida no motor, engatei a primeira marcha e saí, fui tomado por uma sensação totalmente diferente. Esqueci as torcidas de nariz para o design e interior simples e se eu pudesse fechar os olhos naquele momento eu poderia dizer que estava a bordo de um Corolla.

Comando de travamento das portas e dos vidros, apesar de simples, são de fácil acesso

Seguindo na sequência das “boas sensações”, fiquei surpreso com o desempenho do motor. Testei um Etios XLS 1.5 16V que possui 92/96 cv (etanol/gasolina) de potência a 5.600 rpm e um bom torque de 13,9 kgfm já aos 3.100rpm.

Sim, não é exagero algum. A suspensão do Etios é muito bem acertada para as nossas “vias lunares” e possui o equilíbrio entre rigidez e maciez necessários para oferecer ao condutor uma condução segura e confortável.

Apesar de possuir uma tocada leve em baixas rotações, quando solicitamos “um pouco mais” do motor a resposta é imediata. O escalonamento das marchas também é ótimo, não tendo a incômoda primeira marcha super curta, como estamos acostumados a ver nos demais populares. a troca de marchas também é suave e bem precisa, assim como ocorre nos outros modelos da marca japonesa, muito semelhante inclusive ao Corolla.

O sistema de ar condicionado também é bem eficiente, resfriando a cabine do veículo rapidamente e oferecendo um controle facilitado e intuitivo. Tudo isso controlado pelo compressor da imagem abaixo. O fluido refrigerante utilizado é o R-134a

Detalhes Técnicos do Toyota Etios 2013

Como a convivência com um veículo não é de tudo flores, vocês poderão acompanhar em nosso site uma avaliação mais completa dos carros, deixando um pouco a superficialidade que uma impressão em dirigir os veículos pode deixar e aprofundarmos um pouco em detalhes técnicos, como por exemplo, tecnologia empregada na suspensão, manutenção, qualidade dos materiais, acesso a troca de correias e etc., por exemplo.


Neste Etios tivemos a oportunidade de conferir alguns detalhes que geralmente ficam ocultos aos olhos dos consumidores, mas que com certeza podem lhe auxiliar no momento de escolher o seu novo carro. Vamos a eles.

Motor do Toyota Etios 2013

O espaço para trabalhar é um dos pontos fortes do Toyota Etios 2013. Manutenções corriqueiras como troca de filtros é bem facilitada. Um dos pontos fortes deste motor no quesito reparação é a utilização de corrente de comando ao invés de correia dentada. Isto na prática assegura uma vida útil do motor prolongada e aumenta consideravelmente o tempo de manutenção do item, que na verdade, se forem respeitadas as trocas de óleo na especificação correta e no período estipulado, tornam o item praticamente livre de manutenção.

Reservatório do líquido de arrefecimento é acoplado ao agregado do radiador

Outros item como Sonda Lambda e sensores em geral, possuem fácil acesso e não requerem grandes intervenções por parte do mecânico para as manutenções quando necessárias.

Câmbio do Etios 2013

Como já dissemos, este câmbio possui como característica trocas de marchas extremamente precisas e suaves, podemos compará-la no segmento de populares ao que encontramos no VW Gol, mas com melhor escalonamento em baixas rotações. A mesma utiliza de um contrapeso no conjunto de transmissão que, segundo a Toyota, ajuda a equilibrar o conjunto. O sistema ainda conta com embreagem com acionamento à cabo com caixa seca.

 Itens de Segurança do Etios

Assim como ocorrem nos mais novos modelos do mercado, o sistema de freio ABS é associado ao EBD, através da utilização dos mesmos sensores, o que diminui o tamanho dos componentes e o espaço necessário para inseri-los no conjunto. Do ponto de vista da manutenção, isso também facilita muito!

Detalhe do reservatório de fluido de freio
Detalhe do conector cinza central do sensor ABS/EBD

Suspensão do Toyota Etios hatch

O modelo conta com a suspensão dianteira do tipo McPherson adicionada a uma barra estabilizadora rígida. Os pistões dos amortecedores utilizam válvulas de controle linear com controle linear do tipo “multicamadas”, o que na prática permitirá o amortecimento linear com ótima reação.

Na traseira o sistema utilizado é do tipo eixo de torção, permitindo estabilidade nas retas e curvas. Junto ao sistema, a bucha do suporte do eixo traseiro usa um calço corretor, assim, aumenta o conforto de rodagem, estabilidade e controle do veículo. Nesta ainda há barra estabilizadora. Assim como nos dianteiros, os amortecedores traseiros também são do tipo multicamadas.

Todas as informações abaixo descritas foram retiradas do Manual de Uso e Manutenção fornecido pela Toyota juntamente com o Etios 2013.

·             Combustível

Tipo de combustível
Tanque: etanol/gasolina;
Partida a frio: gasolina sem chumbo
Octanagem
94 ou superior
Capacidade do Reservatório de Combustível
45 L
Capacidade do Reservatório Secundário
0,5 L

·             Sistema de Lubrificação

Capacidade de Óleo (Drenagem e reabastecimento – referência)
Com Filtro
2,9 L
Sem Filtro
2,6 L

·                 Especificação do óleo do motor

Classificação do óleo
Origem
Classificação API
Aplicação (motor)
10W30
Mineral
SL, SM, SN OU ILSAC
Flex/Gasolina
15W40
Diesel
10W40
Semissintético
Flex/Gasolina/Diesel
5W30

·               Sistema de arrefecimento

Capacidade (Referência)
4,8 L
Tipo de Fluido de Arrefecimento
Toyota Super Long Life Coolant (Não usar somente água)

·               Sistema de Ignição

Vela de Ignição (original do modelo)
Fabricação
DENSO FK20HR8-G
Folga
0,8 mm

A Toyota recomenda a utilização de somente velas de ignição de irídio. Outra indicação é que ao regular o motor, não deve ser ajustada a folga das mesmas.

·              Sistema Elétrico

Bateria
Valor da gravidade específica a 20ºC
1,250 – 1,290 Totalmente carregada
1,160 – 1,200 Parcialmente carregada
1,060 – 1,100 Descarregada
Taxas de carga
Carga rápida
15A máx.
Carga lenta
5A máx.

·             Transmissão manual

Capacidade de óleo para a engrenagem (referência)
1,8 L
Tipo de óleo para engrenagem
“Óleo para transmissão manual genuíno Toyota LV”
Classificação API recomendada
GL-4
Viscosidade recomendada
75W

·             Freios

Folga do pedal
Sem ABS
Mínimo 71mm
Com ABS
Mínimo 82mm
Folga livre do pedal
1,6mm
Curso da alavanca do freio de estacionamento
6 – 9 “clicks”
Tipo de fluido
SAE J1703 0u FMVSS No. 116 DOT 3

A folga mínima descrita acima é dada quando o pedal é acionado no centro com uma força de 196N (20kgf, 44 lbf) durante o funcionamento do motor.

·              Direção

Folga Livre
Abaixo de 30mm

Dados importantes para a inspeção veicular ambiental no quesito “Ruído”.

LIMITES MÁXIMOS DE RUÍDO NA CONDIÇÃO PARADO PARA FISCALIZAÇÃO

Modelo
Motor (Combustível)
Velocidade angular do motor para teste (rpm)
Limite de ruído para fiscalização [db(A)]
Etios 1.3 5M/T
1NR-FBE (flex)
4.200
82,1
Etios 1.5 5M/T
2NR-FBE (flex)
4.200
82,3

Vale a pena comprar o Etios 2013?

Se deixarmos de lado o aspecto visual que, convenhamos, não é o ponto forte do Etios, com certeza após um test-drive, você mudará de opinião radicalmente sobre o modelo.

Econômico, pois atingiu a média de consumo com etanol de 9,3 km/l em nossos testes (considerando circuito misto estrada/cidade sempre com ar condicionado ligado), confortável (assemelhando-se a um Corolla), e de manutenção simples, porque não dar uma chance para o Etios? Sim, talvez você se torne alvo dos seus vizinhos e parentes, mas convide-os para uma voltinha que, com certeza, a opinião deles também irão mudar.