Novo VW Golf R tem 320 cv e faz de 0-100 km/h em 4,7 segundos

Novo VW Golf R tem 320 cv e faz de 0-100 km/h em 4,7 segundos

novembro 9, 2020 Off Por Fernando Naccari

Novo VW Golf R se torna o mais rápido Golf já produzido em toda a história e deixa também esportivo GTI no chinelo

Se você achava que o Golf GTI era a versão mais envenenada do hatch, a Volkswagen mostrou que não há limites quando se trata de Golf. Assim, os alemães apresentaram o Novo VW Golf R com nada menos do que 320 cv, 42,8 kgfm de torque, tração integral, e capacidade de cumprir os 0 a 100 km/h em meros 4,7 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 250 km/h.

Para se ter um comparativo, o novo hot hatch deixa a versão GTI (245 cv) e a limitada Clubsport (310 cv) no chinelo. Sem qualquer previsão de pintar no Brasil, o esportivo concorre diretamente com outros hot hatches de respeito, como o francês Renault Megane RS Trophy e com os também alemães Mercedes-AMG A 35 e BMW 128ti.

O veneno do Golf R

Ao contrário do que você possa imaginar, o powertrain do Golf R não é novo, mas sim o mesmo quatro cilindros 2.0 TSI que equipa o GTI, mas recalibrado para alcançar esses números. O modelo será comercializado com duas opções de câmbio no mercado europeu, um manual de seis marchas e o já conhecido DSG (dupla embreagem) de sete marchas.

O sistema de tração escolhido é o 4Motion que é capaz de dividir o torque de 42,8 kgfm para cada eixo, dependendo da demanda, e também equalizá-lo para cada roda traseira, enviando até 100% para a roda do lado de fora da curva quando o modo Drift estiver acionado.

Outra mudança aplicada está na suspensão, que está 2 cm mais baixa e têm molas 10% mais rígidas do que as usadas no modelo anterior. Segundo divulgado pela marca, o Novo VW Golf R, que foi testado em Nürburgring Nordschleife, conseguiu ser 17 segundos mais rápido do que na geração anterior.

O Visual do Golf R

Com enormes entradas de ar nos para-choques, que sã novos, o Golf R tem ainda novas saias laterais, um novo spoiler de teto, quatro saídas de escapamento, rodas de 19 polegadas e um difusor no para-choque traseiro. Com isso, não há como confundir a versão R e a versão GTI nas ruas.

Além disso, por dentro, o GTI abusa dos detalhes em vermelho, enquanto o Novo Golf R usa grafias em azul nas costuras do banco e no painel de instrumentos. O volante multifuncional vem com o novo logo da Volkswagen. Destaque também para a nova central multimídia de 10,2″ e para a alavanca de câmbio minimalista.