Pelo preço de Kwid e Onix, usuários pesquisam carros usados na Internet

Pelo preço de Kwid e Onix, usuários pesquisam carros usados na Internet

outubro 10, 2019 Off Por Fernando Naccari

Levantamento realizado pelo Mercado Livre revela o hábito de pesquisa dos consumidores em determinadas faixas de preço

O Mercado Livre revelou dados sobre o hábito de pesquisa do consumidor brasileiro na categoria “veículos” de sua plataforma.

Segundo o divulgado pela gigante do e-commerce, os veículos mais buscados (entre janeiro e setembro) foram o Honda Civic, Volkswagen Gol, Toyota Corolla e Chevrolet S10. Completam a lista a Ford Ranger, o Volkswagen Golf, o Fiat Palio, a Volkswagen Saveiro e a Mitsubishi L200. Os números, no entanto, não quantificaram a porcentagem das buscas.

Além disso, a mesma pesquisa revelou quais os veículos mais buscados de acordo com as faixas de preço. Os valores revelados estão em dólar, mas convertemos para reais para que seja possível contextualizar:

Faixa de Preço mais buscada – valores em dólar (conversão em reais)

  • Volkswagen Gol – $ 2.000 (R$ 8.215,40) – $ 3.000 (R$ 12.323,10);
  • Fiat Palio – $ 4.000 (R$ 16.430,80) – $ 5.000 (R$ 20.538,50);
  • Toyota Corolla / Volkswagen Saveiro / Volkswagen Golf / Honda Civic / Ford Ranger – $ 6.000 (R$ 24.646,20) – $ 9.000 (R$ 36.969,30);
  • Chevrolet S10 – $ 10.000 (R$ 41.077,00) – $ 11.000 (R$ 45.184,70)
  • Mitsubishi L200 – $ 12.000 (R$ 49.292,40) – $ 13.000 (R$ 53.400,10)
  • Toyota Hilux – $ 16.000 (R$ 65.723,20) – $ 19.000 (R$ 97.8046,30)

Segundo os dados acima, pela faixa de preço de venda do Renault Kwid zero-km, ou seja, de R$ 33.990 da versão Life para os R$ 44.990 da versão Outsider, o brasileiro busca no Mercado Livre veículos de segmento completamente diferentes, como Toyota Corolla, Volkswagen Saveiro, Volkswagen Golf, Honda Civic, Ford Ranger e Chevrolet S10.

Já na faixa de preço do veículo mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix (R$ 49.990 a 69.990), o público pesquisou veículos como Mitsubishi L200 e Toyota Hilux.

Embora este estudo não aponte diretamente que a pesquisa seja revertida em vendas de veículos usados, ela revela que o consumidor demonstra interesse na aquisição de veículos usados em detrimento de modelos zero-km da mesma faixa de preço.

Isso ocorre, principalmente, pela maior gama de opções e, invariavelmente, a possibilidade de adquirir modelos de qualidade e segmentos diferenciados, como as picapes que aparecem na lista.

Fonte: Mercado Livre/ unidade de Classificados