Garagem de Clássicos: VW Fusca 1300 L 1976

Garagem de Clássicos: VW Fusca 1300 L 1976

outubro 14, 2019 Off Por Fernando Naccari

Contamos um pouco da história de uma unidade placa preta que faz sucesso no Instagram, o @volks.baby

Falar que o Volkswagen Fusca é um dos carros mais amados do mundo, é chover no molhado. Ele faz e fez sucesso em quase todos os países e saiu em tantas versões diferentes que se torna quase impossível elencar todas elas.

Mas falar em uma “Garagem de Clássicos” – matéria que estreou em nosso site com um Chevrolet Monza Classic SE 1990, o último antes de mudar de visual para os anos 90 – sem ter um Fusca como protagonista seria uma heresia.

Assim, o nosso personagem da vez é um belíssimo Volkswagen Fusca 1300 L 1976, modelo que faz sucesso no Instagram juntamente com sua carismática proprietária. Cleide e o volk.baby reúnem uma comunidade de quase 30 mil seguidores na plataforma e que, curiosamente, reúne cada vez mais proprietárias contando suas histórias à bordo do besouro mais amado do mundo.

As mudanças do Fusca 1976

Antes de falar da história do “Baby”, é necessário comentar sobre o que o Fusca 1300 L 1976 tem de especial em relação às demais versões.

O primeiro destaque é que, neste ano, o modelo passou a sair de fábrica com farol de lente plana, fixada por um parafuso, pedal do acelerador em plástico e lanterna bicolor traseira.

Por dentro, a versão L saía de fábrica com bancos em courvin preto ou marrom, painel de instrumentos com fundo preto, ponteiro branco e botões fluorescentes, fato que auxiliava no uso noturno. Outra mudança foi no caráter de segurança: o Fusca 1976 ganhou uma nova coluna de direção que, em caso de acidente, não se rompia e perfurava o corpo do motorista (!).

Na parte mecânica, o modelo passou a sair de fábrica com novo carburador Solex H30 PIC de giclês menores, tudo para priorizar a economia de combustível.

Outras mudanças foram: retrovisor metálico apenas no lado do motorista, para-choque em lâmina de aço única cromada, rodas de aço com calota de plástico preta, friso lateral metálico, logo 1300 L na tampa traseira, volante com estria fina e rádio AM/FM Motorola.

O Baby

Como um autêntico 1300 L 1976, o Baby tem todos estes itens, mas ganhou alguns mimos da dona, como o rádio de época, persiana no vidro traseiro, pneus nas medidas originais e rack de teto.

Segundo Cleide, o carro já está do jeito que ela sonhava (embora ela pesquisasse anteriormente a compra de uma unidade verde…), mas se for elencar as necessidades do Baby, só lhe falta as manivelas dos vidros com acabamento cromado e a moldura do rádio. No mais, ele já está perfeito!

Quer saber mais, assista abaixo a entrevista completa com mais detalhes do @volks.baby

Ficha Técnica Volkswagen Fusca 1300 L 1976

  • Motor: VW 1300 Refrigerado a ar
  • Carburador: Solex H30 PIC
  • Câmbio: manual de 4 marchas
  • Peso estimado: 780 kg
  • Potência estimada: 45 cv
  • Velocidade máxima (informada à época): 117 km/h
  • Consumo de combustível estimado (gasolina): 9,3 km/l (cidade) / 13 km/l (estrada)