Renault Duster recebe “um tapa no visual” para continuar mordendo uma fatia no mercado de SUVs
abril 1, 2015O ano de 2015 anda bastante agitado quando o assunto é um novo lançamento. Neste mercado, o mais agitado até então, é o de SUVs. De janeiro para cá muitas novidades chegaram para o consumidor, à se destacar os recentes Jeep Renegade e Honda HR-V, lembrando que, dentro de alguns dias, a JAC Motors promete lançar oficialmente o T6.
Vendo este ‘boom’ de novidades, a Renault se mexeu e anunciou a reestilização do Duster, agora vendido como modelo 2016. Ao contrário das outras novidades, o SUV da Renault não é totalmente novo, muito pelo contrário, recebeu algumas melhorias estéticas para deixá-lo com visual mais atrativo e não tão atrasado perante a forte concorrência que hoje não se resume somente à Ford EcoSport.
Neste pacote de novidades, destacam-se novos para-choques dianteiro e traseiro, novo rack de teto, rodas e faróis dianteiros e traseiros redesenhados e, na traseira, conta com tecnologia LED. No interior, o Duster traz agora melhoria nos materiais de painel e bancos, novo acabamento na região central do painel e instrumentos com nova iluminação.
O Duster conta agora com o MEDIA NAV Evolution que, segundo a montadora, traz informações do trânsito em tempo real e possibilidade de acessar mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone. Além destas novidades, o sistema traz informações de temperatura externa, Eco-Coaching e o Eco-Scoring (funções que auxiliam o motorista a conduzir de maneira mais eficiente).
O lançamento traz ainda piloto automático com limitador e controlador de velocidade e vidro com acionamento elétrico na traseira na versão Dynamique. Como itens de série, o SUV inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções, abertura interna do tanque de combustível e novo volante ergonômico.
Mecanicamente, o Duster também recebeu melhorias. O motor 2.0 16V ganhou 6cv de potência e agora tem 148cv a 5.750rpm quando abastecido com etanol e 143cv a 5.750rpm quando abastecido com gasolina. Além disso, houve ganho de 1kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250rpm quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina.
O motor 1.6 16V também apresentou evolução: ganho de 1,0 kgfm de torque, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com etanol, e ganho de 0,6 kgfm, passando para 14,1 kgfm de torque à mesma rotação quando abastecido com gasolina. Com isso, os motores do Duster receberam nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro em todas as versões com câmbio manual, inclusive a 4×4.
E para ajudar ainda mais na eficiência, o Novo Duster 2016 é equipado com a função EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel. Quando acionada, a função limita a potência e o torque do motor, e reduz a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.
Com estes detalhes, o Novo Duster 2016 é oferecido em cinco versões, duas motorizações duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 com câmbio automático e Dynamique 2.0 16V 4×4 com câmbio manual. Abaixo, os principais itens de série de cada versão:
- Expression 1.6 16V câmbio manual: airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis máscara negra, brake light, rodas aro 16 polegadas de ferro com design standart, retrovisores na cor preta, para-choques bicolores, rádio CD MP3 double DIN + USB + Bluetooth, rodas aro 16 polegadas de aço, vidros elétricos, alarme perimétrico, assento do condutor com regulagem de altura, barras no teto. Como opcional rodas aro 16 polegadas de liga leve;
- Dynamique 1.6 16V câmbio manual e Dynamique 2.0 16V câmbio manual e câmbio automático: os mesmos equipamentos da versão Expression 1.6 16V, mais, Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas aro 16 polegadas de liga leve, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, computador de bordo, tomada 12V no compartimento traseiro e vidros do motorista com comando one touch Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré;
- Dynamique 2.0 16V 4×4 câmbio manual: os mesmos equipamentos da versão Expression 2.0 16V, mais, bancos em couro (opcionais), para-choques bicolores, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor cinza escuro. Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré.
FOTOS: DIVULGAÇÃO