Porsche Macan Turbo: esportividade em função do prazer

Porsche Macan Turbo: esportividade em função do prazer

setembro 1, 2016 Off Por Fernando Naccari

Considerado pelo público e imprensa especializada como a referência em esportividade entre os SUVs compactos, o Macan está cada vez mais ditando as regras em seu segmento. Agora, com a disponibilidade do Pacote Performance, o Macan Turbo passa a ser um modelo topo de linha da marca alemã, surpreendendo pelo desempenho, melhoria na dinâmica de condução e uma direção mais direta, tornando-o mais ágil e, certamente, mais apaixonante de conduzir.

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Performance para pistas

 

Com o Pacote Performance, o Macan Turbo traz um poderoso propulsor V6 biturbo de 3,6 litros com 440 cv de potência, 40 cv a mais que a versão sem o upgrade. No relógio, o 0 a 100 km/h ocorre em meros 4,4 segundos e o torque máximo chega a incríveis 600 Nm, disponíveis em ampla faixa de rotação (desde 1.500 rpm até 4.500 rpm).

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Com estes números, aumenta também a força de tração do veículo. No modo Sport Plus, o tempo para acelerar 80 km/h a 120 km/h caiu para apenas 2,9 segundos (redução de 0,2 segundos). Outra novidade é que, dependendo do tipo de pneu utilizado, o consumo do Macan Turbo Pacote Performance fica entre 10,6 km/l e 10,3 km/l (segundo os parâmetros da NEDC)

Isto também aumenta a força de tração: no modo Sport Plus, o tempo necessário para acelerar de 80 km/h a 120 km/h caiu para 2,9 segundos (uma redução de 0,2 segundos). Dependendo dos pneus, o consumo do novo modelo topo de linha do Macan fica entre 9,4 l/100 km e 9,7 l/100 km (segundo os parâmetros da NEDC – New European Driving Cycle, que regula o nível de consumo e emissões de veículos na Europa).

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Segurança, esportividade e conforto

O motor não é o único a receber melhorias com este upgrade. Os freios possuem ranhuras e têm 390 mm de diâmetro, 30 milímetros maiores do que os discos da versão sem o Pacote Performance. As pinças de freio são pintadas em cor vermelha e possuem seis pistões para pressionar a pastilha.

O modelo conta com o Gerenciamento Ativo da Suspensão Porsche (Porsche Active Suspension Management – PASM) pode ser acionado através de botão e, com ele ligado, o desempenho na estrada é aprimorado. Como opcional, está  o conjunto de suspensão à ar com função de autonivelamento e regulagem de altura, rebaixada em dez milímetros.

Junto ao Pacote Performance, como item de série, vai o pacote Sport Chrono, que permite que o motorista aumente ainda mais o desempenho do veículo, graças ao refinamento de parâmetros de funcionamento entre motor, transmissão e chassis, proporcionando um melhor desempenho esportivo com um ronco matador.

A transmissão é uma PDK (Doppelkupplung*) com sete marchas e dupla embreagem. O conjunto foi projetado para proporcionar trocas precisas e com resposta extremamente rápida, sempre na rotação ideal para privilegiar o torque e oferecer a maior aceleração possível.

Personalização

A Porsche disponibiliza diversas opções de equipamentos para o modelo, dentre elas, o Turbo Exterior Package. Com este pacote, o Macan vêm com rodas de 21 polegadas com design 911 Turbo, com raios laterais pintados em preto com alto brilho, faróis principais LEDs equipados com PDLS Plus (Porsche Dynamic Light System) e numerosos outros elementos em preto. O Pacote Turbo Interior inclui decoração interna em preto com vários elementos em Alcantara, apliques coloridos em várias áreas e elementos em carbono, como as proteções nas soleiras com o logotipo do modelo iluminado em branco.

O Macan Turbo com Pacote Performance já está disponível para encomendas na Europa. No Brasil, a previsão é de que o modelo seja comercializado em 2017, mas preços e pacotes ainda não foram definidos.

* O PDK é composto por duas engrenagens parciais montadas em uma única caixa. Além disso, dois cardans separados que se conectam alternadamente com a potência do motor e são usados pela embreagem dupla para reunir essas engrenagens. Dessa maneira, a potência do motor é transmitida por uma das engrenagens e embreagem, enquanto a próxima marcha já fica engatada na segunda engrenagem. No momento da troca de marchas, uma embreagem é aberta ao mesmo tempo em que a outra é fechada, proporcionando uma troca de marcha em milésimos de segundos.

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Galeria

Créditos das Fotos: Porsche