Novo Panamera 4 Hybrid chega com desempenho espelhado das pistas

Novo Panamera 4 Hybrid chega com desempenho espelhado das pistas

setembro 9, 2016 Off Por Fernando Naccari

O Salão de Paris (Paris Motor Show) vai receber uma grande novidade da linha alemã de esportivos: O Panamera 4 E-Hybrid com sistema All-wheel Drive.

Como todo bom esportivo da marca alemã, o Panamera Híbrido não decepcionará quando o quesito for desempenho. A potência estimada do veículo será de 462 hp, há uma baixíssima emissão de poluentes, algo em torno de 56 g/km de CO2. Já o consumo também será de dar inveja a concorrência: 40 km/l de combustível e 15,9 kWh /100 km, números certificados pelo New European Driving Cycle (NEDC).

2847685_panamera_4_e_hybrid_2016_porsche_ag

A Porsche já provou por “A + B” o quanto um híbrido pode ser incrivelmente rápido, principalmente nas pistas com seu 919 híbrido que participou das 24 horas de Le Mans nos anos de 2015 e 2016, portanto, não duvide do que o Panamera pode fazer.

96cda390-a5d1-4e36-8597-8520a9f0883c

Segundo dados divulgados pela marca, o Panamera 4 hybrid poderá percorrer até 50 km sem gerar nenhuma emissão de CO2, rodando apenas com seu motor elétrico à velocidades de até 140 km/h.

959405_panamera_4_e_hybrid_2016_porsche_ag

Rápido como um raio

O lado esportivo do sedã pode ser visto em números: Velocidade máxima de 278 km/h e 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

Todo este desempenho tem uma explicação e, porque não, uma inspiração: 918 Spyder, o veículo de série mais rápido a completar uma volta em Nürburgring, com tempo recorde de 6:57 minutos.

263194_panamera_4_e_hybrid_2016_porsche_ag

Assim como acontece com seu irmão mais invocado, todos os 136 cv de potência e 400 Nm de torque do motor elétrico são disponibilizados assim que o motorista toca o pedal do acelerador. Na versão anterior, isso ocorria somente quando o pedal era levado à mais de 80% do seu curso, liberando a integração entre os dois tipos de motores. Tal como no Spyder, o motor elétrico está disponível para fornecer energia adicional em todos os momentos.

1638204_panamera_4_e_hybrid_2016_porsche_ag

Tudo isso associado ao motor à combustão 2,9 litros V6 biturbo de 330 hp e 450 Nm de torque, faz do Panamera um “sedã” com um desempenho impressionante. Segundo a Porsche, este pacote chamado “E-Performance” é visto  como o kit de desempenho do futuro.

Novo PDK para a versão híbrida

Nesta nova versão do Panamera, em contraste com o sistema eletro-hidráulico do modelo antecessor, o novo sistema é eletro-mecânico e utiliza um atuador elétrico de embreagem (ECA) que resulta em tempos de resposta mais curtos. O sistema PDK de oito velocidades é o responsável por transmitir e orquestrar cada quilômetro engolido pelo Panamera.

Baterias eficientes e de carga rápida

As baterias utilizadas no veículo são do tipo ion-lítio e recebem refrigeração líquida. O tempo de recarga, segundo a Porsche, é de 5,8 horas para uma carga completa quando plugado em tomada 220V-230V com corrente de 10A.

No entanto, se o condutor optar por uma carga mais rápida, pode adquirir um carregador opcional da marca que carrega as baterias do veículo em apenas 3,6 horas. Além disso, a carga pode ser programada por um temporizador via Porsche Communication Management (PCM) ou pelo aplicativo Porsche Car Connect (para smartphones e Apple Watch).

Além disso, o Panamera 4 E-Hybrid é equipado com ar-condicionado auxiliar para refrigerar ou aquecer o compartimento de passageiros durante o carregamento, em caso de necessidade de carga em meio a uma viagem, por exemplo.

Porsche Cockpit

Outro novidade do Panamera é avançada tecnologia com painéis sensíveis ao toque em seu interior que podem ser configuradas individualmente. Com duas telas de sete polegadas posicionadas a cada lado do conta-giros analógico, faz da experiência de uso do Panamera algo extremamente moderno e adaptável ao gosto do condutor, contrastando com outros modelos da Porsche e com informações exclusivas para a versão híbrida.

800023_panamera_4_e_hybrid_2016_porsche_ag

Modos de condução especiais

O pacote Sport Chrone, incluindo botão de acionamento é um item de série no Panamera 4 E-Hybrid. Com ele, é possível ativar os modos de condução já conhecidos “Sport” e “Sport Plus”, comuns a outros modelos que carregam este pacote e os exclusivos “E-Power”, “Hybrid Auto”, “E-Hold” e “E-Charge”.

Na condução do veículo, a versão híbrida inicia sempre no modo essencialmente elétrico, o “E-Power”. Já o modo “Hybrid Auto” é totalmente novo e combina os motores para aumentar a eficiência. Já o modelo “E-Hold” permite que o motorista mude para o modo elétrico quando quiser. Agora, no modo “E-Charge”, a bateria é carregada pelo motor V6, onde este trabalha com um nível elevado de potência para suprir esta função juntamente com a condução do veículo.

O Panamera 4 Hybrid mostra sua real força nos modos “Sport” e “Sport Plus”, onde o motor V6 fica ativado continuamente. No modo “Sport”, o sistema mantém as baterias com nível de carga mínimo para garantir sua capacidade de reserva e-boost para quando for necessário e, no modo “Sport Plus” é que o Panamera atinge sua velocidade máxima e também recarrega as baterias mais rapidamente.

[wpvideo t4kxXPZk]