O desgaste de coifas e batentes é mais prejudicial à suspensão do que você imagina

O desgaste de coifas e batentes é mais prejudicial à suspensão do que você imagina

setembro 9, 2016 Off Por Fernando Naccari

O desgaste em componentes do sistema de suspensão quase sempre é ignorado pelos proprietários, ainda mais quando o dano não está tão evidente quanto os que ocorrem no conjunto amortecedor-mola.

suspensao-explodida

Crédito da imagem: Verso Comunicação/Nakata

Buchas estouradas ou ressecadas podem causar danos irreversíveis em bieletas e bandejas, por exemplo, assim como coifas e batentes danificados podem acelerar a deterioração da borracha que promove a vedação do amortecedor contra intempéries.

Essa ausência de vedação pode permitir que a haste do amortecedor receba resíduos sólidos, como pedriscos e terra, ou líquidos, como água e restos de lubrificantes e combustíveis advindos do asfalto. Este contato direto acaba “lixando” a haste do amortecedor, impossibilitando-o de uso cedo demais.

Já os batentes atuam como proteção do conjunto, como se fossem uma segunda mola contraposta a anterior e infringindo um limite de curso ao sistema de suspensão, protegendo-o assim como a carroceria do veículo. Dessa maneira, qualquer sinal de deterioração do componente deve ser sinal de atenção e motivo para sua substituição.

Vale lembrar que, o sistema de suspensão como um todo, não é somente responsável por proporcionar conforto aos ocupantes, mas também é um item de segurança, pois estando em mau estado, pode comprometer a estabilidade e a dirigibilidade do veículo.