Audi é multada em 800 milhões de euros por fraude em emissões

Audi é multada em 800 milhões de euros por fraude em emissões

outubro 17, 2018 Off Por Fernando Naccari

Não, não é notícia repetida. O Dieselgate continua fazendo estragos e a atingida da vez foi a Audi. A fabricante de Ingolstadt foi multada pelas autoridades de Munique em 800 milhões de euros por não ter atendido às leis de emissões impostas pelas autoridades alemãs. Os culpados foram os motores EA288 e EA289.

Em um comunicado oficial, a Audi confirmou o “aceite” no pagamento da multa, além de não solicitar revisão dos valores impostos. “Aceitamos as penalidades aplicadas à Audi AG. Tomando esta decisão, a Audi AG admite responsabilidades nos desvios verificados face á norma e aos requisitos da lei.”

Com isso, a multa imposta à Audi contempla a pena máxima de 5 milhões de euros por “ofensa negligente ao regulador” e os outros 795 milhões de euros por “ganho ilegal de benefícios econômicos”. O grupo Volkswagen também se manifestou sobre o assunto e disse que a multa impactará de maneira pesada nos objetivos financeiros do grupo para o ano fiscal de 2018.

Vale lembrar que a Volkswagen já havia sido condenada a uma multa de quase 1 bilhão de euros devido ao Dieselgate. Agora, com o acordo atual com a Audi, o ministério público de Munique encerra suas investigações, mas continuam decorrendo os trâmites relacionados aos diversos processos instaurados contra a VW e às várias marcas do grupo, envolvendo ainda os atuais e antigos funcionários do grupo alemão.

Foto: Divulgação