5 DICAS: Como limpar o interior do seu carro do jeito certo

5 DICAS: Como limpar o interior do seu carro do jeito certo

outubro 16, 2018 Off Por Fernando Naccari

Não tem jeito, se você utiliza o seu carro todos os dias (ou só para um passeio eventual), além do óbvio gasto de combustível, outra coisa também é certa: ele vai sujar! E muito mais do que você gostaria.

Mas há quem seja artista e inove nesta arte – via Hypescience

Mas, se para o lado de fora a sujeira evidente incomoda aos olhos do dono (e muitas vezes de engraçadinhos que “escrevem na sujeira” o famoso “Me lave”) e à pintura do veículo, talvez o que mais incomode seja o acúmulo de sujeira no interior, afinal, só quem vai ali é quem convive com o excesso de poeira, restos de alimentos e tudo o mais.

Tem coisas inacreditáveis ao redor do mundo – via Mundo Gump

Se por um lado, lavar o carro na garagem de casa não tenha muitos segredos (embora tenha sim muitos cuidados), a limpeza do interior do veículo é regada de vários mistérios e provavelmente você já utilizou produtos inadequados para cuidar do seu possante.

Por isso, aqui vão 5 dicas para você cuidar do interior do seu carro da maneira correta:

1) Painel – O mais simples de todo o processo, já que basta utilizar um pano úmido de microfibra para somente remover o pó acumulado. Tome cuidado para que o pano não esteja úmido em excesso para, assim, não escorrer água para dentro dos componentes eletrônicos de dentro do painel. Também evite utilizar produtos “siliconados” para dar brilho, pois eles engorduram, causam acúmulo de sujeira e podem diminuir a vida útil dos plásticos.

2) Tapetes – Os mais suscetíveis ao acúmulo de sujeira, mas há modos diferentes para a limpeza dependendo do tipo utilizado. Caso o tapete seja de borracha, basta retirá-lo do veículo e lavá-lo com uma mangueira. Normalmente, somente isso deve remover a sujeira impregnada, mas caso o nível de sujeira seja elevado, utilize uma escova de cerdas duras com um sabão para esfregar. Evite o uso de silicones, pois podem deixar os pés “escorregando” no interior do veículo e, no caso do motorista, pode causar uma situação insegura de direção.

Já em caso de tapetes em carpete (ou mistos), utilize uma escova úmida para remover a sujeira acumulada. Em seguida, deixe-o secar  antes de colocá-lo no veículo, pois podem exalar mal cheiro se ficarem úmidos.

3) Vidros – Seja por dentro ou por fora, o ideal é utilizar um produto específico para desengordurá-los. Aplique o produto nos vidros e siga as instruções do rótulo, normalmente aplicando com esguicho e esfregando com uma esponja. Em seguida, com um pano de microfibra seco, remova os resíduos a fim de que não fiquem marcas.

4) Interior em geral – Nos compartimentos internos, como porta-copos, saídas de ar, botões de volante e/ou painel, carpete abaixo dos tapetes e todo o restante, o ideal é inicialmente utilizar um aspirador de pó e, em seguida, utilize um pano úmido para remover a sujeira residual. Em regiões mais estreitas, tenha carinho e utilize escova de cerdas macias ou até cotonetes, ambos úmidos.

5) Estofamento No estofamento interno, o maior cuidado é com a umidade. Dessa forma, limpe com um aspirador de pó e um pano levemente úmido. Caso a sujeira esteja muito pronunciada, utilize um detergente neutro e esfregue com uma escova.

Há produtos específicos para limpeza profunda do estofamento, normalmente em forma de espuma, mas como também geram umidade dos bancos, o tempo de secagem será prolongado.

Já em casos de bancos em couro, a limpeza é mais simples: basta utilizar um aspirador de pó e, em seguida, um pano úmido. Para hidratá-los, há produtos específicos para uso automotivo e que não deixam a superfície engordurada e nem mancham as roupas. Normalmente, recomenda-se essa hidratação uma vez por ano, apenas.