Mais um lançamento da Volkswagen! Vem aí o Fox Pepper
fevereiro 27, 2015Um dos veículos que mais chamaram a atenção do público no stand da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo foi o Fox Pepper. Mas, como é costume das montadoras apresentar veículos com grande apelo visual, mas que jamais seriam produzidos, ficou apenas o gostinho de quero mais junto com a sensação de “quem viu, viu, quem não viu, não verá mais”.
Contradizendo às expectativas, nesta semana a Volkswagen anunciou que o Fox Pepper será produzido, além de divulgar detalhes sobre sua configuração e detalhes. As cores disponíveis serão Vermelho Tornado, Prata Sargas, Branco Cristal e Preto Ninja. Os itens de série do Pepper serão baseados na versão Highline e traz recursos tecnológicos e de segurança, como: Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (TC e ASR), HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampas, ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – Integrado ao ESC, o ASR auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial e HBA – Função adicional do sistema ESC que é um sistema de assistência à frenagem.
Visualmente, o Fox Pepper esbanja esportividade com teto com pintura especial, novo para-choque dianteiro, faróis auxiliares com aros pintados em preto brilhante e tripla função: faróis de neblina, faróis de longo alcance e luzes de conversão estática (conhecidas como “Cornering Lights”).
A grade dianteira também chama a atenção pelo formato de colmeia e friso vermelho horizontal, inspirada na do Novo Golf GTI. Na lateral, destacam-se os retrovisores pintados em Vermelho Tornado (para veículos nas cores Branco Cristal, Preto Ninja e Prata Sargas) ou Preto Ninja (para veículos na cor Vermelho Tornado). O aplique na parte inferior das portas também é diferenciado e é pintado em Chrome Effect (para veículos nas cores Preto Ninja e Prata Sargas) ou na cor do veículo (para veículos nas cores Branco Cristal e Vermelho Tornado). A soleira interna das portas traz um aplique decorativo com o nome “Fox Pepper”.
Logo abaixo dos retrovisores há um adesivo de uma pimenta, alusivo ao nome da versão. Outro elemento de estilo que realça a vocação esportiva do modelo são as rodas de liga leve de 15″ com desing exclusivo. Opcionalmente, o cliente pode escolher rodas de 16″ ainda mais esportivas. Na caixa de rodas há ainda molduras na cor preta e, no para-choque traseiro, um pequeno difusor pintado em preto brilhante.
No interior, saídas de ar na cor vermelha, volante (semelhante ao do Golf Highline) com couro costurado também na cor da pimenta e bancos de couro sintético na tonalidade Palladium (cinza). Na região do cinzeiro há um adesivo resinado com o logotipo da versão “Fox Pepper”.
Mas, como bom esportivo que o Fox Pepper tenta ser, era necessário um motor mais potento, no entanto, o 1.6 MSI que já era utilizado em versões do veículo permanece. O desempenho não é de se reclamar: 120cv quando abastecido com etanol. Este propulsor conta com a tecnologia E-Flex que dispensa o reservatório de gasolina, coletor de escape integrado ao cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável integrado à tampa do cabeçote e duplo circuito de arrefecimento. Tudo isso permite que esta nova versão acelere de 0 a 100km/h em 9,8 segundos (quando abastecido com etanol) e tenha velocidade máxima de 189km/h. Já quando a gasolina alimenta o motor, os números ficam em 10,3 segundos no 0 a 100km/h e velocidade máxima de 183km/h.
Um item exclusivo na linha Fox que equipa o Pepper é o sistema multímida RNS315, o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan com CD-Player, Mp3 e WMA, entrada auxiliar, tela de 5,5 polegadas e slot para cartões de memória que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de músicas.