Audi anuncia novo R8 com design ainda mais agressivo

fevereiro 26, 2015 Off Por Fernando Naccari

O Salão do Automóvel de Genebra promete ser um dos melhores dos últimos anos. A Audi acaba de confirmar mais um veículo que será apresentado no Salão, o Audi R8.

A segunda geração do esportivo alemão traz o V10 central de 610cv com uma nova transmissão integral permanente Quattro que, segundo a marca, permite que o veículo atinja os 100km/h em apenas 3,2 segundos e 330km/h de velocidade máxima. “O automobilismo está presente no DNA da Audi e sempre foi um item importante na construção da personalidade da nossa marca”, afirma o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da Audi AG para o Desenvolvimento Técnico. “Com o novo Audi R8, nossos engenheiros estão trazendo a experiência desenvolvida nas pistas de corrida para a estrada. Nenhum outro modelo nosso gera mais emoção do ponto de vista dinâmico. Por isso, a segunda geração do R8 V10 plus é o modelo de produção em série mais potente e veloz feito pela Audi em todos os tempos”. Graças à estreita colaboração entre os engenheiros de competição, pilotos de corrida e desenvolvedores, o Audi R8 apresenta um nítido aumento de desempenho. Isso beneficia tanto o carro produzido em série como o modelo de competição R8 LMS desenvolvido com base nele.

CORAÇÃO ENVENENADO

O motor 5.2 FSI é oferecido pela fabricante em duas versões, uma com 540cv e outra com 610cv. Na versão topo de linha, o torque máximo é alcançado a 6.500rpm, sendo este disponibilizado para as rodas de acordo com as necessidades de condução. Em casos extremos, o torque pode ser distribuído 100% para a dianteira ou traseira. Já o novo modo “performance” no sistema Audi drive select dynamic handling permite a adaptação dos parâmetros de condução dinâmica mais importantes ao coeficiente de atrito da pista.

O R8 “EMAGRECEU”

Através da nova estrutura Audi Space Frame (ASF), construída com a combinação de plásticos reforçados, alumínio e fibra de carbono (CFRP), o Audi R8 pesa apenas 1.454kg (cerca de 50kg mais leve que a versão antecessora). Além disso, o assoalho aerodinâmico que compreende um longo difusor, faz com que o esportivo ganhe maior força vertical e aderência.

VISUAL INVOCADO E COCKPIT DE CORRIDA

O design do novo R8 reflete sua personalidade esportiva. Agora, os novos faróis possuem tecnologia LED de série e opção para farol alto com projetor a laser, assegurando excelente visão do condutor nas mais variadas condições de direção. No interior do veículo, os mostradores são digitais e os controles mais importantes ficam agrupados em conjuntos de botões no volante, dando a impressão de que o condutor está à bordo de um veículo de corrida. Ao centro, os controles do ar-condicionado passam a sensação de simplicidade.

NOVA FÁBRICA PARA PRODUZIR UM SONHO

O novo Audi R8 é fabricado em uma nova instalação da quattro GmbH especialmente construída para o carro esportivo: a “Böllinger Höfe”, em Heilbronn. Uma elaborada tecnologia de manufatura garante a típica qualidade Audi.

AUDI R8 E-TRON E O AUDI R8 LMS

A segunda geração do Audi R8 serve como base para mais modelos. A última versão do carro esporte elétrico de alta performance R8 e-tron tem 462 cv de potência e 920 Nm de torque. Ele acelera da imobilidade a 100 km/h em 3,9 segundos.  Graças a novas células de baterias, o alcance pode ser mais do que dobrado em comparação com a primeira versão, que agora ultrapassa 450 quilômetros.

O novo carro de corrida Audi R8 LMS foi desenvolvido com base nos regulamentos da categoria GT3 que deverão entrar em vigor em todo o mundo a partir de 2016. Durante este ano, ele já será desenvolvido na fábrica.  Apesar do grande aumento de desempenho, cerca de 50 por cento dos componentes são os mesmos do carro produzido em série.

Fotos: divulgação