Teste: Jeep Renegade Limited Flex – o mais completo da linha, mas vale?

Teste: Jeep Renegade Limited Flex – o mais completo da linha, mas vale?

agosto 23, 2019 Off Por Fernando Naccari

Modelo tem recursos como faróis full LED, ar-condicionado de duas zonas e rodas de 19″ com pneus de perfil baixo, mas custa R$ 109.990

Fotos: Edgar Klein

Nós já avaliamos algumas versões do Jeep Renegade e é, sem dúvida alguma, o carro mais avaliado pelo nosso site/canal. No entanto, foi a primeira vez que conseguimos avaliar a versão topo de linha, com quase tudo o que é de direito, com exceção do teto solar panorâmico.

Visualmente, o Renegade é “mais moderno” que os demais da linha, com destaque para os faróis full LED herdados do irmão maior Wrangler, teto pintado em preto e rodas de 19″ polegadas de perfil baixo. A partir da linha 2019 não há mais diferenciação nos para-choques entre as versões Flex e Diesel.

Por dentro, mais tecnologia também, como a nova central multimídia Uconnect de 8,4″ com conectividade via Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado de duas zonas, airbags frontais, de cortina, laterais e de joelhos, entrada USB para os passageiros traseiros, faróis com acendimento automático, sensor de chuva e revestimento interno em couro.

Mecânica

Até aqui, nota 10! Mas a mecânica Flex é nota 6… 6,5 se você primar pela direção mais esportiva ou se focar na economia de combustível. Agora, se você se conscientizar de suas limitações e qualidades, a convivência pode ser bem amigável.

Os 139 cv com etanol e torque de 19,27 kgfm são mais do que suficientes no uso urbano (que é para o que ele foi feito), até porque o câmbio automático de seis marchas parece ter um melhor casamento com o conjunto do que já o teve até aqui.

A possibilidade de trocas manuais na alavanca e nas borboletas atrás do volante são opções interessantes para uma tocada mais pessoal. O botão Sport também dá um vigor diferente ao carro.

Mas mesmo com o start/stop ligado, o consumo poderia ser melhor: 7,2 km/l com etanol no tanque em cidade. Na estrada, este valor chega a 11 km/l, no máximo.

Se você gosta de um carro que ande mais e que bebe menos, é melhor optar pela versão Diesel. Não consigo deixar de pensar em como ficaria interessante o Renegade com a mecânica 2.0 Flex de 166 cv do Compass, mas mesmo assim o consumo seria ainda pior.

Veredicto

Se você considerar o upgrade nos acessórios e no visual, o Renegade Limited é, sem sombra de dúvidas, a melhor da linha para quem usa na cidade, mas o preço de R$ 109.990 assusta.

Com um pouquinho mais de paciência, vale a pena esperar pela chegada da motorização FireFly Turbo, que deve chegar ao País em meados do ano que vem. Dessa forma, o problema de desempenho e consumo será resolvido.

Galeria

Ficha Técnica

Jeep Renegade Limited 1.8 Flex

  • Motor: 4 cilindros em linha 1.8, 16V Flex
  • Cilindrada: 1747 cm³
  • Potência: 139 (E) / 135 (G) cv a 5.750 rpm
  • Torque: 19,27 (E) / 18,76 (G) kgfm a 3.750 rpm
  • Câmbio: automático sequencial, seis marchas
  • Direção: eletroassistida
  • Suspensões: McPherson (dianteira) / Multilink (traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
  • Tração: dianteira
  • Dimensões: 4,232 m (c), 1,805 m (l), 1,714 m (a)
  • Entre-eixos: 2,570 m
  • Pneus: 235/45 R19
  • Porta-malas: 320 litros
  • Tanque: 60 litros
  • Peso: 1.527 kg