USADOS: Visual do Fiat Punto Sporting agrada, já o desempenho…

USADOS: Visual do Fiat Punto Sporting agrada, já o desempenho…

janeiro 18, 2018 Off Por Fernando Naccari

Bom acabamento e detalhes estéticos exclusivos dão personalidade ao modelo, mas a falta de desempenho é latente

Na hora de comprar um usado, muitas dúvidas permeiam nossa mente, principalmente se decidimos partir para algo que fuja de uma linha comum, como comprar um hatch de entrada, por exemplo. Se você deseja algo mais divertido para dirigir, as opções do mercado não são das mais diversas.

Até a chegada do Renault Sandero R.S., ter um esportivo no Brasil era sinônimo de visual bacana, ronquinho diferenciado e só. O Fiat Punto Sporting é um belo exemplo disso. Mas, do que adianta centenas de cavalos de potência se as leis de trânsito estão aí e é prudente respeitá-las? Neste caso, se você prioriza o visual, o Punto Sporting é o carro certo para você. Com novas rodas de 16”, spoiler traseiro na cor do veículo, saias laterais e detalhes em seu interior que remetem à esportividade, o carrinho chama a atenção por onde anda.

Motorização

O desempenho, no entanto, decepciona. O motor 1.8 E.torQ de 132 cv – quando abastecido com etanol – colaborou para um consumo de 7,5 km/l em nosso teste urbano –  mas passa longe de trazer suspiros de emoção. A lembrança que temos de um veículo esportivo fica à cargo do ronco mais grave saído do sistema de escapamento. Não espere um baita ronco, só é mais agradável do que os modelos espartanos. As marchas são relativamente longas para um carro tido como esportivo e, para simples ultrapassagens, por vezes se torna necessário afundar o pé direito no acelerador para se alcançar um resultado mais significativo.

Estabilidade

Talvez aqui esteja a maior qualidade do Punto Sporting (esquecendo-se do visual): é um carro “no chão”. Ele responde bem quando mais exigido em curvas acentuadas, ao mesmo tempo que é bastante confortável no uso rotineiro, mostrando-se bem equilibrado no uso misto.

Interior

No Punto não dá para reclamar de falta de espaço. O motorista consegue se posicionar facilmente no cockpit graças ao banco com ajuste de altura e ao volante com regulagem de altura e profundidade. Ao lado, o passageiro trafega com bom espaço para as pernas, bem como os ocupantes dos bancos traseiros, inclusive o que vai ao centro.

Indiscutivelmente, o item que mais chama a atenção é o teto solar Skydome. Dividido entre dianteira e traseira, só a frente possui abertura elétrica, mas a traseira proporciona visão livre para o céu.

Quando falamos em qualidade do acabamento, a Fiat é melhorou muito nos últimos anos. Os materiais plásticos têm visual agradável e não aparentam folgas, mostrando primor na construção do hatch. Os bancos possuem revestimento misto entre couro e veludo e ostenta o bordado “Sporting”, exclusivo.

Tecnologia

Você poderá encontrar o Punto Sporting no mercado de usados com a central multimídia Uconnect™ Touch com visor LCD touchscreen multicolorido de 5” – opcional quando o modelo era novo. No modelo testado, foi um item escolhido pelo cliente quando era zero km. Ela integra diversas funções, como conexão com o smartphone para reprodução de mídias ou chamadas telefônicas e controle por voz, inclusive. Além disso, o equipamento traz conexão através de entradas USB e auxiliar.

Itens de série

Rádio CD/MP3 integrado ao painel com entrada USB, volante em couro com comando de rádio, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento e vidros elétricos traseiros, sinalização de frenagem de emergência e duplo airbag e freios ABS.

Opcionais

Sistema multimídia Blue&Me com Bluetooth e comando de voz, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, teto solar, vidros elétricos traseiros com “one touch” e antiesmagamento, transmissão automatizada Dualogic Plus com DNA, ar-condicionado digital, sensor de luminosidade e chuva, retrovisor interno eletrocrômico, airbags laterais e de cortina, banco traseiro bipartido com apoia-braço central e bancos revestidos parcialmente em couro.

Vale a compra?

Se você busca desempenho, economia de combustível e um visual cativante, o Punto Sporting não é a melhor opção do mercado. Apesar de ter um motor 1.8 16V de 132 cv, a sensação é de dirigir um carro com bem menos potência. Se quiser potência, parta para a versão T-Jet, que oferece o melhor dos mundos.

Mas, se o visual te basta, há outras qualidades ainda que podem te convencer pela escolha, como suspensão recalibrada, ótimo acabamento e vasta lista de itens de série. Se encontrar um com o teto solar Skydome, aproveite. Quando era zero km, o opcional era bem caro e faz toda a diferença no carro.

Preço

Para o modelo avaliado, o Fiat Punto Sporting 2015, a Tabela FIPE atual consta abaixo: