Segundo CONPET, Citroën C3 é um dos carros mais eficientes do País
novembro 21, 2018“Esse selo premia tudo o que a Citroën acredita. Além de oferecer ao consumidor um veículo confortável e inovador, não podemos deixar de apresentar um carro que seja efetivamente eficiente e econômico. É uma honra ter essa classificação positiva do Conpet”, afirmou Marcus Brier, diretor de Relações Públicas e Imprensa das marcas Peugeot, Citroën e DS no Brasil, durante cerimônia de premiação no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
O selo
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é um programa de eficiência energética para veículos leves coordenado e regulamentado pelo Inmetro e desenvolvido em parceria com o Conpet, vinculado ao Ministério de Minas e Energia e implementado pela Petrobras. Os modelos são classificados conforme a categoria (comparação com modelos semelhantes) e também em uma classificação geral (comparação com todos os modelos participantes).
Recebem conceitos de “A” a “E”, sendo que “A” significa menor consumo energético e “E”, maior consumo energético. Para a edição de 2018, recebeu o selo de eficiência energética veicular o modelo que conquistou a classificação “A e A” ou “A e B” nas comparações por categoria e geral.
Os segredos do motor Puretech
O motor PureTech 1.2 litro de 3-cilindros FLEX é uma das referências do mercado quando o assunto é economia de combustível. São 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina, com torque de 12,95 / 12,23 kgfm nestes combustíveis.
Se os números não inspiram velocidade, na prática, o carro é bastante ágil, pois a disponibilidade força já está presente abaixo dos 3.000 rpm, algo que colabora para o bom rendimento em circuito urbano, principalmente.
Além disso, o projeto do motor conta com tecnologias para torná-lo um dos mais eficientes da categoria:
- 12 válvulas (quatro por cilindro);
- Sistema de partida a frio com aquecimento de combustível no injetor, permitindo a eliminação do reservatório de gasolina para a partida a frio quando o tanque está abastecido com etanol;
- Duplo comando de válvulas variável, que favorece o enchimento dos cilindros em uma faixa de rotação mais ampla e torna o motor mais potente (tanto em baixas quanto em altas rotações);
- Correia banhada em óleo;
- Bomba de óleo variável;
- Sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote (Split Cooling);
- Coletor de escapamento integrado ao cabeçote.