Acordo comercial permitirá importação de carros da Colômbia sem IPI

Acordo comercial permitirá importação de carros da Colômbia sem IPI

abril 11, 2017 Off Por Fernando Naccari
Por Fernando Naccari
Adaptado: Reuters

De acordo com a agência de notícias  Reuters, uma fonte do governo confirmou que o Brasil passará aceitar a importação de veículos e peças vindos da Colômbia. A principal vantagem do novo acordo comercial é de que estes chegariam ao nosso país sem a carga de 30 pontos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Atualmente, veículos e componentes fora do Mercosul pagam os 30 pontos de IPI e mais 35% de imposto de importação no Brasil.

De acordo com a notícia publicada no site Auto Esporte, esta ação faz parte de uma “negociação bilateral para um acordo automotivo durante discussões do Mercosul com nações da região voltadas para o oceano Pacífico”.

A previsão inicial, enquanto o acordo era costurado, era de troca de 12 mil veículos em 2016, 25 mil em 2017 e 50 mil por ano a partir de 2018. Já este novo acordo começa a valer em 1 de janeiro de 2018, de acordo com a fonte.

Hoje em dia, a Colômbia tem apenas três empresas que montam veículos no país, a Sofasa (Renault), a Colmotores (GM) e a Praco Didacol (caminhões Hino, do grupo Toyota). Até o ano 2014, havia ainda a Compañia Colombiana Automotriz que produzia carros e picapes da Mazda.

Foto: WmTraddings