Volkswagen T-Cross é lançado oficialmente e quer ser líder

Volkswagen T-Cross é lançado oficialmente e quer ser líder

outubro 26, 2018 Off Por Fernando Naccari

A Volkswagen anunciou em evento mundial, realizado simultaneamente em Amsterdam (Holanda), Xangai (China) e São Paulo (Brasil), a chegada do seu novo SUV que, segundo é esperado pela fabricante, chega para ser líder de mercado e a versão brasileira será diferente das demais.

O modelo será apresentado ao público somente no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 8 e 18 de novembro, mas as vendas só iniciarão no começo do segundo trimestre do ano que vem, entre abril e maio. Embora não tenha seus preços divulgados, é estimado que o modelo seja comercializado entre R$ 85 mil e R$ 110 mil.

“O T-Cross é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil, que chega para revolucionar os padrões de seu segmento”, afirma o Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si. “É um carro global, que traz alterações para o gosto e perfil dos clientes da América Latina, reforçando a nossa estratégia de Regionalização”, explica Di Si. “O T-Cross que será feito no Brasil traz mudanças em seu design, maior espaço interno e é mais alto que o modelo europeu, além de ser um modelo seguro, conectado e cheio de tecnologia”, conclui.

O T-Cross que será comercializado na América Latina será fabricado em São José dos Pinhais (PR) e, para isso, foram investidos R$ 2 bilhões como parte de um processo que envolverá ainda a produção de cinco novos SUVs, que serão lançados pela Volkswagen na região até 2020. A intenção da fabricante é tornar-se referência no segmento e liderá-lo em cada subcategoria.

Mecânica conhecida

Por aqui, todas as versões do T-Cross serão equipadas com motores TSI, porém, em configurações diferentes: o  200 TSI e o 250 TSI.

O motor 200 TSI Total Flex tem potência de 128 cv / 116 cv (E/G) a 5.500 rpm e o torque máximo é de 20,4 kgfm em ambos os combustíveis. Com este motor, o T-Cross será comercializado com câmbio manual ou automático com função Tiptronic (também com as aletas no volante), ambos de seis marchas.

Já quando o motor empregado for o 250 TSI Total Flex, a potência subirá para 150 cv em ambos os combustíveis, com torque máximo de 25,5 kgfm, seja com etanol ou gasolina. Nesta configuração, haverá apenas a opção por câmbio automático de seis marchas com função Tiptronic e aletas (“shift paddles”) para trocas no volante.

Quatro pilares

O T-Cross foi pensado e fabricado sobre “quatro pilares” fundamentais dentro da empresa: “Be Practical, Be Intuitive, Be Cool, Be safe”. De acordo com o informado pela Volkswagen, pesquisas foram realizadas e mostraram que o consumidor quer um veículo “Prático”, com mais espaço e flexibilidade; “Descolado” – com design marcante e que permita personalização; “Intuitivo” – digital e conectado; “Seguro” – que ofereça o máximo de segurança tanto para os ocupantes quanto para o trânsito em geral.

“Be Practical”: O T-Cross mede 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de altura (9 mm mais alto que o T-Cross europeu). A distância entre os eixos do modelo que será produzido por aqui também será maior: 2.651 mm (88 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu).

Um dos elementos responsáveis por essa ‘flexibilidade’ é a Estratégia Modular MQB – que permite construção com parâmetros variáveis (entre eles, a distância entre-eixos e as bitolas). O porta-malas também terá tamanho bastante razoável: serão 373 e 420 litros, com volume variável. O encosto rebatível do banco do passageiro dianteiro oferecerá ainda mais espaço.

Ainda dentro do mesmo pilar, além de sensores dianteiro e traseiro para estacionamento, o T-Cross poderá ser equipado com o sistema “Park Assist 3.0”, que “estaciona o carro sozinho” em vagas paralelas ou transversais – e agora com a função de freio de manobra.

“Be Cool”: A intenção foi fazer um carro que atraísse, principalmente, pelo design. A dianteira tem aspecto elevado, com grade ampla e faróis com assinatura em LED, já um pouco diferente do utilizado na versão européia, incluindo ainda os faróis de neblina inseridos no para-choque de modo único.

Todas as versões do T-Cross serão equipadas com luz de condução diurna (DRL) em LED integrada ao farol de neblina. Haverá opção de faróis full-LED para o T-Cross, mas neste caso, a luz de condução diurna ficará na própria carcaça do farol.

As laterais também tem linha de cintura alta, com boa divisão das áreas e unem o visual com o da nova traseira, que estréia o novo elemento de design da Volkswagen: a faixa de refletores estendida transversalmente na parte traseira e emoldurada por um painel preto.

Modelo nacional

O T-Cross será vendido em oito opções de cores para a carroceria: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia – haverá também opção de teto na cor preta, para um visual mais exclusivo. Haverá também a opção pelo teto solar panorâmico “Sky View” – composto de dois painéis de vidro que abrangem mais da metade da área do teto do carro (a seção dianteira pode ser aberta eletricamente).

O painel terá estilo mais jovial que o empregado no restante da linha VW. Destaque para iluminação ambiente em LED na região dos pés, no centro do console, no painel e nas maçanetas. O T-Cross terá disponível o sistema de som “Beats” com sete alto-falantes (incluindo um subwoofer no porta-malas) e potência de 300W RMS.

“Be Intuitive”: O T-Cross inclui, opcionalmente, um sistema de Infotainment com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e o quadro de instrumentos totalmente digital “Active Info Display” de última geração.

No Active Info Display, os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são instalados em hardware. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. Sua resolução de 1.280 x 480 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.

As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados exibidos no console central pelo sistema de infotainment, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.

Além disso, o T-Cross poderá ser equipado com “Seletor do perfil de condução”, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”.

Quatro entradas USB (duas na frente, duas atrás) garantem a conexão ideal e energia suficiente para os smartphones. Todas as versões são equipadas de série com o prático suporte para telefone celular localizado no centro do painel, que contará com tomada USB de carregamento rápido.

O sistema opcional de travamento e partida “Kessy” torna o acesso ao T-Cross mais confortável, enquanto os faróis full-LED proporcionam mais eficiência luminosa e conforto ao motorista.

Assim como o Virtus, o Tiguan Allspace e o Novo Jetta, o T-Cross também será o primeiro modelo em seu segmento no Brasil a oferecer o “Manual Cognitivo” – que usa IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

“Be Safe”: A influência positiva da Estratégia Modular MQB revela-se em todas as áreas do T-Cross. Graças à MQB, o SUV será um dos veículos mais seguros de sua classe – o que é garantido pela utilização de aços de ultra-alta resistência e conformados a quente, pelos seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo “cortina”) e uma gama ampla de sistemas de assistência.

Todas as versões serão equipadas de série com ESC – Controle eletrônico de estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

O ESC inclui uma série de sistemas de assistência à condução. Entre eles estão:

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

HBA (Hydraulic Brake Assist system) – reconhece a frenagem de emergência por meio da velocidade de acionamento e da pressão aplicada no pedal. Então aumenta ativamente a pressão de freio, que é então modulada pela intervenção do ABS. Quando o motorista reduz a pressão no pedal de freio ou ocorrer redução da velocidade do veículo abaixo de um limite mínimo, ocorre o fim da assistência de frenagem.

EDS (Elektronische Differenzialsperre ou Bloqueio eletrônico do diferencial) – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo.

Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), uma exclusividade no segmento. Função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC), o XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

O ESC inclui o RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), sistema que monitora a pressão dos pneus e colabora para maior segurança. O recurso funciona por meio dos sensores que monitoram o modo de vibração e frequência dos pneus, detectando se houve perda de pressão em um ou mais pneus.

Manter a pressão correta colabora não só para mais conforto e segurança – também ajuda os pneus a durarem mais e reduz o consumo de combustível, gerando menor emissão de CO2.

Entre os outros recursos de assistência à condução também estarão o sistema de “Frenagem Automática Pós-Colisão” (aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente) e o “Detector de Fadiga” (detecta a perda de concentração do motorista e o sistema recomenda uma pausa para descanso).

O detector de fadiga analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo uma parada para descansar e tomar um café.

O T-Cross terá configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Trará pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a performance dinâmica (dirigibilidade e frenagens). Serão duas medidas disponíveis: 205/60 R16 e 205/55 R17.

O modelo terá freios a disco nas quatro rodas como item de série. Os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras.

Fotos: Divulgação