Vinfast: a nova marca de luxo vinda de um lugar improvável do globo

Vinfast: a nova marca de luxo vinda de um lugar improvável do globo

setembro 10, 2018 Off Por Fernando Naccari

Os dois modelos apresentados pela Vinfast ainda não tem nomes definidos e são chamados, por enquanto, de “SUV e Sedan”, mas o que mais chama a atenção, além do design provocante e a base nos modelos BMW Série 5 e X5, é sua origem incomum: a marca é Vietnamita.

Ambos receberão motor 2.0 litros turbo a gasolina, montado com base no projeto do BMW N20. Além disso, sabe-se que o Sedan terá tração traseira e, o SUV, integral.

Quem assina o projeto visual é o renomado estúdio Pininfarina. Vale ressaltar que 20 projetos foram submetidos a aprovação até que a Vinfast escolhesse o layout final dos carros. Em janeiro deste ano surgiram os primeiros “mock up”, e sabe-se também que a marca exporá os modelos no Salão de Paris. O que não foi definido ainda é se estes estarão em versão pré-série ou somente em modelos estáticos de apresentação, feitos em argila. A previsão é de que os primeiros modelos de produção “saiam do forno” em março de 2019.

A marca vietenamita deseja ainda, no ano que vem, lançar uma versão totalmente elétrica, embora o primeiro modelo da marca seja uma scooter, também elétrica, e que terá sua produção iniciada já nas próximas semanas.

A Vinfast também fechou um acordo com a Vauxhall e licenciou a produção do Viva (Corsa) no Vietnã, com versões de 1.0 litros (voltada aos taxistas) e uma 1.4 litros com caixa CVT.

Tudo isso compõe um projeto ambicioso para a Vinfast: produzir mais de meio milhão de veículos e um milhão de scooter elétricas. Para que isso seja possível, além de um capital de investimento bastante grande, a empresa contratou um time de peso: David Lyon, ex-chefe do estilo da GM USA, Kevin Fisher (responsável de engenharia), Roy Flecknell (diretor de planejamento e gestão de produto) e Shaun Calvet (vice-presidente para a engenharia), todos vindos das mais diversas marcas e países para levar a Vinfast ao topo. Além disso, como sistemistas ligados aos projetos, destacam-se a Bosch, a Magna e a Siemens.

Ainda não há informações quanto à importação dos modelos, mas se você tivesse a oportunidade de comprar um, confiaria em um carro vietnamita?

Galeria

Fotos: Divulgação