TVR Griffith: superesportivo em toda a sua essência

TVR Griffith: superesportivo em toda a sua essência

setembro 12, 2017 Off Por Fernando Naccari

Para quem é fã da franquia Gran Turismo para os videogames, a TVR não é uma novidade. Em meados dos anos 2000, os TVR Tuscan Speed 6 e o TVR Cerbera Speed 12 ornavam a garagem dos jovens entusiastas no game, as vezes nem tanto pelo desempenho dos carros, pois haviam diversos mais rápidos, mas principalmente pelo seu visual futurista que destoava dos demais. Havia ainda o TVR Cerbera Coupe, produzido nos anos 90, era o modelo mais “normal” visualmente falando.

Agora os saudosistas poderão dormir em paz. Durante o festival Goodwood Revival, que decorreu durante o último fim de semana, a TVR apresentou o Griffith em comemoração aos 70 anos da marca. Com visual exuberante e coberto de curvas acentuadas, o Griffith é um autêntico TVR.

Debaixo do capô está instalado o Ford V8 de 5 litros preparado pela Cosworth, capaz de gerar 500 cavalos. Como um verdadeiro esportivo, o câmbio é manual de seis marchas. O carro pesa 1.250 kg e tem distribuição de peso exata, com 50% na frente e 50% atrás. A relação peso potência é de excelentes 2,5 kg/cv, a velocidade máxima de 320 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4 segundos.

No campo das especificações técnicas, o Griffith não decepciona. A suspensão é independente nas quatro rodas e a direção conta com assistência elétrica. As rodas traseiras são de 20″, enquanto as dianteiras são de 19″, ambas com freios a disco ventilado e sistema ABS. O Griffith recebe ainda controle de tração configurável, que fecha o pacote voltado à esportividade.

Voltando a falar em design, o TVR Griffith é o primeiro veículo de produção baseado na tecnologia “Design’s iStream” do projetista Gordon Murray (co-criador da McLaren F1), que simplifica o processo de produção e, através da utilização de fibra de carbono, confere maior rigidez estrutural ao carro, onde o chassi e fabricado em carbono, aço e alumínio.

De acordo com o divulgado pela marca, TVR Griffith começará a chegar para os primeiros compradores somente em 2019 e, pelo menos no Reino Unido, o preço não será inferior a 100 mil euros. Haverá ainda uma edição especial limitada a 500 unidades, mas a marca divulgou que quase todos já foram comercializados em pré-venda.

Galeria

Fotos: Divulgação