SKYACTIV-X: os detalhes do revolucionário motor que equipará o novo Mazda3
junho 6, 2019Um dos principais focos da estratégia de desenvolvimento de tecnologia a longo prazo da Mazda é a necessidade de reduzir significativamente as emissões de CO2, oferecendo carros com bom desempenho e que, ao mesmo tempo, tenha um melhor consumo de combustível.
Dessa forma, a Mazda está empenhada em reduzir as emissões médias de CO2 para 50% dos níveis de 2010 até 2030 e para 90% até 2050.
O motor SKYACTIV-X SPCCI oferece boa potência, aceleração e desempenho, além de reduzido consumo de combustível, combinando os melhores atributos de ignição por faísca e por compressão. Com dois terços da produção global de eletricidade contando atualmente com o uso de combustíveis fósseis, a Mazda acredita que as regulamentações que colocam as emissões de um EV (veículo elétrico) em zero sejam insinceras. De fato, quando convertido para um valor “roda-a-roda”, as emissões médias de CO2 de um EV podem estar muito próximas de um veículo convencional, dependendo do mix de energia da qual a eletricidade é produzida.
Assim, reconhecendo que as motorizações elétricas não satisfazem atualmente o desejo da sociedade de reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa, a Mazda está se concentrando em melhorar as emissões reais de veículos elétricos maximizando a eficiência do motor de combustão interna. Por conseguinte, a Mazda tem procurado reduzir significativamente as emissões de CO2 dos motores a gasolina com base na análise dos fatores de controle da combustão. Um dos principais fatores de controle é o uso de uma mistura altamente pobre de ar e combustível: 2-3 vezes mais enxuta do que nos motores convencionais atuais. Esta mistura tem tão pouco combustível no ar que um motor normal com velas de ignição não poderia funcionar.
A Mazda já utiliza taxas de compressão excepcionalmente altas nos atuais motores a gasolina SKYACTIV para reduzir o consumo de combustível, o que leva à ideia de aumentar ainda mais a taxa de compressão e acionar o combustível simplesmente por compressão, como é normal nos motores a diesel modernos. No entanto, em décadas passadas, esta abordagem tem sido pesquisada várias vezes por vários Fabricantes de Equipamentos Originais, sem desenvolvimento, indo além do laboratório; o problema é a área operacional muito pequena na qual uma combustão estável e previsível era alcançável.
Assim, a Mazda repensou todo o processo e desenvolveu o seu próprio método de combustão patenteado – o SPCCI (Space Controlled Compression Ignition – Ignição de Compressão Controlada) e o novo motor SKYACTIV-X de 2.0 litros da empresa que utiliza este processo.
Com o SPCCI, o motor injeta uma mistura de ar e combustível, comprimindo-o até 16: 1, que está um pouco abaixo do nível necessário para obter a ignição por compressão. Para acender a mistura no momento certo, uma pequena injeção de combustível atomizado diretamente ao redor da vela gera um núcleo mais rico. Quando disparado, esse pequeno núcleo cria uma onda de pressão que percorre a câmara de combustão, aumentando a compressão e a temperatura até o ponto crítico em que o corpo principal de combustível entra em combustão. A variação de potência pode ser controlada através da primeira carga aspirada e por uma segunda carga injetada pouco antes de o pistão atingir sua posição ideal. Isso aumenta muito a área de operação enxuta e promove economia de combustível muito alta. A combustão convencional é usada somente em altas cargas do motor e durante partidas muito frias.
Ao controlar a ignição de compressão com uma vela de ignição, os problemas de combustão instável e batida podem ser evitados, conseguindo uma transição perfeita entre ignição por compressão e ignição por centelha. Isso significa que o mecanismo pode executar mais de 80% do tempo em um modo muito eficiente. Em áreas onde as baixas velocidades dos veículos são utilizadas com frequência, a economia de combustível pode ser melhorada em até 30% e as emissões de CO2 reduzidas em um valor correspondente graças ao uso de uma combustão super enxuta. Comparado com o motor MZR de 2008, a economia de combustível melhorou em impressionantes 35-40%, e o SKYACTIV-X iguala ou excede o mais recente motor a diesel SKYACTIV-D da Mazda em eficiência de combustível.
Com as melhorias sendo especialmente boas na faixa de carga leve do motor, o SKYACTIV-X desafia a crença generalizada de que os motores a gasolina de médio porte têm pouca economia de combustível nas cidades. O alcance dentro do qual o motor é capaz de fornecer economia de combustível foi drasticamente expandido com o uso do SKYACTIV-X, o que significa que este sistema é capaz de fornecer menor consumo de combustível em uma ampla gama de cenários de direção, incluindo condução de auto-estradas urbanas e de longa distância.
Mazda Skyactiv-X 180cv | |||
Potência máxima | (cv/rpm) | 180/6,000rpm | |
Torque máximo | (Nm/rpm) | 224/3,000rpm | |
WLTP consumo de combustível[1]: Novo Mazda3 Skyactiv-X (180 cv) | |||
Rodas de 16″ | Rodas de 18″ | ||
Combinado | MPG | 52.3-45.6mpg | 50.4-40.9mpg |
Extra-alto | MPG | 50.4-43.4mpg | 48.7-39.7mpg |
Alto | MPG | 61.4-53.3mpg | 57.6-47.9mpg |
Médio | MPG | 54.3-48.7mpg | 52.3-43.4mpg |
Baixo | MPG | 42.8-35.3mpg | 40.3-30.4mpg |
Emissão de CO2 (combinada) | g/km | 96-119g/km* | 102-125g/km* |
[1] Os veículos são homologados em conformidade com o procedimento de homologação WLTP (Regulamento (UE) 1151/2017; Regulamento (UE) 2007/715).
Fotos: Divulgação/ Mazda