Segredo: eis o novo Peugeot 208
janeiro 9, 2019O site francês L’Argus revelou algumas projeções que detalham o visual renovado do compacto da Peugeot, o 208. Já os lusitanos do Auto+ destrincharam um pouco mais e revelaram detalhes técnicos do modelo.
Segundo as publicações, o modelo deverá ser lançado ainda este ano e, uma de suas principais novidades (no mercado europeu, pelo menos) será a chegada de uma versão puramente elétrica e uma híbrida.
Alguns detalhes já foram confirmados pela fabricante francesa foi o sistema i-Cockpit, que será reprojetado e terá visual ainda mais marcante. Além disso, o modelo será fabricado sob nova plataforma e terá design inspirado na nova linguagem de estilo inaugurada com o 508. Segundo o Auto +, o visual será bastante inspirado no protótipo Fractal mostrado em 2015.
A nova plataforma será a CMP e fará com que o 208 aumente suas medidas, passando dos 3,96 metros para os 4,04 metros. O entreeixos não mudará, permanecendo com os atuais 2,54 metros, mas o porta-malas passará a ter 300 litros de volume.
O novo Peugeot i-Cockpit terá instrumentação 100% digital, com novo volante que terá a parte superior e inferior “cortadas”, novo console central e com tela multimídia posicionada mais acima e voltada em direção ao motorista.
Segundo dados apurados pelo Auto+, a nova plataforma CMP será cerca de 30 quilos mais leve que a atual PF1, tudo graças ao emprego de alumínio em maior quantidade e de outros materiais mais leves.
A principal vantagem da CMP é ser modular, com isso, será possível empregar um “powertrain elétrico” no compacto. Mas isso não aposentará as versões do ciclo Otto, mantendo os atuais blocos 1.2 Puretech (com versões aspiradas e sobrealimentadas para o mercado europeu) e uma inédita versão “envenenada” que contará com mecânica que renderá até 155 cv.
As versões do ciclo Otto continuarão a possuir versões com câmbio automático e manual, enquanto as versões Estarão disponíveis caixas manual e automática. As versões híbridas com tecnologia de 48 volts (alternador gerador) receberão caixa de dupla embreagem de sete velocidades. Já a e versão elétrica virá com um motor de 136 cv e 26,51 kgfm, com uma autonomia superior a 300 km (bateria de 50 kWh) segundo o ciclo WLTP.
Na plataforma CMP as baterias ficam localizadas no fundo do carro, com o eixo traseiro ligeiramente recuado para esse efeito. O carro não terá sistema de climatização, existindo no seu lugar uma nova geração de bomba de calor (que funciona somente até aos 5 graus negativos, mas até aos 37 graus negativos), e que consome entre um quarto a um terço de energia de um sistema convencional, oferecendo 50 km de autonomia.
O modelo terá ainda sistemas de recuperação de energia nos freios e no freio motor, permitindo recuperar até 20% de energia na cidade. O 208 terá um sistema de recarga externa da bateria (Plug In), que dura de 5 a 8 horas (Wallbox de 11 kW) ou 30 minutos (80% da carga) numa tomada de 100 kW. Em 2020, o PSA Group terá novos motores elétricos feitos pela japonesa Nidec e pacotes de baterias otimizados.
Outra novidade revelada pelo Auto+ foi confirmar que o futuro 208 GTI não terá um motor de combustão interna, mas sim uma motorização elétrica. Segundo a publicação, esta nas mãos da Peugeot Sport o desenvolvimento desta versão inédita, que terá menos porta-malas, mas terá um pacote adicional de baterias na região para propiciar maior autonomia.