Salão do Automóvel de São Paulo – Parte 2: um guia completo do que vale a pena ver
novembro 14, 2016Dando continuidade ao guia do Salão do Automóvel, veremos aqui os estandes que completam a exposição, como Subaru, D2D Motors, Porsche, Mitsubishi e muito mais. Confira:
Subaru
A famosa marca japonesa, consagrada por conceber modelos robustos e com tradição em rallys de velocidade, apresentou sua linha 2017 de modelos, bem como o novo Subaru XV e Outback.
Entre os destaques, estavam o Forester, Impreza WRX e WRX STI e Legacy, além Outback, outro modelo já tradicional da montadora.
D2DMotors
O Salão do Automóvel de São Paulo marcou a inauguração de mais uma nova marca nacional. A capixaba D2D Motors apresentou seus veículos que serão fabricados no estado do Espírito Santo. A implementação da fábrica iniciará em 2017, mas a operação deve começar apenas em 2019, comm capacidade para até 300 veículos/mês.
Troller
A Cearense Troller, hoje uma das marcas do grupo Ford, apresentou seu conceito T4 Xtreme, projetado no Centro de Design da Ford em Camaçari (BA). O modelo vem com central multimídia e compartimentos laterais, além de snorkel integrado à coluna A. Segundo informado pela montadora, boa parte do projeto foi impresso em impressora 3D.
Além dele, havia outras versões do T4 urbano, que utiliza o powertrain 3.2L turbo diesel de seis velocidades da Ranger, além de tração 4×4 com reduzida.
Mitsubishi
A marca dos três diamantes teve como principal novidade o lançamento da nova ASX. Basicamente, somente a dianteira recebeu um facelift. Além disso, comente uma L200 Triton totalmente equipada com acessórios para fora-de-estrada e seu modelo PX-33, o primeiro 4×4 do mundo.
Suzuki
A Suzuki foi um pouco mais longe e apresentou seus novos modelos Vitara e S-Cross. O crossover (S-Cross) será vendido nas versões 4You, 4Style e 4Style AllGrip. Além deles, destaque para o conceito Jimny Canvas, que remete aos antigos jipes com teto removível.
Chery
O estande mais surpreendente do Salão do Automóvel de São Paulo é, sem dúvidas, o da montadora chinesa Chery. Com modelos de visual muito mais refinado do que os que estamos acostumados, a única carinha conhecida é a do Celler. As novidades ficam para o Tiggo 2, SUV que será fabricado na fábrica da Chery em Jacareí (SP) no início do próximo ano e deverá vir com o motor 1.5 já utilizado pelo hatch e transmissão manual de cinco marchas. A transmissão automática ainda não tem prazo para comercialização.
Outro lançamento significativo da marca para o próximo ano é o Arrizo 5, modelo global da marca que é considerado um sedã pequeno. Para o Brasil, não foram revelados mais detalhes, mas na China o carro vem com um motor 1.5 de 116 cv de potência. Para o futuro, especula-se a chegada do Tiggo 7 e do Arrizo 7, modelos expostos no estande da marca, mas sem previsão de chegada por aqui.
Lifan
A outra montadora presente na exposição foi a Lifan. A marca, inclusive, realizou o lançamento mundial do SUV X80, preparado para levar até sete passageiros e com motor 2.0 turbo de 180 cv e transmissão automática de seis velocidades. Além disso, o acabamento é requintado, além de o visual ser bastante agradável.
Lexus
O estande da marca de luxo estava recheada de opções de veículos com powertrain híbrido. No estande, podemos encontrar o CT200h, primeiro modelo “verde” da marca no nosso país, o LC500h, com motor V6 3.5L a gasolina e outro elétrico de 359 cv, a transmissão é automática de 10 marchas, levando o modelo da inércia até aos 100 km/h em apenas 5 segundos.
Outra opção ecologicamente correta da marca é o sedã LF-FC, movido à célula de combustível. O tanque fica na base do carro e a tração é traseira. Enquanto a célula que faz a reação química é posicionada na traseira do veículo, a central de controle é posicionada na frente, proporcionando melhor equilíbrio de peso.
Citroën
Quem visita o estande da Citroën pode dizer que se sentirá em casa. Bom, este é o objetivo da marca que apresentou a nova versão do C4 Picasso, que recebeu novo pacote de acessórios, além de uma repaginada na dianteira (faróis e para-choque), deixando-a mais moderninha. Além disso, há a possibilidade de customizar o veículo com pintura em dois tons, diferenciando-se entre teto, coluna e carroceria. Mecanicamente, nada muda.
Outras novidades são a exposição Aircross Concept e do E-Mehari, modelo que já tem versão de produção e é comercializada na França.
Maserati
A marca do tridente apresentou, como maior destaque, seu primeiro SUV, o Levante. O modelo será comercializado no velho continente com motores a gasolina ou diesel, mas por aqui, não foram informados os detalhes do modelo que será importado. O motor do ciclo Otto, que provavelmente será comercializado por aqui, é V6 de 3.0L e sua potência varia entre 350 e 450 cv, dependendo da configuração. Em ambos, a transmissão é automática. Outros modelos presentes no estande são os sedãs Quattroporte e Ghibli, o cupê GranTurismo e o conversível GranCabrio.
Porsche
Os apaixonados por esportivos alemães se deliciarão no estande da Porsche. Como grande destaque, a nova geração do Panamera, incluindo a 4 E-Hybrid, que oferece nada menos do que 462 cv de potência e um consumo de 40 km/l.
Além do Panamera, Cayenne Hybrid, 911, 718 e o 919 hybrid são outros modelos que poderão ser vistos ao vivo.
BMW/MINI
A BMW surpreendeu e trouxe para o Salão do Automóvel seu mais recente lançamento, o X2, que foi confirmado para ser vendido por aqui a partir de 2018. Utilizando a tração dianteira compartilhada com o MINI, o modelo é como um X1 mais bonitinho, trazendo inclusive o seu powertrain diesel e gasolina, incluindo o motor 2.0 turboflex.
Do lado da MINI, o Cabrio S e o Clubman foram os escolhidos para a exposição. Ambos os modelos já estão à venda.
Espaço dos sonhos
O espaço, o último do pavilhão, trouxe o que faltava para o público ver o evento como completo. Lá, modelos Lamborghini Hurácan, Ferrari California T, Jaguar F-TYPE R AWD e Tesla Modelo S70 estão expostos para que todos possam ter o gostinho de ver e tocar esportivos de verdade.