Salão do Automóvel de São Paulo – Parte 1: um guia completo do que vale a pena ver

Salão do Automóvel de São Paulo – Parte 1: um guia completo do que vale a pena ver

novembro 10, 2016 Off Por Fernando Naccari

O Salão do Automóvel de São Paulo está imperdível. Ao todo, são 32 marcas presentes e 120 expositores. A organização espera mais de 750 mil visitantes durante os 10 dias do evento, mas os primeiros dias de feira mostram que este número não será difícil de ser batido. Aqui, você verá um guia completo do que você encontrará nos estandes de cada marca. Há locais que você não pode deixar de visitar!

img_1702

Quem visitar o Salão do Automóvel este ano notará que as fabricantes optaram por mostrar as novas tendências em downsizing, tecnologias de mobilidade urbana, híbridos e esportivos de todos os tipos.

A principal vantagem do novo local é ser um pavilhão totalmente climatizado e com infraestrutura moderna quando comparada ao antigo local no Anhembi.

Mas, quem for à exposição este ano, verá que há muitas outras atividades a serem exploradas do lado de fora do pavilhão, como pista de test drive para veículos Chevrolet, Land Rover, Peugeot, Citroën Volkswagen e Nissan, em um espaço de 20 mil m², com 35 modelos, em um total de 80 a 100 veículos.

Estande-a-estande 

Kia Motors

A fabricante coreana trouxe ao Salão uma grande gama de modelos, desde elétricos até modelos de alto luxo. Como lançamento, está o novo Cerato, que recebeu um pequeno tapa no visual e deve ter sua comercialização iniciada ainda este mês pelo preço de R$ 76.990. Além disso, no estande da montadora, podemos ver o SUV híbrido Niro, Optima GT, Cadenza GDI, Grand Carnival, Mohave, Picanto, Quoris, Soul, Soul EV e o Sorento.

Chevrolet

A marca da “gravata” trouxe para o Salão do Automóvel deste ano sua gama de veículos renovados. Houve destaque também para a tecnologia OnStar, exclusiva da marca e em ascensão no Brasil.

Entre os veículos no estande, destacam-se o Camaro que, aqui pode ser encontrado na versão conversível e cupê, o Novo Cruze Sport6 e Tracker, mais recentes lançamentos da marca, além dos novos Onix, Prisma, Spin, Cobalt, S10, Cruze Sedã, Montana e Trailblazer.

Fiat

No estande da marca italiana, não há grandes novidades em termos de novos veículos, exceto pelo novo Mobi Drive, que traz a motorização três cilindros e o roadster 124 Spider, com motorização 1.4. Também foi apresentada a Toro Black Jack, modelo em que tudo vem na cor negra, inclusive o tradicional símbolo da Fiat que, nesta versão da picape, abandona a coloração vermelha. Além deles, você encontrará os outros veículos da gama, como o Punto, Palio, Grand Siena.

FCA – Jeep/Chrysler/Dodge/RAM

O estande das marcas é um dos mais interessantes do evento. Nele, você encontra modelos icônicos, como o apaixonante Dodge Challenger Hellcat de 717 cv que, ao contrário do que acontece em outros estandes de marcas, está aberto e você pode entrar e se sentir como parte do veículo – mesmo que por alguns segundos – há o Chrysler Pacifica, minivan de luxo com claro DNA de veículo de família americano, duas picapes RAM, uma RAM 1500 e uma robusta Laramie, além de toda uma família Jeep, como o Grand Cherokee Overland, que deve chegar no 1º semestre de 2017, o Grand Cherokee SRT, diversas versões do Renegade, como um em edição comemorativa aos 75 anos da marca e o Novo Compass.

Toyota

A montadora japonesa destacou em seu estande sua vocação para modelos fora-de-estrada, como uma Hilux de rally – que estava montada como um “super videogame”, em que o visitante poderia dirigi-la virtualmente em um terreno acidentado – e para modelos híbridos, como o Mirai e o Prius, que recebia um destaque na porta informando que este era um carro isento de rodízio na cidade de São Paulo.

Além disso, a Toyota apresentou a nova geração do RAV4, que será comercializada no primeiro trimestre do próximo ano e o conceito C-HR que, embora houvesse expectativa, não será comercializado no Brasil.

Ford

O lançamento mais importante para o nosso mercado, no estande da Ford, foi o novo Ka Trail. Com visual aventureiro, a nova versão tem previsão de comercialização no início do próximo ano.

Outro veículo que estava exposto e que tem sua comercialização prevista é o Mustang. Para rivalizar diretamente com o Chevrolet Camaro, o modelo deverá chegar oficialmente por aqui somente no último trimestre do ano que vem, e chegará na versão GT, com motor V8 de 441 cv.

Estiveram expostos ainda o Mustang GT 350R, os novos Fusion, o belíssimo Ford GT, F-150 Raptor, Ranger, Edge, New Fiesta, Focus hatch e fastback, Ka, Ka+ e EcoSport.

Volkswagen

Não há como ser diferente e apontar para outro lado: o Gol GT Concept é o veículo mais assediado do estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo. O modelo, que foi totalmente elaborado pela equipe de Design da montadora, traz traços extremamente modernos e, no interior, acabamento de classe superior. O veículo em cor cinza escuro e com filetes vermelhos cuidadosamente distribuídos, casam muito bem com o aspecto do carro, deixando o Gol GT respirar esportividade.

Além do Gol GT, também destacavam-se os elétricos I.D. e  Budd-e. Para o mercado brasileiro, a VW anunciou o inédito T-Cross Breeze, com design de um novo SUV (utilitário) e conversível da marca.  Vem equipado por um motor 1.0 TSI a gasolina, com potência de 110 cv. Os outros veículos que estavam no estande da marca eram a nova Amarok, o Gol Track e o up! Track, o Cross Fox Urban White, o Tiguan 1.4 TSI, o Golf e Variant 1.4 TSI, e o esportivo Golf GTE Sport.

Audi

A montadora alemã apresentou em seu estande sua Sonda Lunar quattro, que a tornará a primeira montadora de carros a levar sua marca para a lua. Esta sonda deverá ser enviada até à bordo de um foguete e, a partir de então, começará a transmitir imagens e vídeos em alta resolução para a Terra.

Voltando para o Salão do Automóvel, os outros destaques da montadora são o programa Audi Share, que consiste no compartilhamento de carros Premium, o h-tron quattro, que combina a tecnologia de célula de combustível de 150 cv a uma bateria adicional de 136 cv – seu reservatório de combustível pode ser recarregado com hidrogênio em somente quatro minutos, os novos RS6 Avant e RS7 Sportback, e o lindo S8 Plus, que vem com motor 4.0 V8 biturbo de 605 cv, e chegará ao mercado brasileiro em dezembro, o toda a linha de esportivo S e RS.

Nissan

A montadora japonesa fez o lançamento oficial da nova versão da picape Frontier que chega nas opções com câmbio manual de seis velocidades e automática de cinco velocidades e  motor turbodiesel 2.5, 16V, de 190 cv. Além dela, haviam diversas modelos do Kicks que, na versão SL, vem com uma câmera 360º e detector de objetos em movimento (Moving Object Detection), sistemas que utilizam quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e ajudar a alertar sobre perigos que não tenham sido notados.

A marca japonesa também mostrou seu protótipo GT para a próxima geração: o Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo, com design futurista e alta tecnologia e o incrível GT-R, modelo devorador de pistas e que, a cada quilometro rodado em todo mundo, conquista novos fãs.

Honda

Quem chegar ao estande da marca verá modelos para todos os gostos. Destaques para o lançamento mundial do SUV WR-V, modelo que será fabricado em Sumaré (SP) no início do próximo ano e é equipado com motor 1.5 de 116 cv de potência. Além dele, estavam presentes os novos Civic, City, Fit, HR-V e o McLaren-Honda MP4/31, o Fórmula que disputa a atual temporada da categoria com os pilotos Jenson Button e Fernando Alonso.

Renault

Outra montadora que trouxe um Fórmula 1 para o Salão do Automóvel foi a Renault. Com o R.S. 16 exposto, a Renault deixou o gostinho de como seria bom ter um brasileiro na escuderia no próximo ano. Além do F1, os franceses lançaram três novos SUVs para o mercado brasileiro: a Captur, SUV com itens como controles eletrônicos de estabilidade e de tração, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave-cartão hands free, retrovisores elétricos rebatíveis, entre outros itens de série; Koleos, SUV premium de grande porte, e o SUV urbano compacto Kwid. A Captur tem pré-venda a partir do evento e vendas efetivas começando em fevereiro de 2017.

A esportividade também foi destacada pelo Sandero R.S. Grand Prix Concept, que vem nas cores preta e dourada, além de um grande número 12, em homenagem ao Lotus-Renault utilizado por Ayrton Senna em meados dos ano 80. Outro modelo também bastante assediado foi o superesportivo Renault Sport R.S. 01 (com motor biturbo 3.6 V8 de 550 cv de potência).

Mercedes-Benz

Como não poderia deixar de ser, o estande da montadora alemã esbanjava luxo e esportividade. O novo Classe C Maybach S 500, modelo lançado para o nosso país, é mais do que luxo sobre rodas, é requinte que dificilmente será encontrado em outro modelo de produção.

Incluindo o carro-conceito Concept IAA, a Mercedes-Benz disponibiliza 30 veículos no Salão. Entre eles, está o novo Classe E – considerado o “sedã mais inteligente do mundo” – apresentado na versão Mercedes-AMG E 43 4MATIC com o motor V6 biturbo de 401 cv, os AMG S 63 4MATIC Cabriolet e o C 300 Cabriolet. Entre os alemães, também havia SUV: o novo GLC 250 4MATIC Coupé.

Peugeot

A Peugeot sempre surpreende em eventos como o Salão do Automóvel, trazendo modelos que encantam pelo visual e tecnologia, bem como lançamentos importantes para o nosso mercado. Dessa vez, não foi diferente, pois o protótipo Fractal chamava a atenção de longe. O modelo esportivo possui propulsor elétrico com autonomia de até 450 km e tem seu interior 80% produzido em impressora 3D. Com relação as novidades para o mercado brasileiro, está o novo 3008 que será comercializado a partir do próximo ano, e o novo i-Cockpit, que promete maior interação com o motorista, deixando todos os comandos da direção próximos ao volante.

Entre os modelos expostos, estão o Peugeot Traveller i-Lab, e os show cars Pyrit e Kyanit, baseados nos Peugeot 208 GT e Peugeot 2008 Griffe THP, ambos com motor 1.6 Turbo de 173 cv .

Jaguar-Land Rover

Do lado da fabricante de SUVs, a Land Rover expôs pela primeira vez ao público brasileiro o novo Discovery, que é todo fabricado e alumínio e lhe confere menor peso que a antiga versão. Mecanicamente, são dois motores disponíveis: o  3.0 V6 diesel de 258 cv e o V6 supercharged gasolina de 340 cv. A marca também apresentou a nova Range Rover Evoque, Evoque conversível e o Discovery Sport, que serão produzidos na nova fábrica da Jaguar, em Itatiaia (RJ). Por falar em Jaguar, a marca apresentou o superesportivo F-TYPE SVR, que traz o motor V8 5.0 de 574 cv de potência e pode chegar até os 100 km/h, partindo da imobilidade, em apenas 3,7 segundos.

Hyundai

Conforme era esperado e divulgado nas redes sociais, a Hyundai revelou seu novo SUV Creta, que tem previsão para ter suas vendas iniciadas no começo do ano que vem.

Além do Creta, a Hyundai revelou os dados do New Tucson – o utilitário esportivo mais famoso da marca será vendido na nova configuração, mas a versão antiga não sairá de linha por aqui -, o novo Elantra com design totalmente novo e com motor Flex NU 2.0 DOHC que desenvolve 167 cv quando abastecido com etanol e 157 cv utilizando gasolina.

Outra novidade da marca foi a apresentação do IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização disponíveis para um único modelo – híbrida, híbrida plug-in e elétrica. O IONIQ Híbrido é equipado com motor Kappa 1.6 GDI, a gasolina, com quatro cilindros e 105 cv de potência, em conjunto com um motor elétrico de 32 kw (43 cv), alimentado por uma bateria de íons de lítio. Juntos, os dois propulsores totalizam uma potência combinada de 141 cv, atingindo a velocidade máxima de 185 km/h com emissões de CO² abaixo de 79 g/km.

Já o IONIQ Híbrido Plug-in traz o mesmo motor 1.6 da versão híbrida aliado a um propulsor elétrico de 45 kW (61 cv) e uma bateria de íons de lítio de alta performance, que rende até 50 quilômetros no modo exclusivamente elétrico. O IONIQ Elétrico, por sua vez, oferece uma condução elétrica pura por meio de uma bateria de íons de lítio de 28 kWh, garantindo uma autonomia estimada de mais de 250 quilômetros.