Renault: novos chassi e motor para 2017, já os pilotos…
novembro 9, 2016A Renault pretende ter uma temporada de 2017 totalmente diferente da atual. A principal notícia agora é que a montadora decidiu parar todo o projeto de evolução do atual propulsor para produzir um novo, do zero, percebendo que o atual já havia chegado a um estágio de evolução que não poderia ser melhorado da forma como esperam.
O grande problema disso é que um motor completamente novo não é garantia de eficiência e, principalmente, segurança. Mesmo com toda experiência acumulada pela marca ao longo dos anos na F1, um projeto novo é bastante arriscado.
Pelo menos uma coisa é certa: a Renault sabe o que não deve fazer e para onde deve seguir, como o caso da Mercedes a anos atrás. Mas, convenhamos, a tarefa não será nada fácil. Em entrevista ao site Motorsport.com, Frederic Vasseur, responsável pela equipe, confirmou a informação: “Nós teremos um propulsor 100% novo. Isto significa o fim do desenvolvimento do motor atual.” Com esta notícia, especula-se que a Renault pode adotar as mesmas estratégias da Mercedes, como separar a turbina do compresssor, mas Vasseur não confirmou.
Com relação às novidades no regulamento para o próximo ano, sabemos que só um bom motor não adianta, pois a aerodinâmica será peça fundamental no desempenho. Assim, se os engenheiros da Renault conseguirem fazer o que ninguém conseguiu até aqui, que é “copiar” a Mercedes e oferecer um motor e carro excelentes, não poderemos criar grandes expectativas até os primeiros testes da próxima temporada.
Outra novidade está dentro do cockpit. Após confirmar a contratação de Nico Hulkenberg nas últimas semanas, a segunda vaga restante, que era uma das últimas esperanças de Felipe Nasr permanecer no grid ano que vem, hoje, foi preenchida. A equipe Renault Sport F1 oficializou a renovação do contrato de Jolyon Palmer.
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