Foram cinco longos anos de espera pelo o que a Honda considera “o hot hatch mais aguardado do mundo”, o Civic Type-R. Anunciado pela marca japonesa como um “carro de corrida para as ruas”, o modelo estabelecerá novos parâmetros para o segmento hot hatch com tração dianteira.
A versão de produção será revelada ao público no 85º Salão de Genebra (de 5 a 15 de março), mas alguns detalhes já foram descritos a imprensa na noite de ontem.
O Type R traz, pela primeira vez, o novo motor Honda VTEC Turbo que faz essa nova versão ser a de maior performance dos 22 anos de história do “H” vermelho. O propulsor de 2.0 litros possui injeção direta turbocharger, capaz de entregar 310cv como pico de potência a 6.500rpm, e o pico do torque é de 40,7 kgfm a 2.500rpm, valores mais altos do que qualquer outro Type R já produzido e o melhor, como um bom esportivo, possui câmbio manual (seis velocidades).
Não só isso, quando acelerado à marca vermelha do conta-giros, algo em torno de 7.000rpm, o motor da nova geração Honda Earth Dreams Technology, apresenta aumento de torque final e entrega de aceleração graças à seu avançado turbocharger. Tudo isso faz com que o Type R apresente números surpreendentes para um hatch de tração dianteira (nada menos que o mais rápido): aceleração de 0 a 100km/h em apenas 5,7 segundos e velocidade máxima de 270km/h.
Fora o desempenho avassalador do motor Honda, o design do veículo foi totalmente pensado para um propósito funcional (sem contar que é lindo). Este desenho garante melhor eficiência, estabilidade em altas velocidades e altos níveis de pressão aerodinâmica (downforce).
Para que isso fosse possível, foram realizados diversos testes em túnel de vento nas instalações da Honda em Sakura, Japão, local onde são desenvolvidos os motores Honda da Fórmula 1, além de diversos ensaios em modelos DCF (Dinâmica Computacional de Fluidos). Depois de tantos ensaios, o Type R acabou de ser projetado com alguns protótipos nas pistas, nada mais, nada menos que Suzuka, Nürburgring Nordschleife e na pista de testes da empresa em Takasu.
No projeto final, o Type R ganhou um assoalho praticamente plano, favorecendo a aerodinâmica do veículo e, associado a um difusor traseiro, grudam o carro no asfalto de maneira eficaz. A asa traseira foi redesenhada com base no Type R Concept e cuidadosamente construídas para otimizar a pressão aerodinâmica sem causar aumento significativo do arrasto em altas velocidades, situação ideal para melhoria de aderência à pista, em particular em curvas de alta velocidade. No conjunto aerodinâmico associam-se um splitter frontal e saias laterais.
Com toda essa potência, administrar as altas temperaturas também foi uma missão da equipe de design, não só da engenharia japonesa. Com isso, grades superiores e inferiores no para-choque permitem a entrada de um maior volume de ar para refrigerar o compartimento do motor. O fluxo de ar é canalizado para difusores acima das rodas nos para-lamas e entradas de ar dos ampliados arcos das rodas dianteiras para proporcionar um melhor resfriamento e ventilação ao motor de alta performance.
Novas rodas de liga leve de alta rigidez de 19 polegadas, exclusivas do Type R, complementam as mudanças visuais. O conjunto é complementado por pneus 235/35R19 desenvolvidos especialmente para o modelo. Para segurar esta fera sobre rodas, o carro vem com um pacote de freios Brembo de alta performance, desenvolvido especialmente para ele. Na parte dianteira, pinças de quatro pistões exercem a força de frenagem sobre os discos de 350 mm frisados.
No interior, foram feitas diversas melhorias estéticas e funcionais, oferecendo ainda mais exclusividade ao modelo. Exemplos disso são a manopla do câmbio feita em alumínio escovado (assim como a tradição do modelo pede), bancos esportivos com acabamento em tecido preto e efeito tipo suede com costura dupla vermelha e revestimento do volante com o mesmo tipo de costura.
A suspensão do veículo é um show à parte. Um novo sistema de amortecimento adaptativo de quatro pontas foi desenvolvido para propiciar um controle individual e contínuo de cada roda, oferecendo melhor aderência ao asfalto, limitação da transferência de carga sobre as rodas em situações de aceleração e frenagem acentuados e manutenção do conforto e estabilidade nas ruas.
Na dianteira, a suspensão conta com eixo duplo que, segundo a montadora, reduz em 50% a derrapagem em acelerações quando comparado ao Civic comum. Na traseira, há barra de torção em forma de H e é construída para melhorar em 180% o efeito de rolagem, aperfeiçoando ainda mais a estabilidade em curvas de alta velocidade.
Estes sistemas são complementados por uma Direção Elétrica de Pinhão Duplo que ajuda a entregar uma rápida e linear resposta do volante, além da sensação de muito controle.
VOCÊ ACHA QUE ESTÁ BOM? AINDA TEM O +R
O Type R estreia o novo botão ‘+R’ que aumenta a velocidade de resposta de diversos sistemas do chassi e do Drivetrain do veículo, o que torna o esportivo ainda mais apimentado e voltado para a condução em altas velocidades em pistas.
Quando o modo +R estiver ativado, a resposta do motor é aumentada com o mapeamento do torque modificado para uma configuração voltada à performance e maior agressividade. A assistência à direção é reduzida e o volante fica mais sensível aos comandos do motorista, e a força de amortecimento básica do novo Sistema de Amortecimento Adaptativo de quatro pontas é aumentada em 30%. Isso significa um comportamento mais firme e ágil do carro para uma condução de alta performance.
PACOTE GT AINDA OFERECE MELHORIAS
Os consumidores terão a opção de customizar seu novo Civic Type R com o novo Pacote GT. Externamente, imprime sua assinatura em destaques vermelhos nos splitters dianteiros e difusores traseiros para causar um impacto visual ainda maior, mas é de baixo da pele que as melhorias do Pacote GT mais expressivas serão encontradas.
O condutor se beneficiará ainda com características de comodidade extra, tais como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor crepuscular, limpadores de para-brisa automáticos com sensores de chuva e rebatimento elétrico dos retrovisores. Navegação Garmin integrada via satélite (incluindo quatro anos de atualização gratuita dos mapas) é acrescentada ao sistema Honda Connect. Audiófilos serão cativados pelo CD player e um sistema de som Premium com oito alto falantes e potência de 320 watts.
Todos os ocupantes irão apreciar o controle de ar condicionado dual zone automático e a sofisticação da cabine potencializada com uma luz ambiente vermelha.
O Pacote GT também inclui os Sistemas de Assistência ao Motorista Avançados (Advanced Driver Assist Systems) da Honda. Trata-se de um abrangente conjunto de tecnologias de segurança baseadas em sensores Forward Collision Warning, Lane Departure Warning, Traffic Sign Recognition system, High-Beam Support System, Blind Spot Information, e Cross Traffic Monitor. O sistema City-Brake Active da Honda virá de série no Civic Type R.
O Type R está disponível em cinco cores distintas que conferem ao novo e arrojado estilo um maior impacto visual. Além da Championship White – compartilhado com sucessivas gerações dos icônicos modelos Type R–, os consumidores podem ainda escolher entre as cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metálica), Brilliant Sporty Blue (metálica) e Milano Red.
O novo Honda Civic Type R chegará às lojas da Europa a partir deste verão. As especificações completas do veículo serão anunciadas no devido momento.
DESEMPENHO NAS PISTAS
Se você gosta de ouvir o ronco do motor e sentir as oscilações de asfalto que só Nürburgring pode lhe oferecer, veja neste vídeo o desempenho do novo Civic Type R nas pistas e veja como ele conseguiu marca inferior aos 8min no “Inferno Verde”:
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Fotos e Vídeo: Divulgação
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