O futuro chegou: Tesla anuncia que seus veículos podem ser 100% autônomos

O futuro chegou: Tesla anuncia que seus veículos podem ser 100% autônomos

outubro 21, 2016 Off Por Fernando Naccari

A Tesla divulgou na última quinta-feira uma notícia que promete mudar nosso conceito de mobilidade atual: todos os seus modelos de produção terão capacidade de condução autônoma.

“Os carros autônomos terão um papel crucial na melhoria da segurança dos transportes e aceleração na transição do mundo para um futuro sustentável. A total autonomia permitirá a qualquer Tesla ser substancialmente mais seguro do que um condutor humano, baixar o custo financeiro dos transportes para quem tem um carro e oferecer mobilidade on-demand de baixo custo para quem não tem”, disse Elon Musk, CEO da Tesla Motors.

Com isso, todos os modelos em produção, inclusive o novíssimo Model 3, que estará disponível somente no segundo semestre do ano que vem, virão com o hardware inteligente para que ocorra a condução autônoma, sem a intervenção do motorista. Aliás, os Model S e Model X já podem ser encomendados.

tesla-model-x1

Ao todo, a Tesla informa que os modelos virão com oito câmeras e visibilidade de 360º com campo de “visão” de até 250 metros em cada uma. Para completar, o veículo virá com 12 sensores ultra sônicos que detectam a presença de objetos no percurso, com capacidade de detecção dobrada em relação às câmeras.

Na dianteira, os veículos trazem um radar com capacidade avançada de processamento, que trabalha em conjunto com os outros sistemas em redundância, sendo capaz de gerar informações sobre o tráfego independente da condição climática.

Para permitir que todas estas informações sejam processadas e executadas de maneira correta, o computador de bordo dos novos Tesla serão até 40 vezes mais potentes que os utilizados atualmente, além de trabalharem como uma nova rede desenvolvida pela marca, atuando praticamente como um cérebro, processando informações visuais, do sonar e do radar. “Este sistema fornece uma visão do mundo que um condutor individual não consegue ter, vendo em todas as direções simultaneamente e em frequências que vão bem além dos sentidos humanos”, explicou a Musk.

Para assegurar a funcionalidade do sistema, a Tesla informou que ainda irá calibrar e melhorar o sistema muitas vezes, usando “milhões de quilômetros de condução no mundo real, para assegurar melhorias significativas à segurança e conveniência”.

Vídeo

[wpvideo ctinD7z7]

Fotos e vídeo: Divulgação