Novo VW Polo GTS faz 0 a 100 km/h em 8s4 e custa R$ 99.470

Novo VW Polo GTS faz 0 a 100 km/h em 8s4 e custa R$ 99.470

janeiro 24, 2020 Off Por Fernando Naccari

Esportivo chega completo de fábrica e traz como opcionais o sistema de som Beats e a pintura metálica, apenas

A Volkswagen anunciou na manhã desta quinta-feira (26) a chegada do esportivo Polo GTS, que resgata a sigla após 26 anos de hiato. O hatch vem “completaço de fábrica”, incluindo painel de instrumentos digital (Active Info Display) com iluminação vermelha, novidades no exterior e mecânica turbo.

Visual

Por fora, o novo Polo GTS tem visual exclusivo, com destaque para os faróis full LED com filete interno vermelho que invade a grade do motor (com formato de colmeia) que, por sinal, ostenta o logo “GTS”. O para-choque dianteiro também é novo e ficou mais encorpado do que nas versões “comuns”.

Quando olhamos de lado, as rodas 17″ são diamantadas e são calçadas por pneus 205/50 R17; os retrovisores possuem capa pintada em preto-brilhante.

Já na traseira, o porta-malas vem com defletor também pintado em preto-brilhante e a porção inferior do para-choque vem com visual exclusivo. Outros destaques são as lanternas em LED com visual diferenciados em relação à versão Highline. O escapamento também possui dupla-saída exclusiva.

Por dentro, teto, bancos e laterais são predominantemente pretos. Os bancos, por sinal, são esportivos e proporcionam melhor apoio lateral em curvas. Outra mudança está no apoio de cabeça, que passa a ser integrado ao encosto. O revestimento mescla tecido e couro, com visual em linhas horizontais que remete ao utilizado nos GTS dos anos 80.

O volante também é novo e traz acabamento em couro com costuras vermelhas e sigla GTS. Os tons vermelhos também são repetidos nas saídas de ar, base da alavanca de câmbio e nos tapetes.

Motor e Câmbio

O hatch esportivo é puxado pelo motor 250 TSI de 1,4 litro, 150 cv e 25,5 kgfm (250 Nm de torque) e comandado pelo câmbio automático (AQ250 – o mesmo do Jetta, mas com acerto esportivo) de seis marchas. Com este conjunto, o hot-hatch acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8s4 e atinge ótimos 207 km/h de velocidade máxima.

Como um autêntico esportivo da nova geração, o Polo GTS vem botão de seleção de quatro modos de condução: “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. No caso do modo esportivo, quando selecionado, entra em ação o atuador sonoro que, segundo a fabricante, “amplifica o prazer ao dirigir, garantindo mais emoção”.

Ainda falando em recursos eletrônicos, o Polo GTS é equipado com bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+) que faz parte do controle eletrônico de estabilidade (ESC). Vale ressaltar que o ESC também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.

Itens de Série

A lista de equipamentos de série é farta, incluindo o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.

Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade (piloto automático).

Como opcional está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além do recurso de variação do espaço no porta-malas (s.a.v.e.) e rede para objetos no compartimento.

O Polo GTS está disponível em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado) e metálicas (Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum).

Fotos: Volkswagen / Divulgação