Novo Jeep Wrangler tem detalhes revelados

Novo Jeep Wrangler tem detalhes revelados

julho 10, 2018 Off Por Fernando Naccari

O tradicionalíssimo Jeep Wrangler teve seus dados revelados para o mercado europeu e americano. Segundo a fabricante, a nova geração está pronta para escrever um capítulo novo e sem precedentes na história da marca Jeep desde a sua fundação em 1941. Com dinâmica repensada, o novo Wrangler, dependendo do acabamento, incluem dois sistemas avançados de tração nas quatro rodas ativos e sob demanda – Command-Trac e Rock Trac, além do Tru-Lock, com sistema de ‘travas’ elétricas de eixo dianteiro e traseiro, além do diferencial de deslizamento limitado Trac-Lok.

Preparado para rodar desde o terreno mais acidentado às ruas das grandes cidades, o modelo recebeu um leve toque no visual para deixá-lo mais moderno, mas mantendo-se fiel ao estilo original. A quarta geração do Jeep Wrangler é oferecida em três diferentes níveis de acabamento: Sport, Sahara e Rubicon – todos disponíveis em configurações de duas ou quatro portas, e em um pacote Overland novo, exclusivamente na versão Sahara, garantindo um nível maior de desempenho fora-de-estrada.

Na Europa, as vendas do novo Jeep Wrangler começarão em setembro. Fora da Europa (Rússia e Oriente Médio), as primeiras unidades do novo Wrangler estarão disponíveis a partir de julho. Não há previsão ainda da chegada do modelo ao Brasil.

Novos Motores

A gama de motores Wrangler foi ampliada com a introdução de dois novos motores – o turbo diesel MultiJet II de 2,2 litros e o motor a gasolina de quatro cilindros em linha de 2.0 litros turbo. Ambos se juntam ao motor V-6 Pentastar de 3,6 litros atualizado para o novo Wrangler e já disponível em sua oferta de motores. Todas as opções de motor Wrangler são acopladas a uma transmissão automática de oito velocidades, uma novidade para este modelo. Novo motor turbo diesel MultiJet II de 2.2 litros: com a tecnologia MultiJet de segunda geração, o novo e eficiente motor a diesel de 2,2 litros apresenta quatro válvulas por cilindro, eixo de comando duplo (DOHC) acionado por correia, sistema de injeção Common Rail de 2.000 bar, injetores de solenóide e um turbocompressor de geometria variável (VGT). Acoplado a uma nova transmissão automática de oito velocidades, o motor turbo diesel de 2.2 litros oferece 200 cavalos a 3.500 rpm e um torque de 450 Nm a 2.000 rpm. O motor de 2.2 litros também possui tecnologia Stop-Start (ESS) para economia de combustível. O novo motor de quatro cilindros em linha turbo de 2.0 litros oferece 272 cavalos de potência a 5.250 rpm e 400 Nm de torque a 3.000. rpm e recursos do motor Stop-Start (ESS). Acoplado à nova caixa de velocidades automática de oito velocidades, este motor faz parte da família de arquitetura Global Medium Engine e dispõe de eixos de excêntricos (DOHC) duplos, comando de válvulas duplo independente e sistema de recirculação de gases de escape arrefecidos (C-EGR). Esta é a primeira vez que o uso combinado de um turbocompressor Twin Scroll, sistema C-EGR, injeção direta central e a admissão independente de resfriamento líquido de ar, corpo de borboleta e turbo foram empregados juntos. Essa combinação de tecnologias oferece níveis superiores de desempenho e, ao mesmo tempo, reduz o consumo de combustível. O novo 2.0 litros estará disponível em toda a Europa no quarto trimestre de 2018.

Já no caso do conhecido motor Pentastar V-6 de 3,6 litros tem 284 cavalos de potência a 6.400 rpm e 347 Nm de torque a 4.100 rpm e agora dispõe de Stop-Start (ESS) como equipamento de série. Ele foi projetado para fornecer uma ampla faixa de torque com foco no torque low-end – uma característica essencial de um veículo com níveis extremos de desempenho off-road, como o Wrangler. O motor a gasolina de 3,6 litros estará disponível apenas em mercados específicos fora da Europa, como o Oriente Médio.

4×4 em detalhes

Dois sistemas de tração nas quatro rodas estão disponíveis: Command-Trac – nos níveis de acabamento Sport e Sahara, e Rock-Trac – padrão na configuração Rubicon, o modelo mais robusto e capaz para condução fora de estrada. Ambos os sistemas contam com a nova caixa de transferência de tração integral Selec-Trac de duas velocidades para um monitoramento e gerenciamento contínuos do torque enviado para as rodas dianteiras e traseiras.

Em detalhes, o sistema de tração nas quatro rodas Command-Trac apresenta uma caixa de transferência de duas velocidades com uma relação de transmissão de 2,72: 1, com diferenciais Dana dianteiros e traseiros com relação de 3,45 para a versão a gasolina e 3,73 para as versões diesel.

O sistema opera em 4 modos de condução (mais Neutro):

  • 2H (marcha alta com tração em duas rodas);
  • 4H AUTO (alta velocidade com tração integral sob demanda);
  • 4H Part-Time (Tração nas quatro rodas de alta gama);
  • N (neutro);
  • 4L (Tração reduzida nas quadro rodas)
  • O novo Wrangler possui tecnologia de deslocamento rápido que permite alternar entre 2WD e 4WD High range em velocidade de até 72km/h.

Em condições normais de condução, a Command-Trac opera em tração nas duas rodas (2WD) e transfere 100% do torque do motor para o eixo traseiro.

Ao deslocar a alavanca dedicada para a posição 4WD High, o motorista pode alternar para o modo de tração nas quatro rodas, ideal para dirigir em superfícies escorregadias, como areia, lama, neve ou gelo. O modo 4H pode ser selecionado para operar no novo modo Auto – ideal para um uso confiável e confortável em qualquer condição de direção graças ao monitoramento e gerenciamento contínuos do torque e ao engate e desengate automático do 4WD conforme necessário para manter a tração. , ou no modo 4H Part Time, que garante que o torque seja sempre distribuído uniformemente entre os eixos dianteiro e traseiro. Para enfrentar pistas off-road extremamente desafiadoras e exigentes, os motoristas podem usar o modo 4WD Low com uma relação de marchas de baixo alcance de 2,72: 1 que multiplica o torque do motor.

Um diferencial traseiro de deslizamento limitado Trac-Lok disponível oferece torque extra e aderência durante situações escorregadias de baixa tração, como dirigir sobre areia, cascalho, neve ou gelo.

Jeep Wrangler Os modelos Rubicon proporcionam potência off-road adicional e estão equipados com o sistema Rock-Trac 4×4, com caixa de transferência de duas velocidades com relação de transmissão de baixo alcance de 4,0: 1 e eixos dianteiros e traseiros Dana 44 de última geração para serviço pesado e os travões eléctricos frontais e traseiros Tru-Lok para enfrentar os mais extremos trilhos fora de estrada.

O equipamento padrão também inclui uma relação de eixo dianteiro e traseiro de 4,10 para os modelos a gasolina e 3,73 para as versões a diesel, Tru-Lok dianteiros elétricos e traseiros de eixo traseiro para enfrentar as trilhas mais extremas fora de estrada.

Os modelos Rubicon também oferecem articulação adicional e deslocamento total da suspensão com a ajuda de uma desconexão eletrônica da barra estabilizadora. Esse sistema permite que os motoristas desconectem a barra estabilizadora dianteira para fornecer um deslocamento adicional da roda para percorrer as trilhas mais difíceis. Os modelos a gasolina Wrangler Rubicon têm uma relação máxima e melhorada de rastejamento de 77.2: 1 e de 70.3 nas versões a diesel Rubicon – ambos os quais facilitam a escalação de qualquer obstáculo na pista.

Mais moderno e autêntico

O novo Jeep Wrangler baseia-se numa estética de design que evidentemente não foge às suas raízes, mas traz um toque de modernidade, como nos novos faróis redondos, a tradicional grade com sete aberturas, arcos das rodas trapezoidais e dobradiças de bordas visíveis já tradicionais.  Nas versões Sahara e Rubicon, os faróis principais e os de neblinas são em LED, além do sistema de iluminação diurna presente nos paralamas dianteiros. Por trás, as tradicionais lanternas traseiras apresentam iluminação também em LED.

Um pacote exclusivo da Overland está disponível para proporcionar uma aparência mais sofisticada ao acabamento do Sahara. Ele oferece rodas de alumínio de 18 polegadas exclusivas, grade na cor da carroceria, assimo como molduras de faróis, caixa de rodas e a presença do logotipo da Overland. O exterior exclusivo do pacote Overland é complementado por um interior de couro dedicado e luzes LED.

Uma ampla variedade de designs de rodas está disponível também. A versão Sport possui rodas de alumínio pintadas de 17 ” (padrão) e duas rodas de alumínio opcionais de 17”. Fora da Europa, há rodas de aço padrão de 17 ”totalmente pintadas.

Jeep Wrangler Sahara

Como destaque de modernidade ao interior, o painel de instrumentos possui um display LED de informações de transistor de película fina (TFT) de 3,5 polegadas ou 7 inc. O display LED de 7 polegadas, oferecido como padrão nas versões Sahara e Rubicon, é colorido e permite ao motorista configure informações em mais de 100 maneiras. Os botões integrados no volante controlam as funções de áudio, voz e velocidade e permitem que o motorista mantenha as mãos no volante em todos os momentos. O console central também possui uma tela sensível ao toque de 7,0 polegadas ou uma disponível de 8,4 polegadas (ambos com conectividade Android Auto e Apple CarPlay) – esta última é a maior e mais avançada tela UconnectTM já oferecida em um Wrangler.

O novo Jeep Wrangler estará disponível em 10 cores exteriores diferentes: Preto, Vermelho Fireworks, Prata Metalizado, Branco Brilhante, Cristal Granito Metálico, Hellayella, Azul Ocean, Punk’n Metálico, Mojito e Sting Gray.

[supsystic-gallery id=5]

Fotos: Divulgação