Novo Camaro Fifty: o muscle car de R$297 mil
outubro 27, 2016Nesta quarta-feira foi anunciada a mais nova geração do Camaro que será comercializada no Brasil. A edição em comemoração aos 50 anos do modelo vêm recheada de novidades, como nova motorização e modos de direção que modificam o comportamento do veículo.
A nova geração do Camaro vem com nada mais, nada menos do que o motor V8 6.2L de injeção direta e comando variável que entrega 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque. É o mesmo conjunto que equipa o Corvette Stingray. A transmissão utilizada possui oito velocidades com o sistema Active Select, que permite trocas automáticas ou manuais por meio de borboletas atrás do volante.
De acordo com a Chevrolet, embora compatilhado com o Corvette, 20% dos componentes do motor foram desenvolvidos para atender às especificações do Camaro, como um sistema de escapamento exclusivo em forma de “Y”.
Outra novidade que este V8 traz é o sistema AFM (Active Fuel Management) que permite o desligamento automático de quatro cilindros, privilegiando o consumo de combustível, desde que o veículo esteja há uma velocidade de cruzeiro, não necessitando de potência todo o tempo. Segundo a fabricante, o novo propulsor chega a ser 20 % mais econômico do que a antiga versão.
O Camaro vem ainda com um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do motor dentro da cabine em rotações altas, o que agrada e tira sorrisos dos entusiastas por motores V8 e seu ruído inconfundível.
A suspensão dianteira é do tipo multi-link McPherson e possui geometria específica. Acrescenta-se ao sistema barra estabilizadora e pivô duplo. Na traseira, o sistema é do tipo independente com cinco braços e oferece melhor estabilidade e controle do veículo em condições severas de uso, como curvas em alta velocidade e acelerações e frenagens bruscas.
Por dentro, o acabamento foi aprimorado e o painel traz opção para customização do dono, além de Heads-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.
O cupê possui ainda o Drive Mode Selector, que permite que o motorista selecione o modo de condução desejado, o sistema de vetorização do torque, freios Brembo de 345 mm (pinças de quatro pistões) com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.
Confirmado como uma das atrações da Chevrolet no Salão do Automóvel de São Paulo, a nova geração do Camaro chega às concessionárias a partir de novembro. As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty (os compradores receberão uma identificação com a numeração de cada veículo), que traz alguns acabamentos exclusivos:
Exterior
- Pintura Cinza Graphite
- Faixas decorativas no capô e na tampa traseira
- Grade versão “50th” com detalhes cromados
- Defletor dianteiro na cor do veículo
- Emblemas decorativos “Fifty” nas laterais do veículo
- Roda de alumínio aro 20″ com design especial e calota personalizada “50th”
- Pinça de freio laranja
Interior
- Acabamento em dois tons: preto e cinza escuro
- Bancos e detalhes com costura laranja e emblema “Fifty”
- Painel dianteiro com acabamento customizado
- Soleiras iluminadas com emblema comemorativo “50th”
A configuração SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro. A previsão é que ela estreie nas lojas no fim do primeiro trimestre do ano que vem.
Galeria:
Fotos: Divulgação