Novo BMW Série 1 chega ao Brasil com motor 1.5 turbo a partir de R$ 174.950
novembro 25, 2019Modelo é equipado com motor de tricilíndrico, movido a gasolina, com 140cv e 22,4 kgfm
Fotos: BMW / Divulgação
Ele está de volta! Em sua terceira geração, o novo BMW Série 1 chega ao País com novidades no visual, no pacote de acessórios e, principalmente, em sua ficha técnica: o modelo estreia uma configuração interessante: motor tricilíndrico, 1.5 turbo e tração dianteira.
Produzido nas fábricas do BMW Group em Leipzig e Regensburg, ambas na Alemanha, a nova geração do hatch de cinco portas chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 174.950, na versão 118i Sport GP. Além disso, durante o mês de novembro, os clientes que adquirirem este modelo com a BMW Serviços Financeiros ganharão o programa de manutenção BMW Service Inclusive (BSI) por 3 anos ou 40.000 quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Estreia do Powertrain
O novo BMW Série 1 agora é equipado com o mesmo motor de três cilindros pertencente à família BMW EfficientDynamics e utilizado no esportivo híbrido BMW i8 (e também na linha MINI): 1.5T, gasolina, 140 cv e 22,4 kgfm, com 0-100 km/h registrados em 8s5 e velocidade máxima de 211 km/h, tudo isso na versão de entrada 118i. A transmissão é automática de sete marchas e dupla embreagem.
Outra novidade é a tecnologia ARB (sigla para limitador de deslizamento das rodas, em inglês), desenvolvida primordialmente para o compacto premium elétrico BMW i3. Este dispositivo, que faz sua estreia em um modelo equipado com motor a combustão, neste caso o BMW 118i, percebe antecipadamente a possibilidade de as rodas derraparem, passando a controlar a distribuição de torque para as rodas, evitando o deslizamento de maneira muito mais precisa e rápida que antes. O fato de o ARB estar instalado diretamente na unidade de gerenciamento eletrônico do motor faz com que sua atuação seja três vezes mais rápida permitindo uma ação até 10 vezes mais veloz que a percepção do motorista.
Corpo renovado
O uso inteligente do alumínio no capô e na tampa traseira, combinado com aço de alta resistência, possibilitou à BMW reduzir em até 30 quilos o peso do novo BMW Série 1, em comparação ao antecessor. Ao mesmo tempo, aumentou ainda mais a rigidez à torção do chassi. Elementos de reforço, como a coluna em forma de bumerangue na parte traseira do veículo, contribuíram para esse atributo.
Visual
O novo BMW Série 1 conta com novos faróis e, na versão BMW 118i Sport GP, eles contam com lâmpadas de LED e luzes diurnas que oferecem visual mais moderno ao carro.
De lado, o modelo mantém a característica de dianteira ao estilo “focinho de tubarão” e o perfil do veículo ressalta o formato de cunha. Os elementos visuais mais marcantes da traseira são a seção inferior, com visual largo e desenho afunilado na parte superior. As lanternas traseiras são uma interpretação completamente nova do familiar formato em “L”, com um elemento luminoso exclusivo e delgado que traça uma curva para cima. Em volta desse elemento, oculto sob uma tampa transparente vermelha, estão os piscas, as luzes de freio, as luzes de ré e de neblina traseiras.
Interior
Segundo a fabricante, o novo BMW Série 1 evoluiu em termos de espaço interno. A arquitetura de tração dianteira com motores transversais e um túnel central baixo e nivelado oferece aos ocupantes um espaço interior consideravelmente maior que o do modelo anterior: o acesso ficou mais fácil e há 33 mm a mais de espaço para as pernas. O porta-malas aumentou em 20 litros e está em 380 l (1.200 l, com o banco traseiro rebatido).
Conectado
Outra novidade é que o novo BMW Série 1 já deixa a linha de produção conectado à internet. O acesso é feito por meio de um SIM Card que permite ao cliente obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, entre outras funcionalidades disponibilizadas pelo sistema ConectedDrive. Por meio deste recurso, o usuário é alertado sobre a necessidade de manutenção de componentes (Teleservices); recebe informações sobre pontos de interesse, programações de salas de cinema, recomendações de restaurantes, efetua reservas em hotéis (Concierge); e pode acionar os serviços de emergência em caso de acidente (Chamada de Emergência Inteligente). À direita do motorista encontra-se uma tela digital de 8,8 polegadas e sensível ao toque. Este monitor, posicionado dentro do ângulo de visão de quem estiver ao volante, pode ser configurado de acordo com as preferências pessoais do usuário inclui, entre outras informações, dados do sistema de navegação e preparação para o Apple Car Play.
O BMW 118i Sport GP tem como principais equipamentos ar-condicionado automático digital com controle de duas zonas, volante multifuncional revestido de couro, revestimento de teto BMW Individual em tecido Anthracite, revestimentos internos em Anthracite e Sensatec, rodas de liga leve “Multi-spoke”, de 17 polegadas, Parking Assistant e de série assentos dianteiros esportivos. A segurança dos ocupantes do veículo é garantida por seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina na frente e atrás –, freios a disco ventilado com ABS, além de controles de estabilidade e tração, e pneus run-flat BMW Star Marking.
O BMW 118i está disponível com seis opções de cores externas: a sólida Branco Alpino, e as metálicas Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Mineral, Azul Mediterrâneo e Azul Seaside.