Lifan revela todos os detalhes do X80, o SUV Premium da marca
junho 21, 2018A chinesa LIfan confirmou a chegada do seu SUV Premium para o mercado brasileiro, o X80. Com motorização turbo e sete lugares, chega em versão única por R$ 129.777,00 e a empresa planeja vender 120 unidades por mês. O Lifan X80 desembarca no Brasil em versão única – VIP – equipado com motor 2.0 turbo, câmbio automático de seis marchas e com uma extensa lista de itens de segurança. “Procuramos colocar no X80 aquilo que nossas pesquisas mostraram como sendo importantes aos consumidores dessa classe de veículo, porém sem exageros, para conseguir estabelecer um patamar de custo adequado a uma gama maior de potenciais clientes”, fala Johnny Fang, presidente da Lifan no Brasil.
A Lifan entende que não apenas o veículo tem que ser Premium, mas toda a experiência do consumidor com o carro, desde o momento do primeiro contato antes da decisão pela compra, até o retorno na concessionária para as revisões no veículo. “Esse segmento traz pequenas diferenças entre um e outro modelo e o atendimento e atenção dada a todos os detalhes podem fazer a diferença na escolha”, enfatiza Fang, deixando claro que a empresa aposta alto no sucesso desse novo SUV da marca.
Visual agrada
O desenho do exterior do X80 não traz grande novidade em relação aos veículos de mesma categoria. Na verdade, tem traços que se assemelham aos do Hyundai ix35, mas não é uma cópia. A grade vem em barras horizontais cromadas com o nome da marca aplicado (ao invés do emblema), e os faróis possuem DRL (Daytime Running Light – luz diurna em LED) em linha e faróis de neblina embutidos no para choques que, onde estão posicionado, ressaltam o grande porte do modelo.
Visto de lado, o X80 tem linha de cintura alta e traz rodas aro 19” diamantadas black’n silver. Uma moldura plástica acompanha toda a linha inferior do veículo, de um para-choque a outro, fato que acentua o tamanho do SUV.
Já, na traseira, lanternas grandes com detalhes cromados, placa posicionada ao centro da tampa do porta-malas e para-choque grande dão ar robusto ao carro.
Mecânica nova
O Lifan X80 vem com um motor com 2 litros de capacidade cúbica (1.984 cm³), 4 cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), 16V, Dual VVT, turbo-alimentado, intercooler, injeção direta e movido a gasolina. Segundo a fabricante, esse motor gera 184 CV de potência máxima a 5.000 rpm e 28,6 kgf.m de torque entre 1.600 e 3.600 rpm, tudo isso para empurrar o SUV de quase 2 Ton (1.885 kg em ordem de marcha).
O câmbio utilizado é um automático convencional de seis marchas DSI 6AT, que pode também ser utilizado no modo manual, pelo qual as trocas de marcha são feitas na alavanca, ou acionado no modo Sport por meio de um botão no console central, que permite que as trocas de marcha no modo automático aconteçam em rotações mais altas, adicionando esportividade na condução.
Segundo a Lifan, durante a fase de homologação, o X80 rodou nas mais variadas condições de clima e asfaltos no Brasil e na China, num total de mais de 200.000 km. No Brasil, em laboratório e ambiente controlado, os números indicaram o consumo médio de 9,89 km/litro de gasolina na cidade e, na estrada, o consumo ficou em 12,27 km/litro de gasolina.
Conforto de rodagem e na condução
O X80 tem suspensão McPherson na dianteira e independente tipo multibraço na traseira, com a direção eletro-assistida (EPS) com ajuste de altura e profundidade, o que permite ao motorista ajustar a posição de dirigir de acordo com sua conveniência.
Os dois bancos dianteiros possuem ajustes elétricos para assento, encosto e ajuste lombar no banco do motorista, e do assento e encosto para o banco do passageiro. Com entre eixos de 2.790 mm, há espaço de sobra para todos os sete ocupantes, inclusive para quem segue na última fileira de assentos. Inclusive, o painel no console central oferece ajuste da temperatura e da intensidade do ar-condicionado (com saídas no teto) para os passageiros da segunda e terceira fileiras e apoio de braço central com porta-copos.
O segundo banco do Lifan X80 pode ser rebatido total ou parcialmente (1/3 – 2/3) para facilitar carregar volumes maiores, além de deslizar para permitir mais espaço aos passageiros da terceira fileira. Já na terceira fileira o banco rebate totalmente, permitindo que surja um grande porta-malas. Esta capacidade de modulação admite diferentes configurações para levar passageiros e carga, uma característica importante para quem tem SUV. Com essa configuração múltipla, o porta-malas do Lifan X80 chega a ter a capacidade para levar até 2.500 litros com os dois bancos rebatidos ou 900 litros com o terceiro banco rebatido (até o teto do veículo) ou 200 litros de capacidade na configuração normal para 7 passageiros.
O pacote de equipamentos e funcionalidades do Lifan X80 segue o padrão da categoria, a começar pelos itens de segurança. Na cabine são seis airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais nos bancos do motorista e do passageiro e outros dois do tipo “cortina” posicionados sobre as janelas e que protegem as três fileiras de bancos. Há também dispositivo para fixação de cadeiras de crianças tipo Isofix, trava para crianças nas portas traseiras e cintos de segurança de 3 pontos para todos os 7 passageiros. Como complemento à conveniência do X80, há vários espaços nas portas e no console central para guardar objetos e 2 entradas para utilizar algum equipamento eletrônico externo no painel frontal e na lateral da terceira fileira de bancos. Há também convenientes porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros e não podemos deixar de mencionar o revestimento dos bancos em couro ecológico.
Bem equipado
No volante há comandos para acesso ao sistema multimídia, para o computador de bordo, para o viva-voz do smartphone (quando conectado por bluetooth com o sistema multimídia) e para o controle automático de velocidade de cruzeiro (cruise control), tudo sem tirar as mãos do volante ou desviar a atenção do tráfego. No console central há um grande e porta-objetos, que quando está fechado funciona como apoio para o braço do motorista e do passageiro. Nele estão também os botões para acionar o modo sport da transmissão automática, o assistente de descida (HDC) e o controle de estabilidade (ESP), além do botão do freio de estacionamento eletrônico. Acima do console central está o sistema multimídia com a tela de 8”, o comando do ar-condicionado eletrônico e os botões para acionar o sensor de estacionamento dianteiro e alterar as linhas de referência do sensor de estacionamento traseiro.
Há também uma entrada para carregar qualquer equipamento eletrônico, uma entrada USB e um pequeno espaço para guarda de objetos. Complementam a funcionalidade do espaço do motorista os comandos do teto solar eletrônico e as luzes individuais de leitura, além de um porta-óculos. Os retrovisores podem ser recolhidos através de botão, posicionado no descansa braço na porta, junto com os comandos dos vidros e travas. Destaque também para o acabamento que imita madeira nobre (cerejeira) no painel frontal, no console central e na alavanca da transmissão.
A lista de itens de série é ampla:
ABS – Sistema de freios anti-blocantes
EBD – Distribuição eletrônica de frenagem
BAS – Sistema auxiliar de frenagem em emergência
ESP – Sistema eletrônico de controle de estabilidade
TCS – Sistema de controle de tração
HAC – Assistente de saída em rampa
HDC – Assistente de descida
RSC – Assistente para redução de inclinação em mudanças bruscas
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Sensor crepuscular – acendimento automático dos faróis
Light my Way – Mantém os faróis acesos por 30s após o travamento das portas
Keyless – Abertura das portas e partida do motor com sensor de presença da Smart Key
Smart Key com bloqueador-desbloqueador de todas as portas por presença
Travamento central das portas
Aviso de fechamento de porta
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensor com limite de força
Aviso sonoro do uso do cinto de segurança do motorista e passageiro
Freio de estacionamento eletrônico
Teto solar elétrico
Ar condicionado dianteiro com controle eletrônico de temperatura
Ar condicionado traseiro com controle de temperatura e intensidade (saídas de ar no teto)
Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
Banco do motorista com ajustes elétricos de altura, distância, inclinação e lombar
Banco do passageiro com ajustes elétricos de distância e inclinação
Direção eletro-assistida
Start button (Botão de partida – com sensor de presença da Smart Key)
Vidros, travas e retrovisores elétricos
Freio de estacionamento eletrônico
Controle de velocidade de cruzeiro no volante (cruise control)
Retrovisores externos com luz indicadora de direção em Led
Retrovisores externos eletro-retráteis com aquecimento
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Central Multimídia touchscreen de 8″ compatível com Apple Carplay e função Mirror Link
Conexão Bluetooth para celular
Rádio AM/FM
MP3/MP4/MP5/WMA
Entradas USB e auxiliar
6 alto falantes
Câmera de ré com duas configurações de linhas guia
Painel digital com 3 configurações de grafismo
Ajuste de altura dos faróis e de intensidade de iluminação do painel
Disponível em versão única e em três opções de cores – branco, preto e vermelho –, o Lifan X80 chega com preço público sugerido de R$ 129.777,00 e a empresa planeja vender 120 unidades por mês. E aí, se tivesse o dinheiro em mãos, daria uma chance para o Lifan?
Fotos: Lifan/Divulgação
Galeria
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