Honda HR-V Touring com motor turbo chega por R$ 139.990
maio 8, 2019A Honda anunciou que, a partir de junho, o HR-V entra definitivamente em sua linha 2020. A principal novidade é o retorno da versão Touring, que chega ao mercado com a adoção de equipamentos inéditos ao modelo, como teto solar panorâmico, Honda LaneWatch, bem como o motor 1.5 Turbo de 173 cv, dentre outras novidades.
As demais versões do SUV chegam com novos equipamentos de conforto e comodidade, oferecendo um modelo ainda mais completo para seus consumidores.
A versão EXL, por exemplo, passa a oferecer os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como uma nova grade frontal com acabamento em black piano.
Já, na versão EX, a central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é a principal novidade, que recebe ainda sensores de estacionamento traseiros. Por meio desta nova central é possível a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze (navegação disponibilizada por meio do Android Auto e Apple CarPlay), além da reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (via conexões Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay).
No caso da versão LX, acrescenta a lista de itens de série a câmera de ré integrada à central multimídia de 5″, com três modos de visão, facilitando as manobras e aumentando a visibilidade do condutor.
A esperada versão Touring
A principal novidade da versão 2020 é a chegada da versão Touring. Visualmente falando, ela faróis principais e de neblina Full LED, nova grade frontal, com acabamento em black piano, o inédito teto solar panorâmico – o primeiro do tipo oferecido em um modelo da marca no Brasil – que aumenta a sensação de espaço e luminosidade para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros, bem como agrega um estilo único ao HR-V, combinado a nova antena em formato barbatana.
Além disso, na parte traseira, o logotipo “Turbo” e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam o design do HR-V Touring.
O interior também passa por mudanças, nas quais dependendo da cor externa, os bancos em couro (laterais de porta, console central e painel) poderão ser na cor cinza claro ou preto para bancos, que também contarão costuras duplas nas laterais de porta.
O Honda HR-V Touring conta ainda com outras tecnologias herdadas do irmão Civic Touring, como o Smart Entry, que permite a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação, enquanto o botão de partida torna ainda mais cômoda a operação do veículo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré – com três modos de visualização – e o sistema Honda LaneWatch, que propicia visibilidade total em manobras e durante a condução.
A central multimídia é a de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, com navegador GPS integrado ao sistema.
Mas, chegando ao que muitos veem como o mais importante, a versão Touring sai de fábrica com o motor 1.5 de quatro cilindros, que traz calibragem específica para o HR-V, utiliza turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.
Este motor é acoplado a transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, mas ajustada especificamente para o HR-V Touring, que entrega potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor.
Essa transmissão traz algumas características específicas: função Kick Down, que reduz rapidamente a relação de marcha para permitir uma retomada mais eficiente quando o pedal do acelerador é pressionado até o fim do curso e uma modularidade maior da aceleração em médias rotações, bem como a simulação das sete velocidades com o acelerador à plena carga, aumentando a percepção de performance e reduzindo o ruído de aceleração nesta condição.
O freio motor fornecido pela transmissão CVT do modelo Touring também foi aprimorado, com a simulação de reduções de marcha de forma automática em condições de frenagem brusca, aumentando a eficiência nestas condições.
Outro aprimoramento, já aplicado à transmissão CVT na linha 2019, torna mais progressiva a aceleração nas condições de “anda e para” fazendo com que a rotação do motor não suba excessivamente em situações de aceleração em trânsito, aumentando o conforto para os ocupantes nestas condições.
Para se adequar ao novo nível de desempenho, fruto do motor 1.5 Turbo, o HR-V Touring recebeu uma calibragem específica para o conjunto de suspensão, com novas molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a adoção da tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que aprimora a estabilidade dinâmica do SUV em curvas, aplicando o conceito de vetorização de torque ao modelo.
Com isso, o HR-V Touring mantém o conforto característico do SUV, com um toque superior de dinâmica, principalmente em situações onde a performance da nova motorização é colocada à prova.
O HR-V traz, de série em todas as versões, o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat, com três modos de utilização: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens; Tall, que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros e Long, para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro.
Todas as versões trazem de série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina (halógeno nas versões LX, EX e EXL e de LED na versão Touring), bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na segurança, todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS).
Comercialização
O modelo está disponível nas cores: Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium, Azul Cósmico (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados). A versão Touring traz interior na cor cinza nas cores Branco Estelar, Cinza Barium e Azul Cósmico. As demais cores trazem interior com acabamento preto.
Preços:
HR-V LX: R$ 94.400,00
HR-V EX: R$ 101.700,00
HR-V EXL: R$ 111.900,00
HR-V Touring: R$ 139.900,00
Fotos e Fonte: Honda do Brasil/ Divulgação