Honda HR-V é anunciado oficialmente com preços entre R$69.900 e R$88.700
março 9, 2015EcoSport, seus dias de reinado estão contados! É com este pensamento que as montadoras estão se mexendo e integrando modelos à sua gama de veículos que concorram com o pequeno SUV (se é que podemos chamá-lo assim) da Ford.
A montadora da vez é a Honda, anunciando o HR-V. Os principais pontos fortes do veículo são o design moderno, mecânica conhecida e tecnologia de ponta para oferecer todo o conforto para os ocupantes.
INTERIOR
Por dentro, o HR-V é espaçoso e impressiona pelo visual esportivo da cabine, com console central elevado e painel de instrumentos moderno e de leitura simples. O volante possui regulagem de altura e profundidade, permitindo que o motorista se acomode mais confortavelmente enquanto dirige. Os bancos também possuem os mesmos atributos, facilitando ainda mais a vida do motorista.
Na versão EXL, os bancos possuem revestimento em couro e o ar-condicionado é digital com comando em touch screen. Nessa configuração, a Honda promete um dos mais requintados sistemas multimídia que permite, inclusive, espelhamento de um dispositivo móvel via HDMI no monitor LCD de 7″ multi touch screen.
Segunda a montadora, a unidade possui software de última geração, com GPS integrado contendo as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O hardware possibilita a conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além de Bluetooth com voice tag para a realização de chamadas telefônicas e reprodução de áudio, duas entradas USB e CD player. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante. Todas as versões do HR-V contarão com a tecnologia HFT (Hands Free Telephone) que, por meio de um comando no volante, permite que o motorista possa receber chamadas sem que precise retirar as mãos do volante.
Assim como o Fit, veículo reconhecido por ter excelente aproveitamento do espaço interno, o HR-V seguirá o mesmo conceito. Desenvolvido sob a filosofia “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina” e com tanque de combustível instalado em posição central, o veículo é capaz de acomodar cinco ocupantes, além de comportar 437 litros no porta-malas.
O HR-V adota o sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) que permite que os assentos possa ser rearranjados de múltiplas maneiras, oferecendo uma ampla gama de possibilidades de acomodação de carga, independente do volume, comprimento ou altura dos objetos.
POWERTRAIN E SEGURANÇA
Com o já conhecido motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne, que dispensa o uso de tanque de combustível auxiliar de partida a frio, mecânico nenhum vai se surpreender quando ver um HR-V em sua oficina. Junto ao propulsor, o SUV chega com opção de transmissão manual de seis velocidades (exclusiva para a LX) e CVT. Esse câmbio também foi adotado para as versões EX e EXL e, nesta top de linha, há ainda paddle shift e sete marchas simuladas.
Como diferencial, o HR-V é o primeiro veículo de produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB), de série. Além disso, o modelo conta com o sistema Brake Hold que garante praticidade nas saídas em pisos inclinados. Quando acionado, mantém o carro parado mesmo em subidas ou descidas, até o motorista pisar no acelerador.
Como itens de série também estão o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicli Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. O sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem) também é item de série.
Na versão Top de Linha EXL, o HR-V vem ainda com retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha ré, facilitando a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas. Quando desengata a ré, o espelho volta para a posição anterior. As versões EX e EXL possuem também luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.
O novo Honda HR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará disponível nas cores: Branco Taffetá sólido, Prata Global metálico, Cinza Iridium metálico, Cinza Barium metálico, Preto Cristal perolizado, Marrom Júpiter metálico, além da exclusiva Vermelho Mercúrio perolizado.
VERSÕES E PREÇOS
Os preços públicos sugeridos pela montadora são:
LX MT – R$ 69.900
LX CVT – R$ 75.400
EX CVT – R$ 80.400
EXL CVT – R$ 88.700
* Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada.
LX CVT – R$ 75.400
EX CVT – R$ 80.400
EXL CVT – R$ 88.700
* Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada.