Fiat Uno traz um leve tapa no visual e nova série de motores
setembro 16, 2016
Não há como negar o quanto o Uno foi um veículo revolucionário e importante em nosso país. Chegando ao Brasil em 1984 para rivalizar com o Volkswagen Gol (briga essa que se estendeu por décadas), não só venceu esta batalha por diversas vezes, como foi pioneiro em muitas questões.
Em 1987, a novidade era o Uno R com motor Sevel 1.5, pintura externa diferenciada e acabamento interno sob nova padronagem nos tecidos dos bancos e forros de porta. Além disso, o modelo contava com rodas de liga leve com design esportivo e amortecedores pressurizados que traziam mais conforto e estabilidade ao conjunto.
No ano de 1990, o Governo Federal ofereceu desconto tributário a quem produzisse modelos com motor de 800 a 1.000 cm³. A Fiat, como num passe de mágica, pulou na frente e trouxe o Uno Mille em apenas 60 dias, trazendo uma variação do motor de 1052 cm³ que anteriormente equipava o pequeno 147, mas agora com 994 cm³. Este pioneirismo deixou o carro sozinho no segmento por um ano e meio até a chegada dos Chevette Junior e Gol 1000. No mesmo ano, a versão R ganhou o motor Sevel 1.6 álcool ou gasolina, com 88 e 84 cv, respectivamente.
Nos entremeios de 1992 e 1993, a motorização Fiasa 1.5 trouxe injeção eletrônica digital monoponto fabricada pela Magnetti-Marelli e passou a ser conhecido como 1.5ie
Em 1993, foi anunciado o Mille Eletronic, que combinava carburador duplo e ignição digital, além de trazer opção para quatro portas e ar-condicionado. No mesmo ano, a versão 1.6R foi equipada com injeção eletrônica Bosch analógica, passando a se chamar 1.6R MPI.
No ano de 1994, a Fiat produziu um dos modelos mais importantes de sua história em nosso mercado: Fiat Uno Turbo. Este, foi o modelo responsável por inaugurar a fabricação de modelos turbinados em nosso país. Além de bodykit exclusivo, tinha motorização 1.4 italiana e 116cv de potência, sendo o veículo mais rápido do país, perdendo apenas para o Tempra Turbo, quando do seu lançamento anos depois.
De lá para cá, as grandes novidades foram o motor Fire 1.0 lançado em 2001, que trazia alta economia de combustível e torque em baixas rotações. O mesmo motor em 2005 passou a ter opção flexível em combustível, ganhando 11cv de potência, tendo um ano antes recebido um facelift para renovar o visual já cansado pelo tempo.
Somente no ano de 2010, já como versão 2011, o Uno recebeu uma remodelagem completa, ganhando o pré-nome de “Novo” e motores recalibrado chamados de EVO Fire. Com visual único chamado round-square (quadrado arredondado), perdeu um pouquinho a “cara de Uno”, mas ganhou espaço e conforto, crescendo no gosto do consumidor brasileiro. No ano de 2014, com um evento pomposo na Argentina, recebeu facelift dianteiro e traseiro e, como principais novidades, trouxe o câmbio Dualogic acionado por botões e Start-Stop na versão 1.4 Evolution.
Em 2016, mais novidades!
A nova aposta da marca italiana é, mais uma vez, motores novos e que proporcionam economia de combustível à um torque alto. Como não poderia deixar de ser, o Uno, com toda sua história, foi o modelo escolhido para esta estreia e traz a nova família de propulsores FIREFLY (ou vagalume, em português) 1.0 6V de três cilindros e 1.3 8V de quatro cilindros. Segundo a Fiat, os motores terão aplicação global, mas devido à importância dessa categoria de veículos em nosso país, teve sua estreia em nosso mercado.
Além dos motores novos, o Uno ganhou uma leve reestilização na dianteira, abandonando os três quadrados da grade dianteira e aspecto mais robusto. Outras alterações importantes foram a adoção de direção elétrica de série para todas as versões e os sistemas de auxílio para partidas em rampa e controles de estabilidade e tração nas versões que possuem câmbio Dualogic. Permanecem também as versões Attractive, Way e Sporting, saindo de linha a Evolution, recém-chegada.
Novos motores em detalhes
O propulsor de 1.3L possui 109 cv de potência com etanol no tanque e 101 cv com gasolina. O torque é de 14,2 kgfm e 13,7 kgfm, respectivamente. Já o 1.0L de três cilindros possui 77 cv com etanol e 72 cv com gasolina, trazendo o torque de 10,9 kgfm e 10,4 kgfm com os respectivos combustíveis. Este números credenciam o FIREFLY como o de maior torque entre os de quatro cilindros da categoria e maior torque entre os 1.0 aspirados.
Os motores utilizados pelas fabricantes concorrentes utilizam propulsores com 4 válvulas por cilindro, já os da Fiat utilizam apenas duas. Questionada sobre esta opção, a montadora afirmou que pensou em eficiência com perda mínima de energia por atrito, resultando em um desempenho melhor com consumo reduzido. Outras medidas em prol da redução do consumo de combustível foram a utilização do sistema Start/Stop em todos as versões 1.3, indicador de troca de marchas no painel e pneus “verdes” (com baixa resistência ao rolamento). Também não há mais reservatório de partida a frio, pois o modelo estreia o sistema de partida a frio ECS (Ethanol Cold System) da Magneti Marelli.
Os números divulgados pela Fiat apontam:
- 1.0L 6V: 9,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada (etanol);
- 1.3L 8V: 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada (etanol).
O que vem de série?
Attractive 1.0: ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, faróis de neblina, direção elétrica, volante com regulagem de altura, indicador de trocas de marcha, predisposição para rádio e rodas de aço de 14 polegadas
Way 1.0 (acrescentando da versão Attractive): faróis escurecidos, lanternas traseiras fumê, frisos laterais e retrovisores externos na cor do veículo com luzes de seta integradas.
Way 1.3 (acrescentando da versão Way 1.0): Start/Stop, barras longitudinais no teto, chave canivete e rádio com USB e MP3.
Way 1.3 Dualogic (acrescentando da versão Way 1.3): controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e borboletas atrás do volante.
Sporting 1.3 (acrescentando da versão Way 1.3): detalhes internos e externos em vermelho, grade dianteira em preto brilhante, ponteira de escapamento dupla cromada, spoiler traseiro, faixas laterais e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Sporting 1.3 Dualogic (acrescentando da versão Sporting 1.3): controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e borboletas atrás do volante.
Tabela de preços
Attractive 1.0: R$ 41.840
Way 1.0: R$ 42.970
Way 1.3: R$ 47.640
Way 1.3 Dualogic: R$ 51.990
Sporting 1.3: R$ 49.340
Sporting 1.3 Dualogic: R$ 53.690
Fotos: Divulgação