Audi mostra o seu conceito Q4 e-tron em Genebra
março 8, 2019Já faz quase um ano desde que o primeiro modelo elétrico de produção em série da Audi fez sua estreia no Salão do Genebra: o Audi e-tron ainda estava coberto e camuflado naquela época. A marca agora está se antecipando com um outro automóvel totalmente elétrico na exposição: o Audi Q4 e-tron conceito é um SUV compacto de quatro portas com 4,59 metros de comprimento que lembra o Audi e-tron à primeira vista.
Dois motores elétricos mobilizam 225 kW de potência do sistema no conceito Q4 e-tron. Como é típico da Audi, o veículo traz a tração integral permanente quattro. Graças à excelente tração, acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos com uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Uma bateria grande, com capacidade de 82 kW/hora, ocupa quase todo o espaço da parte inferior da carroçaria entre os eixos. A autonomia de mais de 450 quilômetros – em linha com o ciclo WLTP – define o padrão em sua categoria. A tecnologia do conceito Q4 e-tron faz parte da plataforma de eletrificação modular (MEB), que será integrada em diversos veículos elétricos produzidos pelo Grupo Volkswagen no futuro, da categoria compacta até a média superior.
O conceito Audi Q4 e-tron antecipa o que já será o quinto veículo elétrico de produção em série que o fabricante apresentará até o fim de 2020. As vendas do Audi e-tron, o primeiro deles, já começaram e as primeiras unidades serão entregue aos clientes antes do final de março de 2019. Ainda este ano o Audi e-tron Sportback será apresentado e o Audi Q2L e-tron, que foi projetado especificamente para o mercado chinês, sairá da linha de montagem. A apresentação da versão de produção do coupé de quatro portas de alta performance, o Audi e-tron GT, quarto veículo elétrico que está sendo desenvolvido na Audi Sport GmbH, está prevista para o segundo semestre de 2020. O compacto Audi Q4 e-tron terá estreia simultânea. Com esta oferta, a Audi agora cobre todos os segmentos de mercado importantes com veículos totalmente elétricos, desde o segmento A até o de grande porte, pouco menos de dois anos após o lançamento do primeiro carro elétrico.
Compacto por fora, espaçoso por dentro: dimensões e interior
São 4,59 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,61 metro de altura: com essas dimensões, o conceito Audi Q4 e-tron se posiciona na categoria de SUV médio. Seus requisitos para longas viagens, portanto, qualificam o SUV elétrico como um polivalente ágil adequado para a condução urbana também. Em termos internos, por outro lado, sua distância entre eixos de 2,77 metros o coloca pelo menos uma classe acima. Como não há túnel de transmissão restringindo o espaço, o conceito Q4 e-tron oferece espaço e conforto inesperados, especialmente para as pernas tanto na frente quanto nos assentos traseiros.
A sensação de espaço é sublinhada pelo esquema de cores. Enquanto cores claras e quentes dominam a seção superior da cabine, o carpete escuro no piso oferece um contraste. O forro do teto, os pilares da janela e a parte superior da soleira da porta e do painel de instrumentos estão equipados com tecidos de microfibra brancos e bege. No conceito Audi e-tron, a sustentabilidade é a principal prioridade não apenas em termos de acionamento elétrico: o revestimento do piso é feito de materiais reciclados. Em vez de molduras cromadas de metal, as superfícies são cobertas com um acabamento de pintura multicamada de alta qualidade. O Plexiglas fosco pintado nas aplicações cria um efeito de profundidade intensivo. Quatro assentos com encostos de cabeça integrados são estofados com material Alcantara confortável fabricado com acabamento requintado. Costuras duplas com fios grossos preenchem o estofamento.
A tela do Audi Virtual Cockpit com os elementos de exibição mais importantes para velocidade, nível de carga e navegação está localizada atrás do volante. O Head-up Display em formato grande com uma função de realidade aumentada é um novo recurso. Pode exibir informações gráficas importantes, como setas direcionais para virar, diretamente no curso da estrada.
Painéis de controle projetados como elementos de toque nos raios do volante podem ser usados para selecionar funções usadas com frequência. No console central, existe uma tela touch de 12,3 polegadas através do qual as funções de infotainment e veículo são exibidas e operadas.
O console está inclinado em direção ao motorista para maior facilidade de operação. Uma faixa de botões para controlar o ar condicionado está localizada abaixo dela. Como o console central não precisa de elementos funcionais, como uma alavanca de velocidade ou elementos de atuação do freio de mão, foi concebida como um compartimento espaçoso que inclui uma base de carregamento para celulares. Existe uma área horizontal em design de alta qualidade na qual o botão seletor para o modo de transmissão é integrado e que também serve como cobertura para a seção frontal do console. Além do compartimento de armazenamento inferior convencional, as portas agora oferecem a possibilidade de armazenar garrafas na seção superior especialmente moldada, onde são fáceis de alcançar.
Visivelmente Audi, visivelmente e-tron: o exterior
O carro conceito Q4 e-tron é fácil de identificar como um Audi à primeira vista pelo Singleframe com o logotipo da marca, as quatro argolas. E não serão necessários mais do que dois olhares para ver que se trata de um Audi e-tron elétrico: como o primeiro Audi de produção elétrico, o novo veículo conceito também possui uma superfície fechada estruturada dentro de uma estrutura octogonal ampla e quase vertical instalada no lugar da tradicional abertura para o radiador. O ar é fornecido por meio de grandes entradas que se estendem abaixo dos dois faróis LED da matriz até o difusor.
Os para-lamas modelados em todas as quatro rodas são uma das características clássicas de design da Audi que mais distinguem a marca. Os recursos ampliados do conceito Q4 e-tron são projetados para serem altamente orgânicos e fluidos e adicionam um toque característico à vista lateral. A acentuação da área inferior das portas oscilante entre os eixos, onde a bateria e, portanto, a powerhouse desta SUV está localizada, é uma característica típica do e-tron. Grandes rodas de 22 polegadas não deixam dúvidas sobre o potencial do conceito Audi e-tron. Sua linha de teto inclina-se ligeiramente para trás, dando à silhueta uma aparência particularmente dinâmica.
A impressionante faixa de luz que conecta as duas unidades da lâmpada na traseira do conceito do Audi Q4 e-tron foi incorporada para refletir um elemento do Audi e-tron. A relação dentro da família e-tron torna-se visível mesmo aqui. Isso também se aplica ao interior das luzes, onde a maior parte dos segmentos de LED são também um reflexo das características do irmão mais velho.
Finalmente, a pintura do corpo em “Solar Sky”, um tom de azul que muda dependendo do ângulo da luz, é uma inovação sustentável em dois sentidos: a tinta, desenvolvida especificamente para o conceito Audi Q4 e-tron e produzida em condições ecologicamente corretas, reflete efetivamente uma fração de onda curta da luz solar, perto do espectro infravermelho, o que reduz significativamente o acúmulo de calor na superfície do corpo e no interior. Isso beneficia o bem-estar dos ocupantes e, ao mesmo tempo, reduz o consumo de energia necessário para o ar-condicionado, que não é tão necessário para resfriar o interior do veículo em dias quentes. Isso, por sua vez, melhora o alcance e a pegada de carbono global do conceito Q4 e-tron.
Desempenho eficiente: sistema de acionamento e suspensão
A plataforma de eletrificação modular (MEB) oferece uma ampla gama de versões e níveis de potência. A versão de desempenho do acionamento elétrico está instalada no conceito Audi Q4 e-tron. Os eixos dianteiro e traseiro são acionados por um motor elétrico – o Q4 é um quattro. Não há conexão mecânica entre os eixos. Em vez disso, um controle eletrônico garante que a distribuição de torque seja coordenada de maneira ideal e o faz em frações de segundo. Isso permite que o SUV elétrico consiga a melhor tração em todas as condições meteorológicas e em qualquer tipo de superfície.
Na maioria dos casos, o conceito do Audi Q4 e-tron usa principalmente seu motor elétrico traseiro, um motor síncrono permanentemente preparado para obter o mais alto desempenho. Por razões de eficiência, o torque de acionamento é geralmente distribuído com um viés no eixo traseiro. Se o motorista exigir mais potência do que o motor elétrico traseiro pode fornecer, a tração elétrica de todas as rodas usa o motor assíncrono dianteiro para redistribuir o torque conforme necessário ao eixo dianteiro. Isso também acontece de forma previsível, mesmo antes que o deslizamento ocorra em condições de gelo ou quando as curvas forem rápidas ou se o carro sair de traseira ou frente.
O motor elétrico na traseira possui uma potência de 150 kW e mobiliza um torque de 310 Nm. O motor dianteiro fornece as rodas dianteiras com até 75 kW e 150 Nm. A potência do sistema é de 225 kW. A bateria no piso do veículo armazena 82 kW/hora, o que permite um alcance de mais de 450 quilômetros de acordo com o padrão WLTP. A bateria é carregada com um máximo de 125 kW. Como resultado, demora pouco mais de 30 minutos para retornar a 80% da capacidade total.
No entanto, a receita para esta excelente gama envolve muito mais do que apenas uma bateria com grande capacidade. Como o primeiro membro da família, o Audi e-tron, o conceito Audi Q4 e-tron também é um artista versátil quando se trata de eficiência. Do baixo arrasto aerodinâmico do corpo, cujo valor de Cd é 0,28, à sofisticada estratégia de recuperação, o SUV compacto aproveita todas as oportunidades para ampliar seu alcance. O complexo gerenciamento térmico da unidade e da bateria, que envolve uma bomba de calor de CO2, também contribui para isso.
Manuseio esportivo e preciso
Um fator-chave para o caráter esportivo e a excelente dinâmica transversal é a posição baixa e central na qual os componentes do inversor são instalados. O sistema de bateria de alta voltagem é muito compatível com as dimensões do Audi Q4 e-tron e está localizado entre os eixos na forma de um bloco largo e plano sob o compartimento do passageiro. O sistema de bateria pesa 510 quilos. O centro de gravidade do conceito do Audi Q4 e-tron está, portanto, em um nível similar ao de um sedã com um sistema de acionamento convencional. A distribuição de carga do eixo é perfeitamente equilibrada em quase 50:50. As rodas dianteiras do conceito Q4 e-tron são guiadas em um eixo MacPherson com amortecedores adaptáveis. Na traseira, há um eixo multi-link com molas separadas e amortecedores adaptáveis.
A plataforma de eletrificação modular MEB: a base
MLB, MQB – plataforma longitudinal modular e plataforma lateral modular: estes sistemas de componentes para desenvolvimento de veículos representam uma grande história de sucesso em todos os segmentos da Audi e do Grupo Volkswagen. Plataformas anteriores foram projetadas principalmente para o uso de motores a combustão. A plataforma de eletrificação modular foi projetada especificamente e exclusivamente para automóveis com sistemas de acionamento elétrico. Eixos, modos de condução, distâncias entre eixos e a interação entre todos os componentes são selecionados e adaptados especificamente para mobilidade elétrica. A colocação das unidades de bateria de grande volume e sua geometria podem ser otimizadas sem a necessidade de fazer concessões a outros conceitos de inversores que devem sempre ser levados em conta no MLB e no MQB.
Ao mesmo tempo, um enorme potencial de sinergia pode ser aberto com o MEB. Esta plataforma serve como base principalmente para carros elétricos no segmento A de alto volume. Ele permite que a melhor tecnologia disponível seja desenvolvida em conjunto entre marcas e usada em muitos carros elétricos diferentes. Em particular, o MEB também ajuda a mobilidade elétrica a romper o segmento compacto particularmente sensível ao preço.
Ofensiva elétrica: doze modelos de acionamento totalmente elétricos até 2025
A Audi lançou sua ofensiva elétrica com a estreia mundial do SUV Audi e-tron totalmente elétrico em setembro de 2018. Até 2025, a marca oferecerá 12 automóveis totalmente elétricos nos mercados mais importantes em todo o mundo e alcançará cerca de 1/3 de suas vendas com modelos eletrificados. Os SUVs dentro deste portfólio incluem o e-tron e o e-tron Sportback, que devem ser lançados em 2019. Além disso, haverá uma variedade de modelos com layout de carroceria clássico, como Avant e Sportback. A gama abrangerá todos os segmentos de mercado relevantes, desde a classe compacta à classe de luxo.
O carro conceito Audi e-tron GT, um coupé altamente dinâmico com piso baixo, estreou no Salão de Los Angeles 2018. A tecnologia deste automóvel foi desenvolvida em colaboração com a Porsche. O design e o caráter do conceito e-tron GT estão repletos do inconfundível DNA da Audi. O projeto será desenvolvido e produzido até o final de 2020.
A Premium Platform Electric (PPE) é um projeto conjunto especial dos departamentos de desenvolvimento da Audi e da Porsche. Será a base para várias famílias de modelos Audi com acionamento totalmente elétrico cobrindo os segmentos de alto volume de B a D.
Fotos: Divulgação/Audi