Lotus leva para a China o seu conceito de corrida Evora GT4

Lotus leva para a China o seu conceito de corrida Evora GT4

abril 16, 2019 Off Por Fernando Naccari

Marcando seu retorno às pistas de corridas internacionais, um dos nomes mais famosos no automobilismo, a Lotus, lança seu novíssimo Evora GT4 Concept. Usando mais de 70 anos de inovação em engenharia rodoviária e ferroviária, a icônica empresa revela sua mais recente aposta no automobilismo britânico no Salão do Automóvel de Xanghai 2019.

Desenvolvido e preparado em Hethel, no Reino Unido, o visual do Evora GT4 Concept foi criado por Russell Carr, Diretor de Design da Lotus Cars. Já, na parte de desenvolvimento para as pistas, o renomado piloto de testes da Lotus e o Diretor da empresa, Gavan Kershaw e sua equipe passaram mais 100 de horas na famosa pista de testes de Hethel, que moldou inúmeros competidores ao longo de seis décadas.

Provando as suas credenciais de competição, a última geração do Evora GT4 ganhou prestigiados campeonatos e corridas nas pistas mais famosas do mundo, incluindo British GT, Dubai 24 horas, Barcelona 24 horas, European GT4, Sepang 12 horas no Pirelli World Championship e mais recentemente coroado vice-campeonato, além de campeão da série
GT sueca com a Cyan Racing em 2018.

Um testemunho da capacidade inerente do Evora, a evolução do novo GT4 capitaliza a plataforma de estrada já avançada do carro, que foi fortemente influenciada pela engenharia inspirada no automobilismo da Lotus. As rodas com trava central, a asa traseira, a postura agressiva e o cockpit pronto para corrida dão uma indicação do verdadeiro potencial do carro.

Comentando sobre o lançamento do novo Lotus Evora GT4 em Xangai, Phil Popham, CEO da Lotus Cars disse: “A Lotus, como uma marca que nasceu da emoção da competição, o Evora GT4 Concept continuará esse legado enquanto abre um novo capítulo em nossa experiência de corrida. Todos os nossos carros mantém o automobilismo dentro de seu DNA, e quase todos os carros de rua da história da empresa correram com sucesso em algum momento. É a filosofia na qual Colin Chapman fundou a Lotus e que orgulhosamente continuamos até hoje ”.

Como parte do desenvolvimento do carro e dos pilotos, a equipe estará baseada em Hethel neste verão. Usando a lendária pista de testes como uma instalação de prova, e com a tutela de Gavan Kershaw, eles trabalharão duro no desenvolvimento do bólido.

Gavan Kershaw explica que “Cada Lotus é famosa por seu desempenho em condução e manuseio em estradas, superfícies e cantos apertados. Esse desempenho é suportado em anos de experiência em automobilismo e testes em nossa pista de teste de HQ em Hethel, no Reino Unido. Tudo isso proporciona confiança, resposta e sensação ao motorista. Com este conhecimento e o suporte de um chassi rígido, baixo centro de gravidade, dupla suspensão e todas as características esperadas de um carro de corrida Lotus. ”

O uso de painéis de carroceria híbridos projetados especificamente, incorporando seções de trama de carbono. Isso permite a introdução da aerodinâmica avançada para aumentar a força descendente e a estabilidade em alta velocidade, com um equilíbrio tendencioso da competição. Ele emprega o mesmo layout de molinete dianteiro do carro de estrada Evora GT430, mas com uma configuração diferente para permitir os requisitos de resfriamento de um carro de corrida. Isso inclui canards removíveis e dutos de freio na dianteira, bem como venezianas posicionadas no topo de cada arco da roda dianteira para reduzir a pressão acima da roda. A traseira do carro também usa a mesma configuração do carro da estrada, com dutos esculpidos atrás de cada roda para desabafar o fluxo de ar o mais rápido possível dos arcos das rodas, mas acrescenta um difusor compósito de quatro veios e uma asa traseira ajustável de fibra de carbono.

Seguro e rápido, o Evora emprega um conjunto completo de medidas para garantir a proteção do motorista, incluindo uma gaiola T45 de oito pontos, um arnês aprovado pela FIA HANS de seis pontos e um assento compatível com HANS, um interruptor de ignição elétrica e um extintor de incêndio em conformidade com a FIA. A instrumentação do carro também foi aprimorada para incluir uma tela colorida TFT de seis polegadas, incorporando registro de dados e alertas de falhas.

Ficha Técnica: Lotus Evora 430-GT4 CONCEPT

  • Potência Máxima: 450 hp a 7.000 rpm (456 cv)
  • Torque máximo: 376 lbft de 4.000 (510 Nm)
  • velocidade máxima: 170 mph (274 km / h)
  • Peso: 1.200 kg
  • Relação potência / peso (peso seco): 375 hp por tonelada

MOTOR E TRANSMISSÃO

  • Motor V6 de 3,5 litros, 24 válvulas, arrefecido a água, todo em alumínio, refrigerado por carga, com compressor Harrop e sistema dry sump
  • Transmissão sequencial de 6 marchas, com cárter semi-seco, lubrificação forçada e resfriador externo, e diferencial de deslizamento limitado do tipo Torsen
  • AP Racing embreagem dupla placa Cerametallic
  • Sistema de escape de motorsport sob medida com catalisador aprovado pela FIA

CHASSI E CORPO

  • Discos de freio flutuantes, de duas peças ranhurados e ventilados, flutuantes na parte frontal (380 mm x 34 mm, 355 mm x 32 mm na traseira) e quatro pistões de freio e pastilhas de freio compostas para corridas.
  • ABS M5 Bosch
  • Chassi de alta rigidez anodizado, de alumínio leve, extrudado, revestido com cola epóxi e rebitada
  • Comprimento variável, alta rigidez lateral, alumínio forjado, suspensão duplo A com juntas de eixo transversal e barras estabilizadoras dianteiras e traseiras tubulares
  • Amortecedores ajustáveis ​​bidirecionais
  • Direção hidraulicamente assistida, montada rigidamente, cremalheira e sistema de direção de pinhão, com 16,0: 1 lock-to-lock
  • ECU de automobilismo
  • Bateria leve de ions de lítio

ESPECIFICAÇÃO EXTERIOR

  • Para-choques dianteiro em fibra de carbono com canards removíveis e canal de freio na dianteira
  • Pára-choque traseiro de fibra de carbono com dutos esculpidos
  • Painel de acesso frontal em fibra de carbono
  • Fibra de carbono, grelha de ar para montagem no teto do cockpit
  • Painéis inferiores de fibra de carbono A
  • Aberturas do arco da roda dianteira com venezianas para reduzir a sustentação aerodinâmica
  • Inserções de painel de quartzo de janela traseira de fibra de carbono
  • Asa de automobilismo plana de fibra de carbono ajustável
  • Difusor traseiro composto com 4 elementos vãos
  • Porta traseira leve de fibra de carbono
  • Porta de vidro – plexiglass com abertura deslizante
  • Feixe de alumínio ultra-leve, totalmente usinado, forjado I, rodas de 12 raios (18 “8,5J dianteiro e 18” 11J traseiro)
  • Pneus (245/645 R18, traseiro 330/660 R18) – liso
  • Unidades de farol de bi-xénon na frente e unidades de OE standard na traseira, lâmpada de chuva aprovada pela FIA

ESPECIFICAÇÃO DE SEGURANÇA / CORRIDA

  • Assento FIA HANS, com suportes de banco homologados pela FIA
  • Cintos aprovados pela FIA HANS de 6 pontos
  • Interruptor de corte elétrico complacente da FIA
  • Extintor de incêndio aprovado pela FIA
  • FIA aprovou gaiola T45 de 8 pontos, para pontos de captação da suspensão traseira e barras de porta dupla
  • Tanque de combustível de 120 litros, com tri-válvula aprovada pela FIA (válvula de rolagem ativada por gravidade, válvula de câmara de flutuação, válvula de alívio de pressão)
  • Painel de visualização de painel TFT de 6 ”com registro de dados e alerta problema crítico

Galeria

Fotos: Divulgação