Quais são os órgãos de trânsito e o que fazem?
novembro 22, 2019Quais são e o que fazem os órgãos de trânsito, você sabe? Leia esse texto e conheça quem são e saiba como evitar multas de uma forma eficaz e segura!
Foto: Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Existem diversas discussões sobre as formas de tornar o trânsito mais eficaz, melhor e seguro. Por isso os governos utilizam uma ferramenta muito importante que é o Poder de Polícia de Trânsito.
Mas, você sabe quais são os órgãos que utilizam o Poder de Polícia de Trânsito? Se deseja saber mais, então não deixe de acompanhar este artigo.
Trânsito – O que é?
De acordo com o artigo 1° da lei 9503/97, considera-se “trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.
Com isso, a lei estabelece normas a serem seguidas e no caso do descumprimento, suas respectivas punições. E quem tem o poder para aplicar essas punições? Os órgãos de trânsito. Por isso, conheça alguns deles a seguir!
O Sistema Nacional de Trânsito
O Sistema Nacional de Trânsito é composto por entidades do poder executivo federal, estadual e municipal que agem com a responsabilidade de normatizar e regular o trânsito no território brasileiro e desta forma, fazem planejamento e desenvolvem políticas de trânsito, formação de condutores, registro de veículos, fiscalização de trânsito, policiamento e outros.
O Sistema Nacional de Trânsito é composto pelos seguintes órgãos normativos e consultivos:
- CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito;
- CETRAN – Conselhos Estaduais de Trânsito; e
- CONTRANDIFE – Conselho de Trânsito do Distrito Federal.
Os órgãos executivos de trânsito são:
- DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito;
- DETRAN – Departamentos Estaduais de Trânsito e órgãos executivos de trânsito dos municípios
Já os órgãos executivos rodoviários são:
- DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes;
- DER – Departamentos de Estradas e Rodagem e respectivos órgãos municipais;
- PRF – Polícia Rodoviária Federal;
- Polícias Militares
- JARI – Juntas Administrativas de Recursos de Infrações.
Como os órgãos regulam os estacionamento
Como citado acima, há muitos órgãos que visam regular as leis de trânsito e eles cuidam para que os condutores respeitem também os estacionamentos rotativos, chamados de zona azul.
Hoje, com o aplicativo zona azul os motoristas conseguem solicitar as vagas diretamente pelo celular, de forma prática e rápida. Mas há regras no uso do aplicativo zona azul digital SP que precisam ser seguidas.
Se o condutor estacionar no aplicativo zona azul digital SP e não seguir as normas estabelecidas para este uso ele poderá ser penalizado pelos órgãos de trânsito.
Portanto, ao usar o aplicativo zona azul fique atento e siga as regras para evitar multas e demais penalizações.