5 dicas: como escolher o suporte de bicicleta certo para o seu carro
outubro 23, 2018Se você é do tipo esportista e que não perde a oportunidade de levar a sua bike para onde quer que seja para a sua pedalada tradicional, ou se não dispensa a chance de divertir os pequenos no parque, saiba que o transporte de bicicletas em um carro também merece cuidados.
Caso você o faça de maneira irregular, o agente de trânsito pode multá-lo por “bagagem mal-acondicionada” e, além dos R$ 127, você pode perder cinco pontos na carteira de habilitação.
Por isso, aqui vão 5 Dicas para você transportar a sua bike da maneira certa:
1 – Trasporte dentro do carro: Caso você tenha um carro grande, ou as bicicletas sejam pequenas, lembre-se de prender rodas, garfo e quadro da bicicleta. Assim, se forem transportá-las montadas, elas devem ser amarradas de forma que não se desprendam em caso de colisões e se choquem com os ocupantes dos bancos à frente.
2 – Trasporte em racks de teto: Antes de fixar a bicicleta e sair rodando por aí, confira a altura total do conjunto (veículo + suporte + bicicleta). Considere se no trajeto você passará por locais de baixa altura, como estacionamentos cobertos, entradas de shopping e afins.
3 – Transporte traseiro (fixação alta): A maior preocupação está na visibilidade de dentro do carro, portanto, atente-se em mudanças de faixa e na hora de estacionar. O suporte também deve ser bem fixado para não se desloque em movimento. É o tipo mais comum em veículos hatches.
4 – Transporte traseiro (fixação no para-choque): As leis de trânsito proíbem que lanternas traseiras e placas sejam encobertas. Assim, tome cuidado ao fixar a(s) bike(s) e, se necessário, remova algumas peças da sua magrela, como rodas, garfos e demais itens móveis. para deixar tudo à vista. Ah, outra coisa, a bicicleta e/ou suporte não podem ultrapassar a largura total do veículo, portanto, não se esqueça de remover o que for necessário para não tomar multas. Outra opção é instalar lanternas e placa sobressalentes e que podem ser afixados ao suporte. Segundo o departamento de trânsito, desde que o lacre da placa não seja rompido, a placa pode ser deslocada e presa ao suporte. O importante é que fique visível.
5 – Trasporte em picapes: Basicamente, aqui as regras valem como no transporte no interior do veículo. Mesmo na caçamba e isoladas da cabine, precisam ser fixadas de forma que não caiam no transporte e causem acidentes. Há suportes específicos para fixação neste tipo de veículo e, se necessário, desmonte as rodas para facilitar a ‘magrela’.