Volkswagen apresenta conceito Type 20, uma Kombi Corujinha elétrica

Volkswagen apresenta conceito Type 20, uma Kombi Corujinha elétrica

julho 23, 2019 Off Por Fernando Naccari

Marca cria conceito baseado em uma Kombi de 1962 com renovações estéticas, de tecnologia e com motor elétrico de 121 cv

Se você sonha em ter um carro clássico para o dia a dia, mas a confiabilidade de projetos antigos ainda é um complicador grave, a VW criou um conceito bastante interessante, no qual restaurou um Kombi 1962, a modernizou em alguns aspectos e trocou a mecânica original a ar por um motor elétrico com cerca de 121 cv.

O projeto foi todo tocado por um grupo criado cerca de duas décadas atrás, no Vale do Silício. Inicialmente, com um grupo de três profissionais, agora o escritório do Grupo Volkswagen conta com 180 engenheiros, designers, pesquisadores e cientistas sociais – o maior desses escritórios fora da Alemanha.

No início deste mês, a Volkswagen anunciou um novo nome e aumentou a responsabilidade pelo site: o Centro de Inovação e Engenharia da Califórnia. O conceito elétrico Type 20 veio como uma comemoração às novas instalações e para demonstrar como é possível misturar o melhor da herança da Volkswagen à medida que a empresa abraça um futuro elétrico.

“O futuro do Grupo Volkswagen será definido pelo nosso sucesso no desenvolvimento de novas tecnologias projetadas para atender às necessidades de nossos clientes. Ao lançarmos a próxima geração de veículos elétricos e autônomos, a inovação definirá cada vez mais quem somos”,

disse Scott Keogh, presidente e diretor executivo do Volkswagen Group of America.

O antigo Laboratório de Eletrônica e Pesquisa tem uma longa história de aplicação de tecnologia avançada aos veículos. Em 2005, o veículo robótico de pesquisa “Stanley” do laboratório venceu o DARPA Grand Challenge, percorrendo 132 quilômetros de deserto sem um motorista ou intervenção humana. Outras tecnologias desenvolvidas no centro, como controles preditivos de navegação e fala, foram implantadas em modelos do Grupo Volkswagen em todo o mundo.

Conceito IECC Type 20

Construído por uma equipe de 25 pessoas em menos de seis meses a partir dos “restos mortais” de uma Kombi Type 2 de 11 janelas de 1962, o Type 20 foi convertido para funcionar em um motor elétrico de cerca de 121 cv, alimentado por uma bateria de 10kW – ambos dimensionados para caber nos limites apertados do powertrain original da van.

Embora o Type 20 mantenha boa parte do visual da Kombi original, os designers e engenheiros queriam torná-lo mais futurista.

“Quando imaginamos esse projeto, queríamos construir algo que fizesse um jovem querer se tornar engenheiro automotivo ou designer automotivo quando crescesse e o Type 20 é a representação perfeita do que fazemos aqui – é parte alemã, parte californiana, e coloca a tecnologia em primeiro lugar, mas com uma história muito emocional por trás disso”.

, disse Erik Glaser, designer de produto principal do IECC.

As rodas e os suportes dos retrovisores, segundo a nota oficial, tem aparência “alienígena”, assim como o volante e os suportes de assento no interior. O visual chamado de “design generativo” foi um processo criado em computador que imita formas naturais, maximizam a força e minimizam o peso.

Os faróis e o símbolo da VW não são apenas iluminados por LEDs. Eles fazem parte de um assistente digital futurista desenvolvido por um agente de fala inteligente construído a partir da tecnologia existente do Grupo Volkswagen. Microfones e câmeras dentro e fora do Type 20 podem usar comandos de reconhecimento facial e linguagem natural para permitir que os usuários acessem o veículo e respondam com a luz.

No interior, o Type 20 apresenta um interior personalizado completo e um visor holográfico do Looking Glass II integrado ao painel, gerando imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais.

“O Type 20 foi montado como uma forma de celebrar nossa existência de 20 anos como laboratório. É uma combinação de nossa herança e nosso futuro”,

finaliza Nathaniel Coser, engenheiro sênior da equipe. ”

Fotos: Volkswagen/ Divulgação