Nissan Z: a história dos carros clássicos em 50 anos de paixão
setembro 30, 2020A Série Z da Nissan é uma das mais apaixonantes da marca japonesa e completa meio século em 2020
Fotos: Nissan – Divulgação
A Nissan presta homenagem aos últimos 50 anos do icônico esportivo Z com uma exposição de modelos de sua coleção Nissan Heritage, em Yokohama. Os carros exibidos no Pavilhão Nissan durante a apresentação do Z Proto apresentam a evolução do lendário carro esportivo cronologicamente, começando com o primeiro Z que surgiu em 1969.
Nissan Fairlady Z432 1969 (PS30)
Tudo começou com ele. O “Fairlady Z” S30, também conhecido como Datsun 240Z em diferentes partes do mundo, oferecia ao público um carro esportivo estilo europeu confiável e a um preço acessível. Introduzido em dezembro de 1969, foi um sucesso instantâneo, colocando a Nissan no mapa mundial dos carros esportivos e levando outros fabricantes japoneses a seguir seus passos.
O modelo top de linha, o Z432, apresentava o icônico motor S20, com 24 válvulas em linha DOHC de 6 cilindros que também estava no Skyline GT-R (PGC10), produzindo 160 cavalos de potência. O nome do carro “432” é derivado das quatro válvulas do motor, três carburadores e dois comandos de válvulas. As rodas de magnésio aguentaram o peso sem perder a elegância. O diferencial de deslizamento limitado transferia a potência do Z432 para o pavimento.
1972 Nissan Fairlady 240ZG (HS30)
Equipado com um motor de 2.4 litros, o Datsun 240Z original foi projetado para o mercado norte-americano, onde foi lançado em 1970. Em resposta à demanda dos clientes, ele foi colocado à venda no Japão em novembro de 1971.
Para o mercado japonês, três variações foram oferecidas: Fairlady 240Z, 240Z-L e 240ZG. Este último foi o mais notável, ostentando uma dianteira exclusiva, o que a Nissan chama de “nariz G” (o “G” significa “Grande”). O nariz estendido de fibra de vidro do 240ZG e os faróis cobertos de vidro se destacaram de outros modelos 240Z e permanecem populares até hoje. A nova frente deu ao 240ZG um coeficiente de arrasto de 0,390, o que ajudou o carro a atingir a velocidade máxima de 210 km/h.
As tampas dos faróis em forma de cúpula inspiraram os faróis do Z Proto, criando uma assinatura que combina o passado com um visual moderno.
1980 Nissan Fairlady 280Z T-top 2 lugares (HS130)
Em 1978, o Z passou por sua primeira mudança completa de modelo. O novo Z, batizado de S130, apresentava uma nova placa de identificação e vinha com um motor de 6 cilindros em linha de 2.8 litros chamado L28E. O veículo era oferecido em configurações de 2 e 4 lugares (dois dianteiros e dois traseiros) e era considerado mais refinado e luxuoso que seu antecessor.
Em 1980, a Nissan adicionou uma versão T-top do carro, respondendo a quem apreciava os encantos de um carro esportivo conversível sem sacrificar a rigidez da carroceria.
O “Super Z” 280Z especializado, com portas em forma de asa de gaivota e outros equipamentos especiais, estrelou um popular drama policial da televisão japonesa, “Seibu Keisatsu”, que deu ao 280Z o status de lendário no Japão.
1984 300ZX – 50º aniversário Turbo T-top, especificações do Canadá (HZ31)
Lançado em 1983, o Nissan 300ZX (Z31) apresentava o primeiro motor V6 turboalimentado produzido em série no Japão, o VG30ET, que substituiu o de 6 cilindros em linha dos modelos anteriores. Uma edição do 50º aniversário 300ZX foi adicionada para celebrar os cinquenta anos da Nissan.
Com apenas 5.148 veículos produzidos para o mercado norte-americano e 300 para o mercado canadense, o coupê de dois lugares, com exclusividade nas cores prata e preto e motor turboalimentado, trazia os melhores equipamentos da categoria. O cliente podia escolher entre uma transmissão automática ou manual de 5 velocidades.
1989 Nissan Fairlady Z 2 + 2 300ZX Twin Turbo (GCZ32)
Introduzido em 1989, o 300ZX, com codinome “Z32”, não se parecia com nenhum Z que o precedeu. Com uma nova direção de estilo e ótimo desempenho, ele rivalizava com os melhores carros esportivos do mundo. O Z de quarta geração repensado veio em com opções de dois ou quatro lugares com duas variações diferentes do motor VG30DE: um V6 3.0, de 225 cavalos, ou uma versão bi-turbo, apelidada de VG30DETT, que produziu 281 cv.
O carro apresentava tecnologias avançadas, incluindo suspensão multilink nas 4 rodas e freios de 4 pistão de alto desempenho com pinças de alumínio. O modelo em exibição é o topo de linha 300ZX Twin Turbo, de 4 lugares.
2002 Nissan Fairlady Z Versão ST (Z33)
Depois que o 300ZX (Z32) foi descontinuado, em agosto de 2000, muitos se perguntaram se o icônico carro esportivo da Nissan voltaria um dia. A pergunta foi respondida em 2001, quando um carro-conceito Z completamente novo foi revelado.