A maior coleção de VW Golf do mundo

A maior coleção de VW Golf do mundo

junho 26, 2018 Off Por Fernando Naccari

O site Auto+ de Portugal encontrou a maior coleção privada de Volkswagen Golf de que se tenha notícias no mundo. A garagem dos sonhos fica na Áustria e o proprietário não é um ricaço, na verdade, vem de um do de uma empresa de limpeza de chaminés da cidade de Viena. Josef Juza comprou seu primeiro Golf em meados dos anos 90 e, a partir de então, não conseguiu mais parar.

Sua pequena empresa tem um enorme armazém que, ao contrário do que seria a lógica, não costuma guardar insumos para o trabalho do dia-a-dia, mas nada menos do que 114 modelos da família Golf, incluindo algumas raridades de fazer inveja ao acervo da própria Volkswagen. Josef Juza, inclusive, poderia organizar uma grande concentração de modelos Golf todos os dias sem convidar uma única pessoa e sem sair da ‘sua garagem’.

Ao contrário do que diria a lógica, a coleção não foi planejada. “Quando me sentei num Golf pela primeira vez, tive a sensação que aquele carro tinha sido feito para mim. A posição de dirigir, a diversão ao volante, a versatilidade… tudo exatamente como eu gosto”.

A partir de então, quando Juza ainda não considerava ter uma coleção, costumava usar uma Caddy (picape derivada do Golf) para o seu trabalho diário. No verão usava um Cabrio para se divertir. No inverno tinha um Country e recorria a um GTI para os momentos mais audaciosos. Para viajar com a família usava um Golf comum. “O meu ponto básico era – o Golf certo para cada ocasião.

Mas foi aí que surgiram os primeiros problemas…  “Um dia, numa exposição de clássicos, apaixonei-me por um modelo da primeira série”, recorda Josef explicando que este Golf I foi o primeiro modelo “desnecessário” e, nesse sentido, marcou o verdadeiro “start” para a sua coleção. “(A partir dali) bastava uma olhada rápida na Internet e logo encontrava outro grande Golf a um preço fantástico. Muitas vezes, o transporte era mais caro do que o carro.”

Em sua coleção, Josef Juza tem Golf em quase todas as suas variantes, desde modelos saídos da fábrica alemã, até outros customizados. Entre as raridade, Josef Juza tem um Golf Citystromer, de 1981: foram produzidas 25 unidades de um dos primeiros carros elétricos com capacidade para ser utilizado no uso diário. Juza tem também uma Caddy transformada em veículo de coleta de lixo e um Golf I pré-série com porta de correr no lado do condutor. Acrescenta-se à lista um Jetta cabriolet, um Golf I transformado em buggy, ma Caddy adaptada com escada de acesso a avião (que, das três unidades fabricadas para serem utilizadas no aeroporto de Bremen, Josef é proprietário de duas) e uma outra Caddy convertida em Motorhome .

Fonte e Fotos: automais.autosport.pt