Mobilidade Elétrica e a adaptação dos condomínios

Mobilidade Elétrica e a adaptação dos condomínios

outubro 2, 2020 Off Por Fernando Naccari

De fácil instalação, carregadores de uso coletivo oferecem mais benefícios do que custos.

A demanda pelos carros elétricos é, sem dúvidas, impulsionada pela ideia de sustentabilidade. Utilizar energia renovável e não poluente é o foco de discussões em torno do mundo. No entanto, um outro quesito puxa esse mercado: a praticidade. Poder reabastecer o veículo no conforto e na segurança do lar é o que tem atraído novos adeptos dessa modalidade de carros. Contudo, os condomínios residenciais ainda estão muito aquém dessa tendência e os proprietários dos híbridos e elétricos sofrem alguns impasses.

Quem explica essa problemática é Eduardo Nobre, engenheiro eletricista e proprietário da FiveStars – Montagens e Manutenções de Sistema Elétricos, de Belo Horizonte/MG. “Muitos condomínios permitem que o condômino instale o seu carregador desde que o sistema seja ligado diretamente no medidor de energia do apartamento. Que, dependendo da localização desse medidor e da vaga de garagem, isso significará implantar cabeamentos longos, com material e tempo de serviço excessivos para beneficiar somente uma família.” Além disso, o engenheiro destaca que a infraestrutura existente nos edifícios não foi projetada para isso e o que se vê são adaptações e instalações inseguras. 

Para o engenheiro, a solução, então, é investir nos carregadores de uso coletivo. “Estes equipamentos permitem uma instalação simples e centralizada e amplia a possibilidade de uso a todos os proprietários de carros elétricos”, explicou. Os carregadores são pequenos, do estilo home charger, e por isso ainda tem a vantagem de ocupar pouco espaço.

Ele também fala sobre os encargos financeiros: “é muito vantajoso em termos econômicos, porque o custo da instalação pode ser diluído no valor do condomínio entre todos os moradores, sem gerar prejuízos, e posteriormente somente quem usar o carregador vai pagar pelo serviço. Atualmente já contamos com sistemas inteligentes ativados por um cartão-chave individual que ao final do mês gera um extrato de valores a serem pagos.”

Eduardo cita como exemplo os carregadores Efacec, modelos que ele mesmo já instalou em condomínios e empresas  mineiras e que disputam mercado com carregadores dos principais fabricantes de equipamentos elétricos, como Schneider e WEG, por exemplo. Vale ressaltar que a FiveStars é credenciada pela Electric Mobility Brasil para a instalação e manutenção de carregadores para veículos híbridos e 100% elétricos em Belo Horizonte e região metropolitana, contribuindo para a aceleração da implantação da infraestrutura para mobilidade elétrica em Minas Gerais.