Um pequeno carro de luxo ao alcance “de todos”, esse é o Smart Fortwo

Um pequeno carro de luxo ao alcance “de todos”, esse é o Smart Fortwo

março 20, 2015 Off Por Fernando Naccari
A história do pequeno Smart no mundo automotivo é mais antiga do que o tempo que conhecemos o veículo. A marca foi fundada pela Mercedes-Benz em parceria com a Swatch (marca suíça de relógios) no ano de 1994 com a intenção de criarem um automóvel compacto que fosse fácil de estacionar. Assim, a Swatch criou um projeto de um veículo tão compacto que poderia estacionar de frente à calçada ocupando o mesmo espaço que um veículo comum ocuparia estacionando “de lado”. Com isso, no espaço de um veículo estacionado normalmente, caberiam três Smart.

 

Para levar o projeto adiante, a Swatch criou sua fábrica em parceria com a Mercedes-Benz na cidade de Hambach, na França. Mas, como o projeto final não agradou a Swatch, que desejava ter um veículo com motorização ecológica e após ter grandes perdas financeiras no financiamento deste, acabou abandonando o projeto, deixando-o, a partir de então, com a montadora alemã.
Vendo o futuro que Smart teria, a Mercedes-Benz continuou com o projeto e lançou a primeira versão do Fortwo em 1998. Com motor de três cilindros e 599cc que, posteriormente foi aumentada para 698cc, o carrinho não teve grande aceitação no mercado, principalmente por apresentar falhas na estabilidade.

 

 

No ano de 2003, a gama Smart ganhou um novo modelo, o Roadster, com grande inspiração nos modelos deste segmento dos anos 60. Apesar do visual agressivo, o carro vinha com motores de baixa potência voltados para a economia de combustível. Como toda grande novidade, o Smart Roadster fez sucesso no ano de lançamento, superando as expectativas, mas no fim das contas ‘não vingou’, levando a montadora a encerrar sua produção em 2005.

 

 

 

No ano de 2004 a Smart lançou seu primeiro carro para 4 ocupantes, o Smar forfour. Criado em parceria com a Mitsubishi, tinha plataforma compartilhada com o Colt, utilizando ainda muitos componentes do modelo japonês.
Em 2007, a Smart lançou a segunda geração do Fortwo, versão que teve maior sucesso e que é disponbilizada até os dias de hoje com leves alterações visuais.
DIRIGINDO UM SMART
O modelo que testamos é um Smart Fortwo 2011 mhd. Essa tecnologia é chamada pela montadora de “micro hybrid drive” e tem a função de desligar o veículo quando este estiver com freio acionado e com velocidade inferior a 8 km/h. Com isso, o Smart reduz a emissão de poluentes e o consumo de combustível. Em nossos testes, o Fortwo apresentou incríveis marcas na cidade e estrada, sendo elas 17,3 km/l e 21,6 km/l, respectivamente.

 

 

Para que a função funcione de forma automática, o sistema de gerenciamento eletrônico do veículo necessita que algumas condições sejam respeitadas, como:
  • Pedal do freio acionado;
  • velocidade do veículo inferior a 8 km/h;
  • Motor com temperatura acima de 60ºC;
  • Bateria com carga suficiente para dar uma nova partida;
  • Bateria e temperatura ambiente com temperaturas acima de -5ºC;
  • Velocidade de marcha ou N engatado;
  • Se após uma primeira parada, o veículo tiver atingido velocidade superior a 8 km/h, do contrário, o sistema não será ativado, a fim de preservar a integridade do sistema de partida (durante esse período a luz ECO fica acesa no painel de instrumentos);
  • Tampa do compartimento de carga fechada.
Para que o veículo “ligue novamente”, basta soltar o pé do freio ou acelerá-lo. No caso de manobras curtas onde a 1ª marcha e a ré são acionadas, o sistema só entrará em funcionamento após o veículo atingir a velocidade citada, preservando a segurança do motorista e dos ocupantes.

O conforto a bordo fica à cargo dos equipamentos de conforto, como o eficiente sistema de som, bancos com bom apoio para as pernas e costas e, por incrível que pareça, excelente espaço interno para os dois ocupantes.

 

Como ponto negativo, vale ressaltar que, o sistema “start-stop” é eficiente do ponto de vista ecológico, mas prejudica o conforto interno do veículo principalmente em dias de calor, pois com o motor desligado, o ar-condicionado também é desligado. Para resolver esse problema, é possível desligar o sistema através de um botão logo à frente da alavanca de câmbio

 

 

Outro ponto que incomoda aos ocupantes é a suspensão do veículo. com entre-eixos bastante reduzido e de caráter bastante rígido, ressaltado pelo eixo traseiro em “U”, andar com o Fortwo em ruas de grandes cidades como São Paulo é bastante cansativo. A cada buraco ou solavanco que as rodas passam, o veículo é “chacoalhado” e tornam o passeio quase uma experiência off-road. No entanto, nas estradas, o conforto era proporcional ao de um veículo de pequeno à médio porte.

 

 

À parte do conforto, o motor 1.0 de três cilindros e 71cv agrada bastante na condução. Ágil e de respostas rápidas, responde bem se o condutor dirigir o veículo optando por trocas manuais, mas se deixar com que o sistema automatizado faça a função, prepare-se para os trancos padrão deste tipo de transmissão automatizada.

 

DICAS DE MANUTENÇÃO
Se você tem um Smart, ou deseja ter um, veja algumas dicas de manutenção importantes para sua convivência com o veículo:
– Óleo lubrificante do motor (3,7 litros incluindo o filtro): Se você é daqueles que gosta de levar o carro para você todo e qualquer serviço nas concessionárias, isso não te afetará muito, mas se você é como a maiorias dos brasileiros e busca uma alternativa tão boa quanto, mas com custo menor, saiba que os recomendados para seu veículo são os multiviscosos Classe MB 229.5 e podem ser encontrados sob as desinações Fuchs Titan Supersyn SL MB, Mobil 0W40, Motul 8100 X-MAX 5W30 e Pento High Performance 5W30.
– Óleo lubrificante da transmissão: Em caso de manutenções na caixa de mudanças, peça para seu mecânico utilizar somente o lubrificante Classe MB 235.72 designado como Castrol Manual BOT 328. É importante informá-lo que, ao menos que ele tenha costume de realizar reparos neste veículo e tenha o item em estoque, será necessário importá-lo, pois não há produção nacional deste lubrificante.
Atente-se as luzes do painel, principalmente aquela que demonstra o funcionamento do “Start-Stop”, pois ela pode demonstrar coisas diferentes:


Luz acesa
O que significa?
Luz verde (1)
Start-Stop está ligado e ativo no momento
Luz Amarela (2)
Start-Stop ligado, mas não ativo no momento
Luz Amarela (2) fica piscando por cerca de 10 segundos e em seguida apaga
O sistema “Start-Stop” apresenta alguma falha
VALE A PENA COMPRAR?
Se pararmos para pensar que um Smart Fortwo 2010/2011, pode ser encontrado na casa dos R$ 30.000,00 (Veja mais aqui), podemos dizer que esta é uma ótima opção de compra de um carro usado, principalmente para casais sem filhos e que buscam estilo diferenciado e economia de combustível. No entanto, do ponto de vista da manutenção, é bom tomar cuidado. O Smart tem DNA Mercedes-Benz e utiliza muitos itens que somente podem ser encontrados através de importação, fato que encarece bastante o custo anual com o carro.

 

Por outro lado, dificilmente encontraremos outro veículo tão prático para guiar nas grandes cidades e mais divertido, afinal rodar com um Smart é único e chama a atenção de todos. Portanto, “pese” bem o que deseja! Em uma média geral, este é um carro que nós RECOMENDAMOS!
Quer saber mais detalhes sobre o Fortwo? Acesse o Catálogo Smart Fortwo disponibilizado pela marca.


FICHA TÉCNICA
MOTOR
Traseiro, transversal, 1.0 litros, 3 cilindros em linha, 12 válvulas; função start/stop; aspirado; gasolina; acelerador eletrônico
Número de válvulas por cilindro
4; duplo comando no cabeçote; bloco e cabeçote em alumínio
Diâmetro x curso
72 x 81,8 mm
Cilindrada
999 cm3
Potência máxima (cv (kW) / rpm)
71 (52) / 5.800
Torque máximo (kgfm (Nm) / rpm)
9,3 (92) / 4.500
Taxa de compressão
11,4
Sistema de alimentação
Injeção eletrônica multiponto
Emissão de CO2
103 g/km
TRANSMISSÃO
Câmbio automatizado de 5 marchas com sistema Softouch – permite ao motorista mudar da transmissão manual (Softip) para automatizada pressionando um botão na alavanca de câmbio; tração traseira
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Diâmetro de giro
8,75 m
SUSPENSÃO
Dianteira
Independente, tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora
Traseira
Eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores a gás
FREIOS
Dianteiros
discos ventilados
Traseiros
tambores
Assistência eletrônica
ESP (controle eletrônico de estabilidade), Hill Start (assistência de arrancada em subidas), ABS (sistema eletrônico de antitravamento das rodas), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), ASR (controle de tração) e BAS (assistência eletrônica de frenagem)
RODAS / PNEUS
Dianteiros
5,5J x 15″ polegadas, em liga leve – 6 raios / 175/55 R15
Traseiros
6,5J x 15″ polegadas, em liga leve – 6 raios / 195/50 R15
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
33 litros (reserva
5 litros)
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
220 litros (até o teto
340 litros)
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento
2.695 mm
Largura
1.559 mm
Altura
1.542 mm
Distância entre-eixos
1.867 mm
Bitola dianteira
1.283 mm
Bitola traseira
1.385 mm
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima
145 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
13,3 s
CONSUMO CIDADE / ESTRADA (km/l)
19,0 / 25,0
PESO (em ordem de marcha)
750 kg
PESO BRUTO TOTAL
1.020 kg