Teste: Peugeot 2008 Allure Pack 2020 – bonito, barato e confortável, mas…

Teste: Peugeot 2008 Allure Pack 2020 – bonito, barato e confortável, mas…

outubro 21, 2019 Off Por Fernando Naccari

SUV francês é bem equipado, confortável e mais barato que a concorrência, mas peca em dois aspectos fundamentais: consumo e desempenho

O SUV da Peugeot é um dos bons carros esquecidos pelo mercado. Duvida? Faz quanto tempo que você não houve falar dele por aí? Outro dado: hoje ele é só o 49º veículo mais emplacado no mês de setembro, com apenas 761 unidades.

O desempenho não muda muito no acumulado do ano, onde o francês ocupa a 48º posição do ranking geral com 6.288 emplacamentos. Dentro do seguimentos de SUVs, ele foi apenas o décimo quinto colocado.

Mas o que justifica este desempenho fraco? Na verdade, é difícil explicar. Talvez a maior razão para isso seja ele estar com visual cansado, sem mudanças significativas e também por ter conjunto mecânico que lhe ofereça desempenho discreto. Ah, claro, a fama dos veículos franceses no País não é das melhores, mas adianto que este preconceito não tem fundamento.

As mudanças

Para dar uma quebrada no visual antigo, o modelo 2020 chega com nova grade dianteira pintada em preto brilhante e com região central montado com elemento tridimensionais. O capô também recebeu uma mudança sutil, deixando-o um mais plano. As mudanças exteriores terminam por aí. Por dentro, o carro continua o mesmo, com exceção do novo tecido no revestimento dos bancos.

Ainda fazem falta elementos de segurança, como os controles de estabilidade e tração, que não pode ser adquirido nem como opcional na versão de topo.

Mas é mais barato

Apesar disso tudo, a Peugeot comercializa o seu SUV de entrada com valor mais acessível que os rivais. A versão de entrada Allure, por exemplo, custa R$ 69.990 e a intermediária Allure Pack, a que avaliamos, custa R$ 10 mil a mais, mas mesmo assim é pelo menos R$ 10 mil mais barata que o Jeep Renegade de entrada, por exemplo, que é o SUV mais vendido da atualidade. Olhando por este prisma, o 2008 começa a ficar interessante.

Ao volante

Quando entramos no SUV 2008 o bem estar à bordo é garantido, seja pelo ótimo conforto dos bancos ou pela ergonomia oferecida pelo Peugeot i-Cockpit, que combina visual clean, volante pequeno, painel de instrumentos posicionado acima do volante e central multimídia em posição central elevada.

Talvez esta seja a maior qualidade do modelo. Combinado ao ótimo conforto de suspensão, ele é um dos mais agradáveis do segmento no uso urbano, quase uma referência.

Mecânica deixa a desejar

Sem dúvidas o seu maior problema. O quatro-cilindro 1.6 flex e 118 cv e 16 kgfm é acoplado somente à transmissão automática de seis marchas. Se o motor tem pouco fôlego, o câmbio termina de anestesiar o conjunto, oferecendo respostas lentas seja para aumentar ou diminuir as marchas. É algo que sem dúvidas precisa de uma atenção da fabricante.

Além disso, o modelo conta com três modos de condução, ECO, NORMAL e SPORT. Na primeira delas o conjunto fica ainda mais sofrível, mas a economia de combustível é priorizada. No modo intermediário, o desempenho não é dos melhores, mas em nossos testes apresentou consumo de 7,7 km/l com gasolina no tanque. No último modo o carro “vira outro”, mas o consumo de combustível fica ainda pior: 5,8 km/l.

Itens de série

O modelo é bem-equipado, sem dúvidas. De série chega com ar-condicionado, vidros elétricos, retrovisores com acionamento elétrico, controlador de cruzeiro, central multimídia com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay e câmbio automático com opção de trocas manuais na alavanca.

Veredicto

Quer saber se o SUV francês vale a compra? Então assista a nossa avaliação completa no vídeo abaixo. Não deixe de se inscrever em nosso canal no YouTube, ative o “sininho” para receber as notificações sempre que um conteúdo estiver disponível e aproveite para dar o seu like e deixar o seu comentário. Respondo à todos!

Ficha técnica Peugeot 2008 Allure Pack

  • Motor: 1.6, quatro cilindros, flex
  • Potência: 118 cv (E) / 115 cv (G) a 5.750 rpm
  • Torque: 16 kgfm a 4.750 rpm
  • Câmbio: Automático de seis marchas e tração dianteira
  • Suspensão: Independente, tipo McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
  • Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
  • Pneus: 205/60 R16
  • Dimensões: 4,16 m (comprimento) / 1,74 m (largura) / 1,58 m (altura), 2,54 m (entre-eixos)
  • Tanque: 55 litros
  • Porta-malas: 355 litros