Teste: Nissan Frontier S – divertida de dirigir e ainda é feita para o trabalho

Teste: Nissan Frontier S – divertida de dirigir e ainda é feita para o trabalho

novembro 11, 2019 Off Por Fernando Naccari

Modelo abdica de cromados no visual para deixar peças de reposição mais baratas para os frotistas, mas é divertidíssima de guiar e me fez pensar o quanto seria legal ter uma na garagem

A Nissan Frontier S é a versão de entrada da picape japonesa em nosso País e, entre os seus diferenciais, tem visual sem cromados, câmbio manual e uma turbina a menos, tudo para deixar o modelo mais apto ao uso de frotistas.

Mas não se engane, o modelo também pode ser adquirido por quem prefira a simplicidade e o prazer inigualável de dirigir uma picape robusta, que anda bem, é confortável e que bebe pouquíssimo diesel.

Com todos estes benefícios – ou não, como preferir – a Nissan comercializa a Frontier S a partir de R$137.550, preço bastante atrativo se comparado às rivais do segmento, como a Ford Ranger XL (R$ 132.320), VW Amarok SE (R$ 153.190), Mitsubishi L200 Triton Sport GLX (R$ 137.990) e Toyota Hilux STD Power Pack (R$ 149.705).

Itens de série

Apesar da simplicidade ser sua característica (com ausência de cromados e presença de rodas de ferro, por exemplo), a lista de itens de série até que é boa: ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, direção hidráulica, assistente de partida em rampas, assistente para descidas controladas, controles de tração e de estabilidade e tração 4×4 integral que pode ser acionada com com o veículo em movimento com velocidades de até 100 km/h.

Mecânica

Outra mudança da Frontier S está na mecânica. Enquanto as versões automáticas possuem motor biturbo, a versão de entrada vem apenas com um turbocompressor de geometria variável.

Assim, o 2.3 16V rende 160 cv e 41 kgfm, torque bastante próximo das demais versões (45 kgfm), mas 30 cv a menos (190 cv). Com isso, a picape mantém o vigor para carregar peso, acelerar bem e encarar qualquer terreno.

O câmbio manual é um capítulo à parte: os engates são firmes e a embreagem é relativamente pesada, mas mesmo assim a sensação de domar a fera é maravilhosa. Ah, um detalhe, com este conjunto, a Frontier S apresentou consumo de 9,8 km/l de diesel na cidade e com ar ligado. Já, na estrada, a média beirou os 16 km/l. A autonomia com isso ultrapassava os 600 km.

Sem luxos

Por dentro, assim como do lado de fora, não há luxos, mas os bancos têm revestimento em veludo e ajuste de altura. O painel, embora simples, possui computador de bordo e indicador de troca de marcas. Em contrapartida, não há rádio de série.

Capacidade de carga

A Frontier S carrega até 1.005 kg na caçamba e tem ganchos para fixação de carga.

Veredicto

É uma picape raiz: aos amantes de picapes “das antigas”, a Frontier S é um prato-cheio. Anda bem, bebe pouco, tem câmbio manual e é relativamente bem equipada. Apesar de não contar com alguns luxos, já pensou em colocar um jogo de rodas de liga, protetor de caçamba e um sistema de som bacana? Para mim seria a picape ideal!

Galeria

Ficha Técnica Nissan Frontier S MT 4×4

  • Motor: quatro cilindros 2.3L, 16V, turbodiesel, injeção direta, diesel
  • Cilindrada: 2.298 cm³
  • Potência: 160 cv a 3.750 rpm
  • Torque: 41 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: manual, seis marchas
  • Direção: hidráulica
  • Suspensão: braços sobrepostos (dianteira) / Eixo rígido com links transversais (traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)
  • Tração: 4×2 traseira ou 4×4, com reduzida
  • Pneus: 255/70 R16
  • Caçamba: 1.005 kg / 1.054 litros
  • Tanque: 80 litros
  • Peso: 2.030 kg