Teste: Hyundai HB20 1.0 Comfort
abril 3, 2019A Hyundai mudou o mercado de veículos considerados “de entrada” no Brasil com a chegada do hatch HB20, no segundo semestre de 2012. Na época, com o mercado dominado de veículos “pelados”, se destacou por oferecer um carro bonito, completo e que realmente rivalizava em melhor nível que os recém-chegados chineses (JAC, Chery e cia).
Mas, de lá para cá, o compacto pouco mudou e o HB20 já apresenta um visual defasado frente aos concorrentes do segmento. É esperada uma nova geração no segundo semestre deste ano, ou início de 2020.
Enquanto isso, tivemos a oportunidade de testar o HB20 1.0 Comfort, versão próxima do topo de linha (entre os 1.0) e que tem preço estimado em R$ 48.990, rivalizando diretamente com Fiat Argo 1.0 (R$ 48.490) e Volkswagen Polo 1.0 MPI (R$ 52.360), por exemplo.
Um tapa no visual
A primeira repaginada veio em 2016, dando ao HB20 um aspecto mais jovial, mas no mesmo corpinho. As principais mudanças se concentraram na dianteira, com novo para-choque e com grade hexagonal, que trazia moldura cromada. De lá para cá, mudanças só no interior da grade, que deixou de ser ‘em filetes’ e agora tem forma de colmeia.
O para-choque traseiro também foi levemente modificado, mas o que mais carecia de mudanças, o interior, permaneceu praticamente intocado.
Ao volante
O HB20 é, no mínimo, um carro justo. Mesmo com visual defasado, ainda é bonito e tem na boa dirigibilidade sua qualidade ímpar.
Com o motor tricilíndrico Kappa de 80 cv (E) / 75 cv (G) e 10,2 kgfm (E)/ 9,4 kgfm (G), ele vai bem na cidade e tem desempenho satisfatório, mesmo com o câmbio manual de cinco marchas de engates mais longos do que a média. O modelo sofre um pouquinho apenas em subidas íngremes, em que se faz necessária a redução de marchas com maior frequência.
Em nossos testes, o consumo também foi bom, com média urbana (com etanol no tanque) de 8,3 km/l. Com o mesmo combustível, mas em ciclo rodoviário, a média subiu para 11,2 km/l (ambas as aferições com ar-condicionado ligado o tempo todo).
A suspensão também tem boa calibração, um pouco mais macia que a do Ford Ka, por exemplo, mas com melhor comportamento dinâmico em curvas de alta velocidade. Única ressalva fica para o conjunto traseiro, no qual os amortecedores têm curso reduzido e, dependendo do grau de imperfeição da via, você ouvirá batidas secas. Este sintoma se agrava quando o porta-malas está cheio ou quando a segunda fileira de bancos leva mais duas pessoas.
O sistema de direção ainda traz a assistência hidráulica que, embora seja eficiente nas mais diferentes condições de uso do dia a dia, é sensivelmente mais pesada que os conjuntos eletroassistidos. Se você já dirigiu um carro com direção elétrica, vai sentir uma grande diferença.
Conforto a bordo
A posição de dirigir é boa, mas o volante não possui ajuste em altura. Em contrapartida, o assento do motorista possui, fato que equilibra um pouco mais o jogo, mas favorece principalmente a quem não gosta de ficar alto. Com relação ao espaço interno, é um pouco apertado para quem segue atrás.
O painel de instrumentos é amplo e o computador de bordo é completo, mostrando as médias e as instantâneas de consumo e de velocidade. Destaque para a informação de autonomia que, em posição superior, sempre mostra ao motorista quanto ainda pode rodar com o combustível presente no tanque.
O sistema de ar-condicionado é bastante eficiente e a central BlueMedia tem configuração intuitiva e traz conectividade via Apple Car Play e Android Auto. Nela ainda é integrada TV digital que só funciona com o veículo parado.
Itens de serie
O HB20 Comfort tem farta lista de itens de série: airbag duplo, alarme, ar, trava elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, roda de 15 polegadas com calotas, chave principal e reserva tipo canivete, computador de bordo, direção hidráulica, ISOFIX, freios ABS com EBD, repetidora de seta nos retrovisores, volante com comandos de áudio, retrovisores elétricos, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função um toque apenas para descida e apenas para o motorista.
Veredicto
Apesar de já estar próximo de passar por uma reestilização profunda, o HB20 1.0 Comfort continua sendo uma opção interessante no mercado e, ao que tudo indica, deve ter boas ofertas de preços para esgotar o estoque e preparar a chegada da nova geração. Com boa dirigibilidade, ainda tem espaço no nosso mercado e é ótimo para solteiros e casais sem filhos, mas se você precisar de um pouco mais de espaço (principalmente no porta-malas), basta optar pelo sedã “HB20S”.
Galeria
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em
linha, 12V, comando duplo, injeção eletrônica, flex.
Cilindrada: 998 cm³
Potência: 80 cv a 6.200 rpm
Torque: 10,2 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas, tração dianteira
Direção: Hidráulica
Suspensão: Independente McPherson [diant.] e eixo de torção [tras.]
Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: Comprimento 3,92 m; Largura 1,68 m; Altura 1,47 m;
Entre-eixos: 2,50 m
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 300 litros
Peso: 990 kg