Teste: Honda WR-V EXL 1.5 AT vale a compra?
novembro 18, 2019Modelo baseado tem algumas diferenças importantes em relação ao Fit, mas custa R$ 2.500 a mais quando comparadas as versões de topo EXL
Texto e Fotos: Fernando Naccari
Ele chegou ao mercado em 2017 como uma opção mais barata que o HR-V, mas que reunisse os méritos do Fit e substituísse sua versão aventureira Twist.
Ele conseguiu tudo isso, trouxe design diferenciado, suspensão elevada e apliques plásticos que deixam o modelo com aspecto “fora de estrada”. E só. Abaixo (e no vídeo acima), pontuo os diferenciais do modelo em relação ao Fit para que você entenda se ele é ou não uma versão interessante para habitar sua garagem.
Motor e Câmbio
Assim como no Fit, o WR-V vem equipado com o motor 1.5 16V Flex de 116 cv e 15,3 kgfm (com etanol) e câmbio CVT. No uso urbano, o conjunto dá conta do recado, mas em subidas, ultrapassagens ou mesmo em trajetos rodoviários, falta fôlego.
Para compensar essa apatia, o CVT força o motor a trabalhar em rotações mais altas nestas condições, fato que faz o consumo elevar-se. Com gasolina no tanque e 100% do tempo com ar condicionado ligado, o consumo na cidade foi de 9,3 km/l e, na estrada, chegou a 12,6 km/l.
Suspensão
A suspensão tem comportamento mais macio que a instalada no Fit, tudo graças a amortecedores com ajustes diferentes, suspensão elevada e pneus também com perfil mais alto que os do Fit (195/60 R16 contra os 185/55 R16). A caixa de direção eletroassistida também tem comportamento exemplar, seja em manobras ou em altas velocidades.
O vão livre do solo é bom (19,9 cm) e, associado aos bons ângulos de entrada e saída do veículo, raspar em valetas é quase impossível.
Itens de Série
O WR-V também herda os bons itens de série do Fit na versão de topo, com destaque para os airbags frontais, de cortina e laterais, computador de bordo, retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos, bancos em couro com sistema Magic Seat, ar-condicionado com painel digital, GPS Nativo, central multimídia com conectividade via Apple CarPlay e Android Auto, rodas de liga leve e rack de teto.
O que poderia melhorar?
Faz falta a possibilidade de trocas manuais no CVT, seja na alavanca ou em borboletas atrás do volante, bem como a suspensão propiciar um conforto de rodagem mais agradável, pois o veículo “balança” bastante em vias irregulares
Veredicto
Compensa os R$ 2.500 de diferença quando comparamos o Fit EXL e o WR-V EXL? Bom, se você se preocupa com o visual aventureiro e precisa de um veículo com suspensão mais alta (e mais macia), o investimento vale, do contrário, compre o Fit de topo e seja tão feliz quanto (ou mais), já que no mercado de pós-venda o WR-V não tem o mesmo carisma do irmão.
Honda WR-V EX
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.497 cm³, comando simples variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 115/116 cv a 6.000 rpm / 15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm |
TRANSMISSÃO | automática CVT; tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve de aro 16″ com pneus 195/60 R16 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS e EBD |
PESO | 1.149 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.000 mm, largura 1.734 mm, altura 1.574 mm, entre-eixos 2.555 mm |
CAPACIDADES | tanque 45 litros; porta-malas 363 litros |
PREÇO | R$ 87.900 |