Teste: Honda WR-V EXL 1.5 AT vale a compra?

Teste: Honda WR-V EXL 1.5 AT vale a compra?

novembro 18, 2019 Off Por Fernando Naccari

Modelo baseado tem algumas diferenças importantes em relação ao Fit, mas custa R$ 2.500 a mais quando comparadas as versões de topo EXL

Texto e Fotos: Fernando Naccari

Ele chegou ao mercado em 2017 como uma opção mais barata que o HR-V, mas que reunisse os méritos do Fit e substituísse sua versão aventureira Twist.

Ele conseguiu tudo isso, trouxe design diferenciado, suspensão elevada e apliques plásticos que deixam o modelo com aspecto “fora de estrada”. E só. Abaixo (e no vídeo acima), pontuo os diferenciais do modelo em relação ao Fit para que você entenda se ele é ou não uma versão interessante para habitar sua garagem.

Motor e Câmbio

Assim como no Fit, o WR-V vem equipado com o motor 1.5 16V Flex de 116 cv e 15,3 kgfm (com etanol) e câmbio CVT. No uso urbano, o conjunto dá conta do recado, mas em subidas, ultrapassagens ou mesmo em trajetos rodoviários, falta fôlego.

Para compensar essa apatia, o CVT força o motor a trabalhar em rotações mais altas nestas condições, fato que faz o consumo elevar-se. Com gasolina no tanque e 100% do tempo com ar condicionado ligado, o consumo na cidade foi de 9,3 km/l e, na estrada, chegou a 12,6 km/l.

Suspensão

A suspensão tem comportamento mais macio que a instalada no Fit, tudo graças a amortecedores com ajustes diferentes, suspensão elevada e pneus também com perfil mais alto que os do Fit (195/60 R16 contra os 185/55 R16). A caixa de direção eletroassistida também tem comportamento exemplar, seja em manobras ou em altas velocidades.

O vão livre do solo é bom (19,9 cm) e, associado aos bons ângulos de entrada e saída do veículo, raspar em valetas é quase impossível.

Itens de Série

O WR-V também herda os bons itens de série do Fit na versão de topo, com destaque para os airbags frontais, de cortina e laterais, computador de bordo, retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos, bancos em couro com sistema Magic Seat, ar-condicionado com painel digital, GPS Nativo, central multimídia com conectividade via Apple CarPlay e Android Auto, rodas de liga leve e rack de teto.

O que poderia melhorar?

Faz falta a possibilidade de trocas manuais no CVT, seja na alavanca ou em borboletas atrás do volante, bem como a suspensão propiciar um conforto de rodagem mais agradável, pois o veículo “balança” bastante em vias irregulares

Veredicto

Compensa os R$ 2.500 de diferença quando comparamos o Fit EXL e o WR-V EXL? Bom, se você se preocupa com o visual aventureiro e precisa de um veículo com suspensão mais alta (e mais macia), o investimento vale, do contrário, compre o Fit de topo e seja tão feliz quanto (ou mais), já que no mercado de pós-venda o WR-V não tem o mesmo carisma do irmão.

Honda WR-V EX

MOTORdianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.497 cm³, comando simples variável, flex
POTÊNCIA/TORQUE115/116 cv a 6.000 rpm / 15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm
TRANSMISSÃOautomática CVT; tração dianteira
SUSPENSÃOindependente McPherson dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUSliga leve de aro 16″ com pneus 195/60 R16
FREIOSdiscos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS e EBD
PESO1.149 kg em ordem de marcha
DIMENSÕEScomprimento 4.000 mm, largura 1.734 mm, altura 1.574 mm, entre-eixos 2.555 mm
CAPACIDADEStanque 45 litros; porta-malas 363 litros
PREÇO R$ 87.900