Teste: Honda HR-V Touring – por cerca de R$ 140 mil, vale a compra?
janeiro 28, 2020Modelo se destaca pelo melhor acabamento interno, conforto e desempenho, mas vale pagar R$ 140 mil?
Fotos: Edgar Klein
Uma das nossas últimas avaliações foi com o Honda HR-V EXL e, em nosso tradicional “veredicto”, dissemos: “[O Honda HR-V EXL] está entre os SUVs mais confortáveis do mercado, empatado com o Nissan Kicks (veja nossa avaliação), tem desempenho agradável na cidade e um ótimo conforto a bordo, mas o consumo poderia ser melhor e o funcionamento do câmbio não agrada à todos“. Agora, na avaliação do Honda HR-V Touring já dá para adiantar que a versão topo de linha do SUV corrigiu estes percalços, mas mesmo assim, vale a compra?
Mudanças estéticas
Por fora, o HR-V Touring tem alguns detalhes que o diferenciam do restante da linha, como os faróis fullLED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera posicionada abaixo do retrovisor direito (Lane Watch), dupla saída de escape e teto-solar panorâmico.
Por dentro, destaque para o revestimento interno que realça a qualidade “Premium”. Detalhe que o tom varia de acordo com a cor externa da carroceria. No caso dos veículos claros, o interior é bege, já nos de carroceria escura, o tom fica em um cinza claro.
O porta-malas, no entanto, diminuiu de tamanho: caiu de 431 para 393 litros devido a necessidade de abrigar a nova saída dupla de escape no assoalho.
Motor e câmbio
Aqui mora a principal virtude do modelo asiático: o motor 1.5 turbo e injeção direta rende 173 cv e 22,4 kgfm, tudo isso guiado pelo câmbio CVT que simula sete marchas.
Este conjunto trabalha com primazia e o comportamento lento do câmbio na versão Flex parece completamente corrigido. Em nenhum momento desanimou e, quando exigido em ultrapassagens ou subidas íngremes, correspondeu à altura. Destaque para o funcionamento na função Sport e nas trocas manuais nas aletas atrás do volante, se comportando como um genuíno automático.
Outro ponto que merece destaque (fora o desempenho sem ressalvas) é o consumo de combustível: bebendo somente gasolina, em circuito urbano e com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, a média ficou em 11 km/l. Nas mesmas condições, mas em rodovia, a média subiu para 14 km/l.
Suspensão e Freios
Não houve alterações significativas no conjunto, exceto pela recalibração necessária para abrigar o novo propulsor. Assim, os conjuntos de suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira) preservam o conforto de rodagem e credenciam o HR-V como um dos Honda mais confortáveis do mercado.
Os freios são a disco nas 4 rodas e possuem sistema ABS e EBD (Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution). Acrescenta-se também o sistema Brake Hold, que mantém o veículo freado nas paradas e só é liberado quando o pedal de acelerador é acionado.
Itens de série
- Airbags – 6(UN) Frontais, Laterais de Cortina;
- Brake light;
- Alarme;
- Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro;
- Cinto de segurança dianteiro de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. altura;
- Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes;
- Chave inteligente com controle de abertura das portas por sensor de presença;
- Vidros elétricos com função 1 toque para todos ocupantes e sistema antiesmagamento;
- Estrutura de deformação progressiva ACE;
- Freios a disco nas 4 rodas com Sistema ABS e EBD(Anti-lock Brake System/Electronic Brake Distribution);
- Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil na base do assento traseiro para os dois lados;
- Sistema de alerta de frenagem emergencial ESS(Emergency Stop Signal);
- Sistema HSA(Hill Start Assist) – Assistente de partidas em aclives;
- Sistema VSA(Vehicle Stability Assist) – Assistente de tração e estabilidade;
- Sistema AHA(Agile Handling Assist) – Assistente de dirigibilidade ágil;
- Sistema Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego;
- Sistema Immobilizer;
- Trava de segurança central dos vidros dos passageiros;
- Trava de segurança nas portas traseiras;
- Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h;
- Aerofólio traseiro;
- Antena na parte traseira do teto tipo shark;
- Rack de teto;
- Conjunto Ótico FULL LED: Faróis alto, baixo e de neblina, luzes de rodagem diurna(DRL) e lanternas traseiras em LED;
- Farol de Neblina;
- Grade frontal cromada com acabamento blackpiano;
- Para-brisa degradê;
- Maçanetas externas na cor do veículo;
- Invisible Handle – Maçaneta externa da porta traseira embutida na coluna;
- Retrovisores elétricos na cor do veículo com luz indicadora de direção;
- Console central com acabamento na área superior em blackpiano;
- Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas;
- Painel e portas com revestimento soft-touch(macio ao toque);
- Escapamento duplo cromado ;
- Smart Entry: Chave inteligente com sensor de presença para destravamento automático das portas;
- Botão para partida do motor(Start/ Stop Engine);
- Ar-condicionado digital FULL Touchscreen;
- Multimídia 7″ multi-touchscreen com interface para smartphones Android AutoTM e Apple CarPlay® 4;
- Câmera de marcha a ré multivisão com guias de referência;
- Bluetooth® com comando HFT-(Hands Free Telephone) no volante com Voice Tag;
- Piloto automático(cruise control);
- Conexões: entradas USB e tomada 12volts;
- Sistema de áudio AM/FM com 4 alto-falantes + 2 tweeters;
- Freio de estacionamento eletrônico EPB(Electric Parking Brake) com função Brake Hold;
- Rebatimento elétrico dos retrovisores e Função Tilt-Down no retrovisor do lado do passageiro;
- Retrovisor interno fotocrômico(antiofuscamento);
- Sensores de estacionamento dianteiro(4);
- Sensores de estacionamento traseiro(4);
- Sensor crepuscular: Acendimento automático dos faróis com função auto-ajuste;
- Sensor de chuva;
- Teto solar panorâmico com função 1 toque e anti-esmagamento;
- Volante com revestimento em couro e ajustes de comandos de áudio e piloto automático;
- Coluna de direção ajustável em altura e profundidade;
- Banco do motorista com regulagem de altura;
- Banco traseiro bipartido(60/40);
- Magic Seat Honda – exclusivo sistema de configuração dos bancos;
- Revestimento dos bancos em couro;
- Apoio para os pés;
- Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento;
- Botão para desativar os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
- Console central elevado com porta copos emborrachado;
- Descansa-braço dianteiro com compartimento porta-objetos;
- Desembaçador do vidro traseiro;
- Detalhes das portas e maçanetas internas cromados;
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes;
- Iluminação interna dianteira individual;
- Iluminação interna traseira;
- Limpador de para-brisa com função intermitente + variável;
- Painel com computador de bordo multifunções;
- Pára-sois com espelho e iluminação embutida para motorista e passageiro;
- Porta-malas** com iluminação interna;
- Porta-objetos nas portas dianteiras;
- Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros do passageiro.
Veredicto
O HR-V Touring (R$ 139.900) é muito melhor que a versão de topo EXL Flex (R$ 113.400) e corrigiu os probleminhas relatados na avaliação anterior, mas isso justifica o preço tão elevado?
A grande questão é quando comparamos o HR-V Touring com outras opções do mercado, como por exemplo o Jeep Compass Longitude Flex, que oferece um pacote de itens de série muito semelhante – com destaque para a central multimídia de 8,4″, ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade e revestimento dos bancos em couro – tudo por cerca de R$ 130 mil, ou seja, R$ 10 mil a menos do que HR-V Touring.
Joga a favor do modelo da Honda o desempenho agradabilíssimo, o aspecto Premium, o baixo consumo e o conforto de suspensão. Se isso foi prioritário em sua escolha, vai de Honda e seja feliz.