Teste: Honda Fit EXL 2020 – a resposta para todas as perguntas

Teste: Honda Fit EXL 2020 – a resposta para todas as perguntas

março 16, 2020 Off Por Fernando Naccari

Modelo conta com boa mecânica, desempenho e conforto a bordo e de rodagem, mas tem espaço para melhoria?

Sempre me perguntam qual o melhor carro para usar todo dia. Eu sempre respondo: Honda Fit! Qual melhor carro para a família? Fit! Qual carro mais confortável? Fit!

E eu explico: embora seja bastante espaçoso por dentro, por fora o Fit é compacto e facilita sua dirigibilidade em locais apertados e também para fazer as temidas balizas. Por ser espaçoso, é um carro mais do que adequado para famílias e leva até cinco passageiros com conforto. Caso não precise dos cinco lugares livres, basta baixá-los a aproveitar todo o espaço disponível do Magic Seat. Ah, e mesmo tendo suspensão mais durinha, é uma delícia de dirigir na cidade e na estrada. É ou não é a resposta para quase tudo? Mas ele não é perfeito…

Visual

O Honda Fit recebeu um tapa no visual na linha 2018 e recebeu um “upgrade” em sua lista de itens de segurança ativa, com destaque para os controles de tração e estabilidade. Outras novidades são o farol fullLED, o pára-choque traseiro maior, evitando os clássicos amassados na tampa do porta-malas e essa cor, o Vermelho Vênus Metálico.

Honda Fit EXL 2020
Honda Fit EXL 2020

Powertrain e segurança ativa

Mecanicamente nada muda em relação às versões anteriores: continua o motor 1.5 L de até 116 cv e 15,3 kgfm, com câmbio CVT de série. Com este conjunto, o Fit tem desempenho mais do que satisfatório no uso urbano ou rodoviário, graças também ao eficiente câmbio de mudanças contínuas.

Grade Honda Fit EXL 2020
Grade Honda Fit EXL 2020

O que mais agrada não é o desempenho do Fit, afinal 116 cv não tira o fôlego de ninguém, mas sim o quanto esta configuração mostra-se bem casada com o carro. É o típico caso em que tudo funciona como uma orquestra e o carro anda o tanto que você precisa, da forma como precisa e sem hesitações.

Mas, para quem não abre mão de comandar às ações no volante, a versão de topo EXL conta com aletas atrás do volante para trocas de marchas manuais. Com elas, o CVT passa a simular sete marchas, mas só inspiram mais esportividade caso sejam utilizadas no modo Sport (S). Caso opte por reduzir ou subir marchas por elas quando o câmbio está em “D”, logo o conjunto retoma ao comando das ações e você ficará numa briga desnecessária de quem manda mais.

O Fit EXL conta também com os necessários controles de tração e estabilidade, que são essenciais para o uso em pista escorregadia, por exemplo. É o típico item que você acha que não faz falta até precisar que ele atue. Vale lembrar que os novos controles trabalham também com o assistente de partida em rampa.

Com este conjunto, o Fit apresentou média consumo razoável: 9 km/l com gasolina no tanque, ar-condicionado ligado, e em trajeto 100% urbano. Na estrada a média subiu para 11 km/l.

Com etanol, infelizmente (ou felizmente, já que a autonomia foi mais do que suficiente para os cerca de 400 km em que testamos o modelo), não conseguimos aferir o consumo, mas segundo o Inmetro, as médias de consumo ficam em 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

Painel Honda Fit EXL 2020
Painel Honda Fit EXL 2020

Conforto de rodagem

A suspensão do Fit também permanece inalterada, com conjunto McPherson dianteiro e eixo de torção traseiro. O conjunto tem calibração mais dura do que o habitual e, no uso urbano, esta configuração faz com que os ocupantes sintam o reflexo das imperfeições da pista. Já, no uso rodoviário, a firmeza mostra-se essencial para uma condução mais segura e a carroceria quase não apresenta rolagem em curvas de alta velocidade.

Farol FullLED Honda Fit EXL 2020
Farol FullLED Honda Fit EXL 2020
Para-choque traseira Honda Fit EXL 2020
Para-choque traseira Honda Fit EXL 2020

Interior agradável

Por dentro, a versão EXL é irretocável, seja pelo desenho ou pelos materiais utilizados. Mesmo com a presença de plásticos no painel de instrumentos e painéis de portas, são materiais de boa qualidade e que não aparentam arranhar com facilidade. Destaque também para a quantidade de porta-copos em seu interior.

Painel Honda Fit EXL 2020
Painel Honda Fit EXL 2020

Nesta versão de topo o Fit sai de fábrica com bancos em couro, seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina), ar-condicionado com sensível ao toque, retrovisores externos elétricos e rebatíveis através de botão além de nova central multimídia sensível ao toque de sete polegadas e traz navegação por GPS com indicação de numeração da rua e acessibilidade via Android Auto e Apple CarPlay. Apesar de eficiente, o visual do conjunto é bastante simples e destoa do conjunto de padrão mais elevado. Apesar de vir com câmera de ré, não há sensores sonoros para indicar proximidade, assim como o modelo não traz sensor crepuscular e nem mesmo de chuva.

Central multimídia Honda Fit EXL
Central multimídia Honda Fit EXL

Ergonomia

Enquanto o motorista encontra com facilidade a posição para dirigir, graças aos ajustes de altura e profundidade do assento e do volante, o passageiro contenta-se com somente regulagem em distância. Mas tudo isso é meio que esquecido quando você precisa rebater os bancos traseiros para ampliar o espaço do bom porta-malas de 363 litros. A versatilidade do conjunto faz com que por dentro tudo fique à mesma altura do porta-malas e isso facilita muito na hora de carregar objetos grandes.

Por falar em versátil, apesar de não ser um carro com grandes dimensões, todos os passageiros viajam com extremo conforto dentro do Fit, com destaque para o excelente espaço para as pernas para quem segue no banco traseiro.

Compraria?

Este é típico caso em que as virtudes compensam todo o resto e sim, principalmente nesta versão de topo, o Fit é um carro que eu compraria. Apesar do preço salgado (a partir de R$ 86.500), é um carro que serve tanto para casais com filhos pequenos, já que o conjunto propicia modulações para carregar de tudo, desde pranchas de surf até carrinhos de bebê (até de gêmeos), até para quem tem família grande, pois o espaço interno é elogiável.

É gostoso de dirigir, preciso, e mesmo sem esbanjar itens de série como outros modelos nesta faixa de preço, é típico carro em que será difícil você se enjoar. É a chamada ‘escolha racional’.

Ficha técnica

  • Motor: dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, comando simples, injeção eletrônica, flex
  • Potência: 116/115 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 15,3/15,2 kgfm a 4.800 rpm
  • Câmbio: Automático do tipo CVT, 7 marchas virtuais, tração dianteira
  • Direção: Elétrica
  • Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
  • Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
  • Pneus: 185/55 R16
  • Dimensões:
  • Compr.: 4,09 m
  • Largura: 1,69 m
  • Altura: 1,53 m
  • Entre-eixos: 2,53 m
  • Tanque: 45 litros
  • Porta-malas: 363 litros (fabricante)
  • Volume máximo do porta-malas com bancos traseiros rebatidos no sistema ULTRa Seat: 1.045 litros
  • Peso: 1.104 kg
  • Garantia: 3 anos

Galeria

  • Bancos de couro do Honda Fit EXL 2020
  • Bancos de couro do Honda Fit EXL 2020
  • Botões dos vidros elétricos Honda Fit EXL 2020
  • Câmbio CVT Honda Fit EXL 2020
  • Ar-condicionado digital Honda Fit EXL
  • Central multimídia Honda Fit EXL
  • Painel Honda Fit EXL 2020
  • Volante Honda Fit EXL 2020
  • Painel Honda Fit EXL 2020
  • Honda Fit EXL 2020
  • Honda Fit EXL 2020
  • Rodas Honda Fit EXL 2020
  • Retrovisor Honda Fit EXL 2020
  • Para-choque traseira Honda Fit EXL 2020
  • Lanterna traseira Honda Fit EXL 2020
  • Lanterna traseira Honda Fit EXL 2020
  • Retrovisor Honda Fit EXL 2020
  • Grade Honda Fit EXL 2020
  • Farol FullLED Honda Fit EXL 2020
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