Teste | Fiat Cronos 1.3 GSR só peca em uma coisa: no câmbio

Teste | Fiat Cronos 1.3 GSR só peca em uma coisa: no câmbio

agosto 9, 2019 Off Por Fernando Naccari

Modelo agrada pelo design, conforto e economia de combustível, mas câmbio automatizado ainda incomoda

O Fiat Cronos na versão Drive 1.3 e com câmbio automatizado GSR reúne dois mundos completamente diferentes dentro da Fiat: a modernidade do projeto baseado no Argo, que agrada no design externo e interno, na melhoria do acabamento, espaço interno elogiável, mas utiliza um projeto requentado da marca, do início dos anos 2000 e que nunca agradou: o câmbio automatizado GSR que, nada mais é, do que o velho Dualogic repaginado.

Segundo a Fiat, o novo nome GSR (Gear Smart Ride), é uma evolução do Dualogic e as mudanças foram tão profundas que não poderiam chamá-lo pelo mesmo nome.

Bom, na prática, o sistema robotizado que automatiza a troca de marchas tem comportamento bastante semelhante ao do projeto antigo, de diferente mesmo, apenas menos trancos ficaram mais suaves.

Mas o sistema continua lento e parece só trabalhar bem mesmo em vias planas. Em subidas ou ultrapassagens, o comportamento continua confuso e tira boa parte do conforto do veículo.

Para diminuir um pouco este efeito e te dar maior controle, ainda bem que há a possibilidade de trocas manuais em aletas atrás do volante. É sua chance de guiar de uma maneira mais controlada e confortável.

Ah, ainda a possibilidade de guiar no modo Sport, mas o conjunto começa a trocar de marchas com rotações elevadíssimas e a condução fica ainda mais prejudicada.

O motor é o ótimo 1.3 Firefly de 109 cv de potência e 14,2 kgfm, ambos valores medidos com etanol. O conjunto agrada, principalmente, pelo baixo consumo de combustível (mais informações no vídeo do topo da página).

A suspensão também tem acerto bastante agradável, tendendo à maciez no uso diário, mas com comportamento firme em curvas de alta velocidade em estrada. A direção elétrica também tem calibração adequada tanto em manobras, quanto com o veículo em altas velocidades.

Itens de série

Fiat Cronos Drive 1.3 GSR – R$ 66.690

Essa versão recebe o câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) de cinco marchas com controle por botões no console central com funções Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo, e Auto Upshift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A versão conta, de série, com ESC (Controle de Estabilidade), Hill Holder, sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida, e Controle de Tração (TC), que atua diretamente nas condições de rampas íngremes e escorregadias. Além disso, ainda possui Ambient Lights e câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante. Como opcionais, o cliente pode escolher os Kits Convenience e Stile, assim como na versão com câmbio manual.

Veredicto

Vale a pena somente se você nunca dirigiu um carro automático ou se dirige de forma bem tranquila e, também, caso não vá enfrentar com frequência trechos com subidas íngremes. Eu, por este valor, ou optava pela versão manual e economizava um pouquinho, ou juntava um pouquinho mais de grana e comprava a versão Precision 1.8 com câmbio automático (de verdade) de seis marchas.

Galeria

Ficha técnica

Cronos 1.3 Drive GSRR$ 66.690
MotorDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, flex, 1.332 cm³
Potência109 cv (etanol) a 6.250 rpm e 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm
Torque14,2 kgfm (etanol) e 13,7 kgfm (gasolina) a 3.500 rpm
Transmissãocâmbio automatizado de cinco marchas
Direção assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros
Suspensãodianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, barra de torção
Freiosdisco ventilado na dianteira e a tambor na traseira com ABS
Rodas/pneus 6×15” de liga leve (opcional) /185/60R15
Dimensões 4,36 metros de comprimento; 1,73 m de largura; 1,51 m de altura; 2,52 m de entre-eixos
Peso1.159 kg
Carga útil400 kg
Tanque de combustível48 litros
Porta-malas525 litros

Fotos: Fernando Naccari